32: Hamilton doma Rosberg e fica perto do título: o GP dos Estados Unidos de 2014

Lewis Hamilton analisou as condições por muitas voltas até dar o bote decisivo sobre Nico Rosberg na volta 24, assumir a liderança e conquistar a vitória em Austin. O triunfo colocou o britânico mais perto do segundo título na Fórmula 1

A 32ª vitória de Lewis Hamilton na carreira foi também a décima do britânico na temporada 2014. E ao conquistar o GP dos Estados Unidos, no Circuito das Américas, o piloto do carro #44 deu um importante passo na busca pelo bicampeonato mundial. De maneira cirúrgica, uma ultrapassagem sobre Nico Rosberg deu não apenas o triunfo na tarde de domingo do dia 2 de novembro, mas também 24 pontos de vantagem na liderança do campeonato.

Com duas provas restando para o fim da temporada, a vantagem permitiu que Hamilton precisasse de apenas dois segundos lugares nos GPs do Brasil e de Abu Dhabi para levar o caneco, mesmo que Rosberg levasse as duas provas – e a última etapa ainda teria pontuação dobrada, vale ressaltar.

Mas a pole em Austin ficou com o alemão, que manteve a ponta na largada, seguido de perto pelo rival. Como em boa parte do ano, a dupla da Mercedes sumiu na frente e deixou o resto do grid brigando entre si. Mas foi apenas no 20º giro que as coisas começaram a esquentar entre os ponteiros.

Do Canadá/2007 a Eifel/2020: como Hamilton alcançou Schumacher em número de vitórias

Foi essa ultrapassagem que permitiu a vitória de Lewis Hamilton no Circuito das Américas (Foto: Mercedes)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Depois de muito avaliar o companheiro de time, Hamilton começou a acelerar e tirar cerca de 0s3 por volta. Na volta 24, com a ajuda da asa traseira móvel, o britânico colou na reta oposta, tirou por dentro e levou a disputa até o limite da freada. Rosberg ainda tentou fechar a porta, mas era tarde demais. Dali em diante, o campeão mundial de 2008 passou a abrir vantagem.

Rosberg até tentou reagir voltas depois, mas Hamilton estava disposto a conquistar a quinta vitória seguida no ano, cravando a volta mais rápida – posteriormente a marca foi superada por Sebastian Vettel. Não teve como o alemão reaver a liderança e contentou-se com a segunda posição mais uma vez.

As vitórias de Lewis Hamilton na Fórmula 1 em imagens

LEWIS HAMILTON; GP DE EIFEL; MICHAEL SCHUMACHER; NÜRBURGRING; FÓRMULA 1;
Dia histórico na Fórmula 1: Lewis Hamilton iguala recorde de vitórias de Michael Schumacher (Foto: Eurosport/Twitter)

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube