80: Hamilton usa estratégia para vencer Bottas em casa: o GP da Inglaterra de 2019

O GP da Inglaterra foi um espetáculo, com disputas acirradas do início ao fim. Lewis Hamilton foi mais ousado na estratégia e acabou levando a melhor para cima do companheiro de Mercedes. A corrida também ficou marcada pelo enorme embate entre Max Verstappen e Charles Leclerc

Duas semanas depois da emocionante corrida da Áustria, a F1 voltou a proporcionar um grande espetáculo na temporada. Em um GP da Inglaterra agitado do início ao fim, Lewis Hamilton andou bem perto do pole Valtteri Bottas nas voltas iniciais, retardou seu pit-stop e aproveitou a entrada do safety-car — após abandono de Antonio Giovinazzi — para dar o pulo do gato. Daí em diante, o pentacampeão assumiu a liderança e seguiu na ponta até o fim das 52 voltas.

A largada foi tranquila, com Bottas na liderança, mas acompanhado de perto por Hamilton. Na quarta volta, a dupla da Mercedes protagonizou uma lindíssima batalha roda a roda. Para delírio da torcida, Hamilton foi ousado e passou Bottas, que deu o troco e retomou a liderança.

A corrida era empolgante, com Hamilton se aproximando novamente de Bottas, enquanto Max Verstappen travava grande batalha com Charles Leclerc pelo terceiro lugar. Aliás, a disputa curva a curva dos dois jovens foi o ponto alto da etapa inglesa de 2019.

Do Canadá/2007 a Eifel/2020: como Hamilton alcançou Schumacher em número de vitórias

O destaque da corrida em Silverstone foi a intensa briga entre Max Verstappen e Charles Leclerc (Foto: Red Bull Content Pool)

Lá na frente, Hamilton finalmente assumiu a liderança da corrida depois que Bottas fez seu pit-stop. Com pista limpa, Lewis acelerou forte. Só que nem era necessário forçar tanto: Giovinazzi atolou na brita e causou safety-car. O pentacampeão pôde fazer sua parada perdendo menos tempo e seguindo líder.

A relargada veio com Bottas de médios e Hamilton de duros. Os dois seguiam próximos, mas sem briga clara pela primeira posição.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

A prova, empolgante na luta pelo terceiro lugar, ia para as voltas finais com Hamilton liderando facilmente. Ainda mais porque Bottas, ao contrário de Hamilton, precisava de mais um pit-stop. O finlandês colocou macios para tentar algo no fim. Mas não deu.

Diante da imensa massa britânica, Hamilton comemorou sua 80ª vitória na Fórmula 1, a sexta em Silverstone — triunfo que o colocou como o maior vencedor do GP da Inglaterra — e ainda fez, na volta final, a melhor marca da corrida, garantindo também um ponto extra. O finlandês e Leclerc completaram o pódio.

As vitórias de Lewis Hamilton na Fórmula 1 em imagens

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube