14: Hamilton supera Webber e reassume liderança da F1: o GP da Bélgica de 2010

Depois de perder a pole por menos de 0s1, Lewis Hamilton derrotou Mark Webber para vencer o agitado GP da Bélgica de Fórmula 1. A vitória, a 14ª da carreira, o colocou na ponta do campeonato

Competitividade é a palavra que melhor define a temporada 2010. McLaren, Red Bull e Ferrari travavam uma grande batalha pelo campeonato. E até o GP da Bélgica daquele ano, a 13ª etapa do calendário, cinco pilotos já haviam vencido corridas mais de uma vez. A liderança na tabela estava nas mãos de Mark Webber, que tinha 161 pontos, quatro a mais que Lewis Hamilton e dez à frente do então colega de equipe, Sebastian Vettel. Jenson Button e Fernando Alonso surgiam na sequência.

A disputa que definiu as posições do grid para a corrida em Spa-Francorchamps reproduziu parte desse cenário, com Webber vencendo Hamilton por apenas 0s085. Só que o australiano não foi capaz de transformar a pole em vitória.

Do Canadá/2007 a Eifel/2020: como Hamilton alcançou Schumacher em número de vitórias

Lewis Hamilton deu um espetáculo em Spa-Francorchamps (Foto: McLaren)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

O inglês da McLaren pulou bem na largada e tomou a ponta antes mesmo da primeira curva. Mas a pista escorregadia fez vítimas logo de cara. Lewis passou reto na freada da Bus Stop. E como o inglês, outros pilotos também cruzaram a área de escape. A corrida foi marcada pela intempérie, diversos acidentes e entradas do safety-car.

Hamilton também cometeu um erro na parte final da corrida, quando deu um passeio pela brita depois de escapar na Rivage. O piloto conseguiu voltar e manteve a liderança até a bandeirada.

Com o triunfo, Hamilton voltou à liderança do campeonato, com 182 pontos, abrindo três de vantagem para Webber.

As vitórias de Lewis Hamilton na Fórmula 1 em imagens

Lewis Hamilton comanda a temporada 2020 (Foto: Mercedes)


GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube