15: Hamilton acerta na estratégia e supera Vettel para vencer: o GP da China de 2011

A temporada 2011 foi marcada por um domínio da Red Bull, mas Lewis Hamilton foi capaz de vencer. E o primeiro triunfo naquele ano veio na etapa chinesa

O GP da China começou com Sebastian Vettel na pole e com Lewis Hamilton quase não largando após problemas de última hora na McLaren. Foi um susto seguido de uma guinada na prova: Sebastian caiu para terceiro na largada, com Button surgindo em primeiro e Lewis em segundo.

A corrida seguiu assim até a volta 13. Button veio aos boxes, mas confundiu a Red Bull com a McLaren e parou no lugar errado antes de trocar os pneus. Isso, aliado a uma volta lenta de Hamilton na ida aos boxes, permitiu que Vettel liderasse.

Neste ponto da prova, a equipe inglesa tinha perdido as rédeas da corrida e o jeito foi colocar Hamilton em uma estratégia diferente – de três paradas. Enquanto Vettel faria duas e tentaria ser cuidadoso com os pneus, o britânico usaria compostos macios para um desempenho mais agressivo.

Do Canadá/2007 a Eifel/2020: como Hamilton alcançou Schumacher em número de vitórias

Lewis Hamilton teve grande atuação para vencer o GP da China de 2011 (Foto: McLaren)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Com Button incapaz de fazer a tática funcionar, a briga pela vitória ficou apenas entre Vettel e Hamilton. O alemão liderava, mas com o inglês andando mais rápido a 12 giros do fim.

Na altura da volta 51 de 56, o então campeão Sebastian estava de mãos atadas. Hamilton colou, depois de virar voltas 1s mais velozes. A vantagem era tanta que nem foi necessário esperar uma reta com DRS: Lewis veio por dentro na curva 7, parte mista de Xangai, para ultrapassar e vencer a primeira no ano.

As vitórias de Lewis Hamilton na Fórmula 1 em imagens

A vitória 91 da F1 veio no GP de Eifel (Foto: Mercedes)

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube