FIA rejeita apelação de Corberi e mantém suspensão de 15 anos por agressão no kart

Após "dia de fúria" em etapa do Mundial de Kart de 2020, Luca Corberi foi suspenso do esporte por 15 anos. Italiano tentou apelar, mas FIA rejeitou pedido

A FIA anunciou , nesta terça-feira (20), que rejeitou a apelação da suspensão de 15 anos do kartista Luca Corberi. O italiano viralizou em outubro de 2020 ao arremessar uma peça de seu kart contra o competidor Paolo Ippolito durante uma etapa do Mundial de Kart, em Lonato, Itália, e posteriormente agredir o rival no paddock, com ajuda de seu pai. O pedido oficial da apelação foi feito em 23 de abril.

Após o ataque de fúria, Corberi se desculpou e anunciou que estava se aposentando do esporte a motor. A decisão não impediu a FIA de aplicar uma sanção banindo o piloto das competições por 15 anos.

A suspensão proíbe Luca de participar de competições credenciadas da FIA ou da ASN, além de assumir cargos ou ter participações nas competições.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
WEB STORIES: Como ficou o top-10 da Indy após o GP de Mid-Ohio?

LUCA CORBERI;
Luca Corberi, de 23 anos, anunciou retirada das pistas após agredir adversário (Foto: Arquivo Pessoal/Facebook)

À época do julgamento, o Tribunal considerou a punição como uma proibição vitalícia, mas considerou que ele deveria ter a chance de retornar ao automobilismo após cumprir uma suspensão inicial.

A defesa de Corberi já havia argumentado que, como as autoridades italianas já tinham agido contra ele pelos dois incidentes, a FIA estava impedida de emitir novas sanções pelos mesmos motivos. Também se argumenta que as ações do italiano foram “em um momento de raiva, determinado por injustiça de outros”. Um exemplo do esqui foi apresentado, em que um atleta era banido de apenas uma prova após ser flagrado agredindo outro competidor.

MERCEDES E HAMILTON VÃO MORRER ATIRANDO NA F1 2021, DIZ FLAVIO GOMES | GP às 10
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.