Whitmarsh vê McLaren ainda mais competitiva com Button e Pérez e esbanja otimismo para 2013

Martin Whitmarsh, chefe da McLaren, não poupou elogios à dupla de pilotos e disse que a meta da equipe para 2013 é vencer e brigar até o fim pelo título. A esquadra inglesa completa 50 anos nesta temporada

Vencer. Foi essa a primeira palavra usada por Martin Whitmarsh para falar sobre o MP4-28 e sobre a temporada que a McLaren terá pela frente em 2013, agora com a dupla formada pelo experiente Jenson Button e pelo novato Sergio Pérez, que assumiu a vaga deixada por Lewis Hamilton. A equipe inglesa mostrou ao mundo na manhã desta quinta-feira (31) o carro com que pretende disputar o campeonato deste ano e esbanjou otimismo para a nova temporada.

A meta, evidentemente, é lutar pelo título em 2013, já que no ano passado, mesmo tendo um carro competitivo em grande parte do Mundial, a esquadra britânica sofreu com a falta de confiabilidade do modelo 2012 e se despediu da briga muito antes do fim da temporada, deixando apenas Red Bull e Ferrari na disputa. O melhor piloto da McLaren no ano passado foi Hamilton, que fechou o ano em quarto, com 190 pontos, 91 a menos que o campeão, Sebastian Vettel.

"Para 2013, é claro, nós vamos correr para vencer", disse o chefe da equipe inglesa, durante a cerimônia de apresentação do novo modelo. "Com Jenson e com Checo (Pérez), junto com este novo e fantástico carro, eu acredito que estamos muito bem preparados para mais uma temporada competitiva", completou o dirigente, que não poupou elogios a Button, o mais experiente da dupla de pilotos.

Button e Pérez formam a dupla de 2013 da McLaren (Foto: McLaren)

"Jenson está pilotando melhor do que nunca e agora ele é o piloto mais experiente da F1. É inigualável sua capacidade de ler uma corrida, além de ser um dos pilotos mais rápidos do grid. É um profissional excelente e sabe como trabalhar e motivar a equipe", declarou.

Whitmarsh também reservou elogios a Pérez. "Checo se junta a nós depois de uma temporada sensacional em 2012, em que ele provou imediatamente ser um rapaz inteligente, modesto, trabalhador e, não se enganem, muito, muito rápido. Naturalmente, ele terá de obedecer a uma curva de aprendizado para se acostumar com a nossa organização, principalmente durante os fins de semana de corrida no início da temporada, mas ele entende que não estamos colocando pressão alguma sobre ele", disse.

O chefe de umas das mais tradicionais equipes do grid da F1 ainda falou sobre o aniversário de 50 anos da esquadra criada por Bruce McLaren. O fundador, aliás, ganhou uma homenagem antes da apresentação do MP4-28. "Este é um momento emocionante para toda a equipe. Em nosso 50° aniversário, quero mostrar a razão de a McLaren ser uma das melhores equipes da F1. O lançamento de um novo carro de F1 é sempre uma ocasião emocionante e um pouco estressante também", afirmou.

"Por isso, o desfile de hoje, com alguns dos nossos melhores carros, foi ainda mais significativo e uma maneira emocionante de iniciar as celebrações dessa data, além de marcar o início da nossa campanha para 2013", completou.

"Como Bruce e seus amigos mais próximos, ainda temos a crença de que podemos assumir riscos e sair vitoriosos, o que, em última análise, é o espírito que move esta organização", concluiu o dirigente. 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.