Diretor-técnico da Lotus confirma uso do DRS passivo antes do início da temporada de 2013

James Allison afirmou que a Lotus ainda deverá fazer modificações no carro antes do início da temporada de 2013 da F1. Além do DRS passivo, o dirigente disse que também estuda o uso da placa para tampar o bico do carro

Embora a Lotus tenha apresentado nesta segunda-feira (28) o novo carro para a temporada de 2013 da F1, o equipamento pode sofrer alterações antes mesmo de ir à pista. O diretor-técnico da escuderia, James Allison, afirmou que o E21 deverá contar com o duplo DRS passivo, antes do início da próxima temporada.

“Essa é uma área em que continuamos a trabalhar, e a natureza passiva do nosso artifício significa que ele não se tornou ilegal com o último regulamento”, disse. “Não é algo que será a nossa bala de prata e vá transformar o nosso carro, mas é algo que pode aumentar nosso desempenho, como parte do design geral”, completou.


► Confira as imagens do E21, carro da Lotus para a temporada 2013 da F1
► O que achou do novo carro da Lotus? Comente no Facebook do Grande Prêmio

Lotus deve ter evolução do DRS em 2013 (Foto: Lotus)

A evolução do DRS foi testada pela primeira vez nos treinos livres para o GP da Alemanha, de 2012, mas a equipe inglesa teve problemas em fazer a peça funcionar. Desde então, ela só foi usada em treinos livres, mas não chegou a correr. Apesar disso, o engenheiro afirmou que ainda vai avaliá-lo, já que o regulamento da F1 permite o uso.

Outra novidade que ainda pode ser adicionada ao E21 é a placa estética para tampar o degrau do carro. Allison explicou que a escuderia decidiu por lançar o carro sem a peça, já que ela significa peso extra. No entanto, a equipe pode mudar de ideia caso veja algum ganho de desempenho.

“Há uma regra que abre a possibilidade de mudança, já que agora é possível colocar um painel na superfície do bico para evitar o design que vimos em 2012. Entretanto, esse painel deve adicionar algumas gramas no peso, então só devemos colocar no carro caso a equipe encontre um benefício no desempenho”, encerrou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.