Com equipe renovada, Academia Shell Racing estreia com vitória no kart na temporada 2019

A temporada 2019 da Academia Shell Racing começou em grande estilo: com vitória. O projeto de desenvolvimento de pilotos mais vitorioso do automobilismo brasileiro vem com uma equipe renovada no kartismo, com três novos nomes: Aurélia Nobels, Lucas Staico e Richard Annunziata se unem a Gabriel Crepaldi. Lucas estreou com duas vitórias na Copa SP Light de Kart

O primeiro fim de semana de fevereiro marcou também a abertura da temporada 2019 para a Academia Shell Racing. O novo ano traz também uma grande renovação na equipe de kart do projeto de desenvolvimento de pilotos mais vitorioso do automobilismo brasileiro, com a chegada de três novos nomes. Aurélia Nobels, Lucas Staico e Richard Annunziata se unem a Gabriel Crepaldi neste novo ciclo. E a temporada começou com a disputa da primeira etapa da Copa SP Light de Kart, em Interlagos, que trouxe duas vitórias obtidas por um dos estreantes: Staico, mineiro de 14 anos, triunfou na rodada dupla pela categoria Júnior.
 
Dono de um forte cartel de bicampeão sul-americano, tricampeão da Copa Brasil, campeão paulista, bicampeão da Copa SP Light, tricampeão mineiro e campeão paranaense, o piloto nascido em Belo Horizonte obteve grande destaque em Interlagos.
 
Na primeira bateria, o piloto dono do kart #11 largou da quarta posição e logo fez uma ultrapassagem. Não demorou muito para Staico subir para a segunda colocação, logo atrás do líder. Na metade final da corrida, Lucas fez grande ultrapassagem para garantir a ponta e vencer a primeira prova do dia.
Lucas Staico estreou pela Academia Shell Racing com duas vitórias em Interlagos (Foto: Bruno Gorski)
O regulamento da Copa SP Light de Kart prevê a inversão das cinco primeiras posições do grid para a largada da segunda corrida. Assim, Staico largou em quinto lugar e manteve sua colocação na primeira volta. No fim do segundo giro, Lucas cresceu muito e subiu para segundo lugar, disputando novamente a liderança da prova. Três voltas depois, o novo nome da Academia Shell Racing consolidou o sábado perfeito com outra vitória em Interlagos.
 
“Estou muito feliz com minha estreia na Academia Shell, acho que foi positiva. Consegui me adaptar muito bem ao kart e conseguimos achar o acerto ideal para as corridas de hoje. Foram duas provas parecidas, larguei atrás e vim escalando o pelotão, esperando sempre o momento certo para ultrapassar. Foi um dia muito bom, estou feliz”, comentou o vencedor.
 
Crepaldi, também de 14 anos, teve um ano muito forte e vencedor correndo pela classe Júnior em 2018, ganhando os títulos da Copa SP Light e da Copa KGV. Dono também dos títulos do Open do Brasileiro de Kart, do Super Kart Brasil — pela Cadete — e do classificatório para o Skusa —, este na Júnior Menor —, o jovem iniciou uma nova fase no kartismo, agora atuando na categoria Graduados. 
 
E a estreia de Gabriel foi bastante positiva, com dois bons resultados para a Academia Shell Racing. Após largar em nono lugar na primeira bateria, o piloto nascido em Birigui escalou o pelotão para terminar na quarta posição.
 
Em seguida, Crepaldi largou na segunda posição e novamente cruzou a linha de chegada entre os cinco primeiros, confirmando como o melhor estreante do fim de semana na Graduados.
Richard Annunziata e Gabriel Crepaldi na primeira fila em Interlagos (Foto: Bruno Gorski)
O interiorano destacou o bom início de jornada pela Graduados. “Acho que foi um bom começo, consegui ser o melhor novato da categoria nas duas provas. Na primeira corrida, larguei em nono e logo fui para sétimo, com um bom ritmo. Na sexta volta, assumi a quarta posição, abri em relação ao quinto e comecei a poupar pneu. Na segunda bateria, larguei em segundo e caí para quarto, posição que mantive até o fim. Quero agradecer a todos da minha equipe e à Academia Shell pelo apoio dedicado”, disse Gabriel.
 
Quem também fez sua estreia pela Academia Shell Racing foi Aurélia Nobels. Norte-americana nascida em Boston, a jovem de 12 anos trilha sua carreira no kartismo brasileiro desde o ano passado, quando foi oitava colocada na Copa SP Light e 13ª posicionada no Brasileiro, sempre pela categoria Júnior Menor. Aurélia, a primeira mulher a integrar a Academia Shell Racing, alinhou com o kart #107 no grid da Júnior Menor neste fim de semana em Interlagos.
 
A jornada da competidora começou com uma boa tomada de tempo, mas foi interrompida pela falta de sorte. Na sétima posição do grid de um total de 23 pilotos, Aurélia foi atingida por adversários que disputavam posição logo à sua frente nas primeiras voltas das duas baterias, o que ocasionou seu abandono nesta primeira etapa da Copa SP Light de Kart.
 
“Consegui ir bem na classificação, fazendo o sétimo melhor tempo. Mas, infelizmente, acabei sendo tocada na largada e tive de largar do último lugar na corrida 2, e acabei sendo tocada novamente. Tenho ótimas expectativas para essa temporada. Estou muito feliz em fazer parte da Academia Shell, é um sonho que estou realizando”, declarou Aurélia.
 
A classe Graduados tem outro representante da Academia Shell Racing em 2019: Richard Annunziata, piloto de 17 anos nascido em Jundiaí. Dono de um cartel igualmente vitorioso, com títulos na Copa Skin Kantan em 2016, pela classe Júnior, e as taças da Copa KGV, da Copa SP Light e da Copa Brasil, correndo pela categoria Novatos, Richard marcou um top-5 neste fim de semana.
 
Annunziata largou em quarto na primeira bateria, posição que manteve durante boa parte da corrida. Depois de ter sido ultrapassado por Crepaldi, seu companheiro na Academia Shell Racing, Richard seguiu em quinto até a bandeirada final. Na bateria 2, o jundiaiense largou na pole por conta da regra do grid invertido, mas teve de abandonar a disputa por ter sido envolvido em um acidente.
 
Logo após a etapa de abertura da temporada, Richard ressaltou o entrosamento com a equipe. “Estou muito contente em defender as cores da Shell. Espero fazer uma grande temporada, conquistando muitas vitórias e títulos. Fiz um bom treino e consegui alinhar o kart em quarto lugar para a primeira corrida, terminei em quinto. Senti que meu estilo casou bem com a equipe, e isso será muito importante para o restante do ano”, disse.
 
Onassis de Souza, reconhecido pela sua grande experiência como preparador e chefe de equipe, já trabalhou com grandes nomes do kartismo, sendo Gianluca Petecof um deles. Agora, Onassis tem a missão de lapidar outros grandes talentos ao longo de 2019.
 
“Acho que foi uma grande etapa de estreia. Nossos pilotos subiram de categoria e conquistaram bons resultados. Tenho total confiança de que esses competidores darão muitas alegrias para a Academia Shell nessa temporada. Começar o ano com vitória é sempre bom e nos dá confiança para a temporada. É isso aí”, destacou o chefe da equipe.
 
A segunda etapa da temporada 2019 da Copa SP Light de Kart está marcada para 23 de março, no Kartódromo Aldeia da Serra.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.