70: Mercedes dá ordem, e Hamilton passa Bottas para vencer: o GP da Rússia de 2018

Ante a ameaça de Sebastian Vettel, a Mercedes ordenou que Valtteri Bottas abrisse caminho para o líder do campeonato vencer em Sóchi e sustentar 50 pontos de vantagem na classificação

Lewis Hamilton deu mais um passo em direção ao pentacampeonato da Fórmula 1. Com uma mãozinha da Mercedes, o britânico deixou Valtteri Bottas para trás e venceu o GP da Rússia, ampliando para 50 pontos a vantagem na classificação do Mundial de Pilotos.

Partindo na pole pela sexta vez na carreira, Bottas não teve dificuldades em manter a ponta na largada e deixou Hamilton para se defender da pressão de Sebastian Vettel, que abriu a segunda fila do grid. O trio da ponta sustentou as posições até o fim do primeiro ciclo de pit-stops, quando o alemão da Ferrari conseguiu dividir as duas Mercedes.

Hamilton, então, teve de partir para o ataque. O inglês fez uma primeira tentativa ainda na reta principal de Sóchi, mas foi bloqueado. Na curva 4, Lewis fez uma manobra certeira e deixou o rival da Ferrari para trás. Mas Kimi Räikkönen e Max Verstappen foram as pedras nos sapatos dos líderes da etapa russa.

Do Canadá/2007 a Eifel/2020: como Hamilton alcançou Schumacher em número de vitórias

O GP da Rússia foi marcado por uma ordem de equipe da Mercedes (Foto: Mercedes)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Adiando as paradas, Räikkönen e Verstappen seguraram Bottas, Hamilton e Vettel, que seguiam colados. A Mercedes optou, então, por uma intervenção: mandou o finlandês abrir caminho para o companheiro e atuar como escudeiro.

Uma vez na frente, Hamilton rapidamente se afastou de Vettel, mas sem reduzir a vantagem de Verstappen, como Bottas vinha fazendo. O nórdico até questionou o time comandado por Toto Wolff para saber se a ordem seria revista, mas foi orientado a manter a posição no fim da disputa. Assim, Lewis recebeu a bandeirada 2s545 na frente do companheiro, com Vettel aparecendo para fechar o pódio.

Räikkönen ficou com o quarto posto, à frente de Verstappen, Daniel Ricciardo, Charles Leclerc, Kevin Magnussen e Esteban Ocon. Sergio Pérez completa o top-10.

As vitórias de Lewis Hamilton na Fórmula 1 em imagens

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.