Lotus apresenta ‘sexy’ E21, confirma degrau no bico e promete brigar por vitórias em 2013

Novo carro da Lotus para a disputa da temporada 2013 da F1 foi lançado nesta segunda-feira (28), por meio do YouTube. Sem muitas surpresas depois do vazamento das fotos, o bólido aurinegro chamou a atenção pela mensagem “I’m sexy and I know it”, ou “Sou sexy e sei disso”

28 de janeiro de 2013. Por meio do YouTube, a Lotus foi a primeira dentre as 11 equipes do Mundial de F1 a lançar o carro para a nova temporada. O E21, modelo que será guiado por Kimi Räikkönen e Romain Grosjean, foi apresentado sem muitas surpresas depois do vazamento de algumas imagens na tarde desta segunda-feira. Esteticamente, o modelo aurinegro ganhou novos destaques na cor vermelha. Já no quesito aerodinâmica, o E21 terá novamente o degrau no bico, a exemplo do modelo anterior, o E20.

Antes da apresentação, a Lotus divulgou uma foto com uma mensagem bastante interessante: a frase “I’m sexy and I know it”, ou “sou sexy e sei disso”.

► Confira as imagens do E21, carro da Lotus para a temporada 2013 da F1
► O que achou do novo carro da Lotus? Comente no Facebook do Grande Prêmio

Eis o Lotus Renault E21, carro de Räikkönen e Grosjean para 2013 na F1 (Foto: Lotus F1/Divulgação)

A transmissão foi realizada ao vivo e em conjunto com o YouTube e a emissora britânica Sky Sports na sede da escuderia, em Enstone, Inglaterra, e durou apenas 15 minutos. As primeiras imagens exibiram vários convidados, presentes a um coquetel da equipe, além de Éric Boullier e Gerard López, este, dono do Genii Capital, proprietário da Lotus.

James Allison também falou sobre o novo modelo e lembrou que os regulamentos em relação a 2012 são bastante parecidos, mas salientou que o degrau no bico do E21 pode não fazer parte da versão definitiva do carro.

Com o E21, Räikkönen e Grosjean prometem lutar por vitórias ao longo do Mundial de 2013 (Foto: Lotus)

“As regras para 2013 são muito similares a 2012, então você pode esperar muita familiaridade com o carro de 2012, mas a diferença está nos detalhes, e isso acrescenta [ao novo carro] um ganho significativo em termos de desempenho”, comentou o engenheiro responsável pelo novo E21.

Por fim, Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean e Kimi Räikkönen foram entrevistados pelo repórter da Sky Sports e apresentados ao lado do novo carro, ainda coberto por um tecido branco. A dupla de pilotos removeu o pano e mostrou ao mundo aquilo que já se sabia horas antes: o E21 com design bastante parecido com o carro de 2012. No discurso geral, o objetivo é claro: manter a boa colocação obtida na temporada passada, além de voltar a lutar por vitórias em 2013.

Além do degrau no bico, o novo carro da escuderia de Enstone vem com escapamento Coanda e, pelo menos no modelo apresentado nesta segunda-feira, traz um sistema de duto traseiro abaixo do santantônio, que deve fazer parte do duplo DRS passivo. O que a escuderia britânica abriu mão é do chamado 'painel de vaidade', que pode ser usado pelas equipes para esconder o degrau no bico.

"Sou sexy e sei disso": a Lotus vem forte para o Mundial de F1 em 2013 (Foto: Lotus F1/Facebook)

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.