Com visual semelhante ao carro de 2012, McLaren apresenta MP4-28 e promete brigar pelo título

Em cerimônia transmitida pela internet, a McLaren apresentou o MP4-28, carro com o qual Jenson Button e Sergio Pérez vão disputar a temporada 2013, ano em que completa 50 anos de uma histórica gloriosa e com o claro objetivo de quebrar a hegemonia da Red Bull na F1

Em quarta temporada na McLaren, Button diz que 2013 é ano de consolidação
Orgulhoso por estar na McLaren, Pérez fala em "grande desafio" na carreira

A McLaren apresentou nesta quinta-feira (31), em sua colossal sede em Woking, Inglaterra, o carro com o qual almeja quebrar a hegemonia da Red Bull na F1. A tradicional escuderia britânica mostrou ao mundo o MP4-28 e prometeu, desde a primeira corrida do ano, lutar pelo título de 2013, ano em que completa 50 anos de uma história vitoriosa. Jenson Button, campeão mundial de 2009, e Sergio Pérez, jovem mexicano que chega para ter a dura missão de substituir Lewis Hamilton, retiraram o pano que cobria o modelo da McLaren.

A apresentação do evento coube à bela britânica Natalie Pinkham, que usou os primeiros momentos para falar sobre a história de títulos da McLaren, que chega ao seu jubileu de ouro em 2013. Foi exibido um vídeo sobre Bruce McLaren, fundador da gloriosa equipe. Depois, cinco carros históricos da escuderia — como o MP4-4, com o qual Ayrton Senna foi campeão mundial pela primeira vez, em 1988 — passaram pelo McLaren Technology Centre e alinharam perto do novo modelo, ainda coberto pelo tecido branco.

► Confira as imagens do MP4-28, carro da McLaren para a temporada 2013 da F1

► O que achou do novo carro da McLaren? Comente no Facebook do GP

 

Eis o McLaren MP4-28, novo carro de Sergio Pérez e Jenson Button para 2013 na F1 (Foto: Twitter/Adam Cooper)

Pouco depois, Sergio Pérez e Jenson Button, cada um dirigindo um modelo esportivo da McLaren, chegaram à sede vestidos com o tradicional macacão e ficaram ao lado da apresentadora. Martin Whitmarsh era um dos muitos que assistiam o evento da arquibancada montada especialmente para a ocasião.

Button falou do sentimento “incrível” por estar ali e Pérez não escondeu a ansiedade: “Difícil acreditar que faço parte de uma equipe com tanta história. Quero ganhar o campeonato, todos nós queremos, e estou na melhor equipe. É muito especial ver meu nome no carro”.

Depois dos discursos de praxe e da promessa de lutar pelo título desde o começo do ano, Pérez e Button tiraram o pano branco e revelaram ao mundo o novo McLaren MP4-28. Carro que, à primeira vista, é muito semelhante ao bólido da temporada passada, tanto quanto ao layout — predominância da cor prata e o vermelho da Vodafone —, bem como design, seguindo o mesmo conceito do modelo do ano anterior, sem o degrau no bico. Afinal, as regras são praticamente as mesmas do ano passado. A grande novidade em relação a 2012 é a adoção do sistema pull-rod para a suspensão dianteira, seguindo o que a Ferrari trouxe na temporada passada.

Jenson Button e Sergio Pérez terão a missão de guiar a McLaren no seu 50º ano de história (Foto: McLaren)

Button reconhece que há muitas semelhanças visíveis em relação ao MP4-27. "É exatamente o mesmo esquema de cores e acho que parece mesmo com o carro do ano passado, mas ele é completamente diferente por baixo da carenagem. Sabemos que as regras não mudaram muito em relação a 2012, mas isso é o suficiente para fazer a diferença", comentou o britânico, responsável por liderar a McLaren depois da saída de Hamilton, que agora é piloto da Mercedes.

Whitmarsh, comandante da McLaren, deixou claro que o modelo apresentado nesta quinta-feira terá muitas mudanças até o começo da temporada 2013 da F1, no GP da Austrália, dentro de 44 dias. "Sem dúvida alguma, o carro será diferente nos testes de Jerez e Barcelona e ainda mais diferente para Melbourne", garantiu o dirigente britânico, que confirmou a permanência de Paddy Lowe, diretor-técnico, nesta temporada. O engenheiro vinha sendo cortejado pela Mercedes, que visa ampliar seu staff técnico em 2013.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.