7: Hamilton brilha na chuva e fatura primeira vitória em casa: o GP da Inglaterra de 2008
Lewis Hamilton superou o companheiro Heikki Kovalainen e não deu chances a ninguém em Silverstone. Foi a primeira vitória do inglês em casa, diante de um autódromo amarrotado
O objetivo de vencer pela primeira em casa parecia um pouco distante naquele 6 de julho, domingo chuvoso em Silverstone. Diferentemente da pole obtida no ano anterior, terceira na carreira e primeira na Inglaterra, Lewis Hamilton fechou a classificação em 4º, a 0s786 do companheiro Heikki Kovalainen, que conquistara pela primeira (e única) vez a posição de honra do grid.
No momento da largada, não havia propriamente a incidência de chuva, apenas uma garoa e leve neblina, mas os 5.141 metros do traçado estavam bem molhados e a opção foi pelos pneus intermediários. Em meio ao forte spray, Hamilton pulou de 4º para 2º ainda na reta, deixando para trás Mark Webber e Kimi Räikkönen. Os comandados de Ron Dennis chegaram a tocar rodas na primeira curva, mas Kovalainen manteve a ponta, seguido por Hamilton e o finlandês da Ferrari.
Do Canadá/2007 a Eifel/2020: como Hamilton alcançou Schumacher em número de vitórias
Relacionadas
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Webber inaugurou a sequência de rodadas ainda na primeira volta que incluiu, entre outros, Felipe Massa, David Coulthard e Sebastian Vettel, com abandono dos dois últimos.
Depois de pressionar o líder por quatro voltas, Lewis assumiu a ponta no quinto giro e não mais a perdeu, salvo momentaneamente para troca de pneus e abastecimento. O pódio foi complementado por Nick Heidfeld e Rubens Barrichello, depois de largar em 17º.
Hamilton chegou a Silverstone como a quarta colocação na classificação do Mundial, mas levou o troféu para casa como dono do primeiro lugar, empatado com Massa e Raikkonen. O brasileiro era líder isolado até aquele momento, mas não pontuou em Silverstone.