66: Hamilton acerta na tática e tem vitória heroica: o GP da Alemanha de 2018

Parecia que Lewis Hamilton nem iria ao pódio. Mas a chuva que atingiu Hockenheim nas últimas 20 voltas virou o GP da Alemanha de cabeça para baixo: líder, Sebastian Vettel errou, enquanto Hamilton aproveitou o vacilou e venceu

A temporada 2018 vinha numa intensa disputa entre Lewis Hamilton e Sebastian Vettel. E quando a Fórmula 1 chegou à Alemanha, o piloto da casa era quem ocupava a liderança do Mundial, com oito pontos de vantagem, ajudados pela vitória na etapa anterior, em Silverstone, território do inglês. Mas o roteiro que começou com um forte Seb largando da pole terminou numa reviravolta que também mudaria para sempre o destino do tetracampeão da Ferrari.

O sábado de classificação foi desastroso para Hamilton. O britânico enfrentou uma falha do carro da Mercedes e ficou de fora da briga pela posição de honra do grid. Com isso, Vettel não perdeu a chance e cravou a pole-position.

Do Canadá/2007 a Eifel/2020: como Hamilton alcançou Schumacher em número de vitórias

A cena mais emblemática do GP da Alemanha: o abandono de Sebastian Vettel (Foto: Reprodução)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!


No domingo, que tinha a previsão de chuva, a corrida teve início com pista seca e domínio do ferrarista, enquanto Lewis tentava se recuperar. Só que a prova em Hockenheim acabou ganhando contornos dramáticos e insanos. Tudo por conta do aguaceiro que desabou sobre o circuito.

Apesar das condições climáticas adversas, parecia que Vettel tinha tudo sob controle. E não era o caso: com pneus secos em uma pista cada vez mais molhada, o alemão escapou do traçado e foi ao encontro da brita e da barreira de pneus. O momento foi de choque. Sebastian não escondeu a fúria, esmurrou o volante e deixou a Ferrari chutando a brita. Ali, o campeonato virava a favor do inglês.

Enquanto isso, em regime de safety-car, Hamilton se deu bem na estratégia. O britânico tomou a decisão de não parar, ao contrário de Valtteri Bottas e Kimi Räikkönen, e herdou a liderança. É bem verdade que chegou a ser atacado por Valtteri, que depois foi avisado pela Mercedes para não lutar pela ponta. A vitória estava assegurada, assim como a primeira posição no Mundial de Pilotos.

As vitórias de Lewis Hamilton na Fórmula 1 em imagens

Sempre forte em casa, Lewis Hamilton venceu diante de sua torcida em 2014 (Foto: Mercedes)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.