30: Hamilton ganha em prova marcada por acidente de Bianchi: o GP do Japão de 2014

A corrida em Suzuka foi um caos. Marcado pela chuva forte, o GP do Japão viu o grave acidente de Jules Bianchi, que morreria pouco menos de um ano depois

De todas as vitórias na carreira, a que Lewis Hamilton seguramente menos comemora é a 30ª na Fórmula 1. Se é exagero dizer que ela sequer deveria ter acontecido sob as condições em que seu deu, nunca será demais lembrar que o GP do Japão de 2014 atropelou os protocolos e o bom senso na corrida em que determinou a morte de Jules Bianchi. O inglês da Mercedes, sem graça em um pódio por ainda não saber direito a gravidade da situação do jovem francês, venceu a corrida que foi interrompida após o acidente com o piloto da Marussia.

A ameaça de um tufão, a impossibilidade de o helicóptero médico levantar voo, o dilúvio na largada, a baixa visibilidade, um guindaste na pista com a corrida em bandeira amarela, a demora para o encerramento. Foi um conjunto de fatores que marcaram de forma negativa e triste aquela corrida no Japão.

Do Canadá/2007 a Eifel/2020: como Hamilton alcançou Schumacher em número de vitórias

O GP do Japão viveu mais um round da disputa entre Hamilton e Rosberg (Foto: Mercedes)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

O promissor piloto, o primeiro resultado eficiente da Academia Ferrari, perdeu o controle do carro na curva 7 e acertou em cheio um guindaste que removia a Sauber de Adrian Sutil na área de escape, na volta 43. Bianchi morreu nove meses depois devido ao violento choque na cabeça, que havia ocasionado uma devastadora lesão axonal difusa.

Hamilton, evidentemente, não teve culpa no ocorrido. Pelo contrário, até teve a sensibilidade de não estourar a champanhe em um pódio com o companheiro de equipe Nico Rosberg e o também alemão Sebastian Vettel, ainda na Red Bull.

O inglês havia largado na segunda posição e feito uma manobra espetacular sobre Rosberg para conseguir a vitória.

As vitórias de Lewis Hamilton na Fórmula 1 em imagens

(Foto: AFP)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.