Brasil cria comissão e se mobiliza para receber edição do Mundial de Kart da FIA pela primeira vez

Comissão formada por membros como Felipe Massa e Waldner Bernardo, o 'Dadai', visam trazer o Mundial de Kart da FIA para o Brasil pela primeira vez, em 2020. Kartódromo Speed Park, em Birigui, no interior de São Paulo, é a aposta brasileira para sediar as provas

O Brasil quer ter o Mundial de Kart CIK-FIA em solo nacional pela primeira vez na história. Nomes importantes do automobilismo nacional se mobilizaram e criaram uma comissão com a intenção de debater a realização do evento em 2020. A ideia é viabilizar a disputa, cuidando de logística e atraindo patrocinadores.
 
A comissão é formada por Felipe Massa, presidente da Comissão Internacional de Kart (CIK) da FIA; Waldner Bernardo, o 'Dadai', presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo; Ricardo Garcia, proprietário do Kartódomo Speed Park, em Birigui (SP); Gastão Fráguas Filho, campeão mundial em 1995 e Giovanni Guerra, representante da CIK.

O Speed Park, localizado em Birigui, no interior de São Paulo, foi inaugurado em 2018. A pista de 1280 metros de extensão é certificada pela FIA para competições internacionais. Recursos tecnológicos, como a sinalização digital, são exclusividade da estrutura na América Latina.

"A realização de um evento dessa magnitude será um divisor de águas não só para o kartismo, mas para o automobilismo brasileiro", destacou 'Dadai'. "A CBA não medirá esforços para que esse sonho se torne realidade. É uma oportunidade única que a comunidade do esporte a motor não pode desperdiçar. Sediar a maior competição da categoria no mundo trará impactos diretos no nosso segmento como um todo”, declarou.

Gastão Fráguas Filho, Marco A. P. dos Santos, Giovanni Guerra, Aldo Rodrigues e Ricardo Garcia trabalham para trazer o Mundial de Kart ao Brasil (Foto: Divulgação)

Massa também comentou de forma positiva sobre o evento, falando da importância do kartismo na formação de estrelas do automobilismo.O Brasil teve três campeões mundiais na categoria: Guga Ribas em 1986, Gastão Fráguas Filho em 1995, e Ruben Carrapatoso em 1998, foram ao lugar mais alto do pódio.

“Como presidente da CIK FIA, seria muito especial realizar este evento em meu país", frisou Massa. "O kartódromo de Birigui é o local perfeito e tenho certeza de que o grupo de pessoas que se uniu e está trabalhando para que o evento aconteça é muito profissional e vamos fazer de tudo para que ele se realize da melhor maneira possível”, declarou. “O kart é a escola, a categoria que revela a maioria das estrelas do automobilismo, incluindo o que estão na Fórmula 1. Então, pra mim, é um prazer tentar trazer essa corrida para o Brasil e torço para que no futuro próximo já tenhamos um piloto brasileiro levantando nossa bandeira lá em cima do pódio na principal categoria do mundo”, encerrou.

O anúncio da sede do Mundial de Kart, com confirmação ou não do Brasil como sede, acontece em outubro.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.