10: Hamilton desencanta e encerra jejum de vitórias: o GP da Hungria de 2009

Na Hungria, Lewis Hamilton encerrou uma seca que durava dez corridas na Fórmula 1. Foi a primeira vitória depois do título mundial, no ano anterior

Como campeão do mundo, é possível crer que Lewis Hamilton esperasse um ano de 2009 mais tranquilo – mas não foi o que aconteceu. Foram dez corridas sem uma vitória sequer, o sonho do bi se esvaiu, mas aí surgiu um certo alívio em julho, em Hungaroring, palco do triunfo que encerrou o incômodo jejum.

O grid de largada mostrava o inglês apenas na quarta colocação. A pole fora conquistava por Fernando Alonso, agora na Renault. Hamilton pulou bem da segunda fila, se livrou de Sebastian Vettel e quase teve um toque com Kimi Räikkönen, que aparecera por ali, também tentando bater os carros da Red Bull. Lewis ainda contornou a primeira curva em segundo, mas acabou perdendo a posição para Mark Webber na sequência. A briga com o australiano continuou quente até que o britânico fez a ultrapassagem, assumindo a vice-liderança.

Do Canadá/2007 a Eifel/2020: como Hamilton alcançou Schumacher em número de vitórias

Lewis Hamilton voltou a vencer na F1 na Hungria em 2009 (Foto: Daimler AG)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Na volta 12, Alonso foi aos boxes. O pit-stop pareceu normal, mas um problema no encaixe do pneu dianteiro direito acabou por arruinar a corrida do asturiano. No retorno à pista, o bicampeão viu o pneu sair voando. Melhor para Hamilton, que tomou o primeiro lugar e não permitiu que ninguém mais o ameaçasse.  

Administrando melhor a borracha, o piloto da McLaren garantiu a vitória com mais de 11s de vantagem para Räikkönen. Foi a primeira vitória em um circuito repetido para Hamilton, que já havia levado o triunfo na Hungria em 2007. Também foi a estreia de um carro com KERS (sistema de reaproveitamento de enérgica cinética) no lugar mais alto do pódio.

As vitórias de Lewis Hamilton na Fórmula 1 em imagens

Lewis Hamilton festeja vitória de número 91 na Fórmula 1 (Foto: AFP)


Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.