FIA suspende Luca Corberi por 15 anos após ‘dia de fúria’ em etapa do Mundial de Kart

A Federação Internacional de Automobilismo decidiu banir Luca Corberi por 15 anos de suas atividades após o piloto protagonizar cenas lamentáveis em etapa na Itália do Mundial de Kart de 2020

Luca Corberi protagonizou cenas lamentáveis durante o Mundial De Kart, realizado em Lonato, na Itália, no último ano

Nesta segunda-feira (19), sete meses após Luca Corberi protagonizar cenas lamentáveis durante etapa do Mundial De Kart, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo), por meio de seu Tribunal Internacional, decidiu suspender o agora ex-piloto de competições e atividades ligadas a entidade pelos próximos 15 anos.

Em publicação oficial, a entidade afirmou que as atitudes de protagonizadas por Corberi violaram vários artigos dos Estatutos da FIA, do Código de boa conduta e regulamentos do Campeonato Mundial de Kart, declarando o ex-piloto italiano como “total e completamente culpado”. Na ocasião, Corberi disputava a etapa do Mundial pela categoria KZ em Lonato, na Itália. Irritado por abandonar a corrida após um acidente, arremessou o para-choque do próprio kart contra Paolo Ippolito. Em outra cena que também viralizou nas redes sociais, foi possível ver Luca e o pai dele agredindo Paolo após o encerramento da prova. No dia seguinte ao ocorrido, Corberi anunciou sua aposentadoria do automobilismo, aos 23 anos de idade.

LUCA CORBERI;
Luca Corberi, de 23 anos, anunciou retirada das pistas após agredir adversário (Foto: Arquivo Pessoal/Facebook)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

A sanção da FIA ainda confirmou a exclusão do ex-piloto do Mundial de Kart de 2020 e proibiu sua participação em competições organizadas ou regulamentadas pela FIA e o exercício de quaisquer cargos ou funções em nome da organização ou de suas afiliadas.

Em declaração reconhecida pelo tribunal, Corberi e seu pai lamentaram o episódio, mas reconheceram o erro. “Parte nossos corações ao ver as mesmas imagens compartilhadas em todos os cantos do mundo, sabendo que isso trará amargura e arrependimento para a indústria”. A defesa do ex-piloto tem sete dias para recorrer da decisão.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube