Toro Rosso vai na contramão da coirmã Red Bull e lança STR8 sem degrau, mas mantém layout

Primeiro projeto da Toro Rosso liderado por James Key, o STR8 foi apresentado na tarde desta segunda-feira (4) no pit-lane do circuito de Jerez de la Frontera. O modelo segue o padrão da escuderia da Faenza, mas se difere do carro de 2012 por não levar o impopular degrau no bico

► Confira imagens do STR8, carro da Toro Rosso para a temporada 2013 da F1

O que achou do STR8 da Toro Rosso? Comente no Facebook do GP

A Toro Rosso foi a oitava equipe a apresentar o carro para a temporada 2013 da F1. Seguindo a tendência das outras equipes, a escuderia de Faenza optou por uma cerimônia bastante discreta na tarde desta segunda-feira (4), no pit-lane do circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha. Jean-Éric Vergne e Daniel Ricciardo removeram o pano vermelho que ocultava o novo modelo e apresentaram ao mundo o STR8 com layout igual a todos os modelos feitos pela sucessora da Minardi, mas, diferente de 2012, o novo carro não traz o impopular degrau no bico, na contramão do que foi adotado pela Red Bull para 2013.. O projeto do STR8 foi liderado pelo engenheiro James Key, um dos responsáveis pelo bem-nascido Sauber C31, um dos destaques do ano passado.

Alguns detalhes, além da ausência do degrau no bico, chamam a atenção no STR8. O sidepod, por exemplo, é bastante alto, postado quase na mesma altura do espelho retrovisor. Já o sistema de escapamento traz saídas de gases próximas aos pneus, mas aproveitando a lateral do bólido, bem diferente do que as outras equipes apresentaram até o momento.

Os dois titulares da Toro Rosso em Jerez (Foto: Toro Rosso/Getty Images)

Comandante da equipe italiana, Franz Tost deu as primeiras declarações pós-lançamento e não escondeu o otimismo com a temporada que se avizinha. “É muito emocionante. A equipe trabalhou com muita dedicação e veio com um grande carro para ir de encontro com as grandes expectativas que existem para este ano”, declarou o dirigente austríaco.

A Toro Rosso vem mesmo com uma proposta bastante ambiciosa para 2013. Tanto que a meta da segunda escuderia italiana do grid da F1 é evoluir de maneira considerável em relação à temporada passada, quando terminou apenas na nona colocação e somou meros 26 pontos. “O objetivo é terminar em sexto no Mundial de Construtores”, disse Tost, apostando muito no potencial de James Key e Luca Furbatto, que também trabalhou no projeto do STR8.

Jean-Éric Vergne e Daniel Ricciardo mostram o novo STR8, que não tem degrau no bico (Foto: Toro Rosso/Getty Images)

Na avaliação do austríaco, Ricciardo e Vergne fizeram boas campanhas em 2012 e acredita que sua dupla será fundamental para que a Toro Rosso alcance o objetivo de ser a sexta força da F1. “Ambos os pilotos fizeram um bom trabalho no ano passado, e estou convencido de que, se nós fornecermos um bom carro, eles virão para cima com resultados surpreendentes”, apostou Tost.

Com a apresentação do STR8, são três as equipes que restam para apresentarem seus respectivos modelos. Igualmente de maneira discreta, Marussia, nova equipe de Luiz Razia, e a Caterham, vão mostrar ao mundo seus carros para 2013 minutos antes do início da pré-temporada em Jerez de la Frontera. A Williams será o último time a mostrar seu carro e vai revelar o FW35, carro de Pastor Maldonado e Valtteri Bottas, no dia 19 de fevereiro, no circuito de Montmeló, região de Barcelona.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.