Ferrari arrisca e apresenta F138 com visual arrojado e sem degrau no bico para temporada 2013

A Ferrari apresentou o carro com o qual pretende bater a Red Bull e finalmente voltar a conquistar um título mundial de F1. Nesta sexta-feira (1), a escuderia de Maranello mostrou ao mundo o novo F138 sem degrau no bico e com o visual mais arrojado e bonito em relação o de 2012

► Confira as imagens da F138, carro da Ferrari para a temporada 2013 da F1
► O que achou da Ferrari F138? Comente no Facebook do GP

O primeiro dia de fevereiro marcou o lançamento da F138, carro com o qual a Ferrari pretende finalmente bater a Red Bull e voltar ao topo da F1. Na manhã desta sexta-feira, antes mesmo da apresentação oficial, em Maranello, a escuderia divulgou fotos do novo modelo com o qual Fernando Alonso e Felipe Massa vão disputar o Mundial de 2013. Os grandes destaques visíveis ficam por conta do visual arrojado e, principalmente, pelo fato de a F138, diferente da antecessora, a F2012, não ter mais o degrau no bico, deixando o carro deste ano infinitamente mais bonito.

Eis o carro de Alonso e Massa para a temporada 2013 da F1 (Foto: Ercole Colombo/Ferrari)

►Domenicali fala em evolução e aposta nas mudanças da Ferrari para evitar erros
►Confira especificações técnicas da F138, carro da Ferrari para a temporada 2013

A apresentação, propriamente dita, começou às 9h37, horário de Maranello (7h37 de Brasília) por transmissão via internet pelo site da própria Ferrari. A escuderia exibiu um vídeo mostrando o trabalho na fábrica de Maranello e destacou os títulos por seus carros esportivos ao redor do mundo, bem como os 20 anos no mercado chinês e a construção do Ferrari World Abu Dhabi, parque temático na cidade dos Emirados Árabes Unidos.

Assim que Stefano Domenicali, chefe de equipe da Ferrari, foi chamado ao palco, outro vídeo, exibindo as glórias da Ferrari em 851 GPs disputados na F1, foi exibido, antecedendo o breve discurso do comandante de Maranello. Em seguida, depois de um jogo de luzes, o tecido que cobria a F138 foi removido, mas ainda sem a presença de Alonso e Massa no palco. O novo carro foi exibido ao público, mas seu design já não era surpresa, já que as fotos oficiais da Ferrari haviam sido divulgadas minutos antes.

Destaque para o bico alto da nova Ferrari F138 (Foto: Ferrari)

Domenicali disse que a F138, 59º carro da história da Ferrari na F1 e desenvolvido no túnel de vento da Toyota, em Colônia, na Alemanha, “é uma evolução em relação ao carro do ano passado, é o primeiro passo de um carro que será diferente na Austrália”, indicou o dirigente, prometendo muitas evoluções ao longo da pré-temporada antes do embarque para Melbourne, em março. "O principal objetivo é que nós possamos proporcionar imediatamente aos nossos pilotos um carro competitivo", disse.

Em seguida, Domenicali chamou Felipe, “protagonista da segunda metade da temporada passada”, e Alonso, que vem “de temporada incrível”. Massa destacou que está muito feliz em sua oitava temporada como titular da Ferrari, com um novo sentimento e com o desejo de lutar por vitórias e ajudar a trazer dois títulos para a equipe no fim da temporada.

Alonso, por sua vez, destacou que a temporada 2013 será difícil, uma vez que as regras seguem praticamente as mesmas do ano passado, mas que, obviamente, o objetivo segue sendo estar na frente. Fernando também não acredita que o extremo equilíbrio da temporada passada vá se repetir neste ano: “Vai ser difícil ver sete vencedores nas sete primeiras corridas. O que aconteceu em 2012 foi uma casualidade, por conta das novas regras”, disse o espanhol.

Esta é a última versão do motor V8 aspirado da Ferrari para a F1 (Foto: Ferrari)

O bicampeão do mundo destacou a chegada do reserva Pedro de la Rosa e a união com Massa: “Temos a sorte que Felipe, Pedro e eu somos uma só pessoa”, comentou Alonso, empolgado para o começo da temporada.

Após o discurso dos pilotos e de Domenicali, foi a vez de Luca di Montezemolo falar ao público presente em Maranello exaltando a memória de Gianni Agnelli e Enzo Ferrari. O dirigente máximo da Ferrari não poupou elogios a Alonso e Massa e disse que espera que a F138 seja capaz de levar a escuderia aos títulos do Mundial de Pilotos e Construtores, como aconteceu em 2003. “É preciso prestar atenção no que não funcionou no ano passado e melhorar esses pontos”.

[Leia também no Grande Prêmio]
Revista Warm Up 34 – Cacá Bueno: "Ganhando títulos ou nã
o, eu fui vencedor"

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.