82: Hamilton tira proveito de tática controversa da Ferrari: o GP da Rússia de 2019

A Ferrari inventou moda em Sóchi e acabou sendo derrotada por um Lewis Hamilton atento. A Mercedes não era favorita no GP da Rússia, mas se aproveitou das atrapalhas dos rivais para cravar a dobradinha

Além de todos os atributos próprios, e do carro, um campeão do mundo também precisa de uma dose de sorte. Se vier com um extra de incompetência dos adversários, melhor ainda no caminho para levantar o sexto título mundial. Por mais incrível que pareça, Lewis Hamilton não era o favorito, mas venceu o GP da Rússia, com Valtteri Bottas, também da Mercedes, em segundo. Depois de largar da pole, Charles Leclerc terminou em terceiro. Sebastian Vettel parou com problemas mecânicos na outra Ferrari.

Com um foguete nas mãos, sobretudo, em treinos classificatórios, Leclerc havia conquistado a quarta posição de honra consecutiva naquela temporada.

No entanto, uma estratégia duvidosa na largada, o fez entregar a primeira posição a Vettel na longa reta até a freada já na curva 2 do circuito do Parque Olímpico.

Do Canadá/2007 a Eifel/2020: como Hamilton alcançou Schumacher em número de vitórias

A Ferrari se atrapalhou, mas Lewis Hamilton não (Foto: Mercedes)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!


Naquele momento Hamilton era o terceiro, mas aí veio um safety-car no giro 28 de 53, que propiciou ao inglês voltar à frente do monegasco. E uma vez na ponta, o pentacampeão se mostrou imbatível.

A vitória improvável de Hamilton apesar da enorme capacidade da Mercedes, somado ao abandono de Vettel, fez o #44 abrir 73 pontos de vantagem para o seu companheiro e caminhar tranquilamente para o que viria a ser mais um título mundial.

Mais do que isso, a conquista fez o time alemão manter a hegemonia em Sóchi com quatro vitórias de Hamilton (2014, 2015, 2018 e 2019), Nico Rosberg (2016) e Bottas (2017).

As vitórias de Lewis Hamilton na Fórmula 1 em imagens

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube