McLaren MP4-22: o carro da estreia de Hamilton na Fórmula 1 em 2007

Lewis Hamilton estreou na Fórmula 1 na temporada 2007, a bordo do MP4-22 da McLaren. Diferentemente de muitos campeões, o inglês debutou já em um carro vencedor e em uma equipe de ponta. Resultado: vice-campeonato logo de cara

Do Canadá/2007 a Eifel/2020: como Hamilton alcançou Schumacher em número de vitórias

A temporada 2007 testemunhou a estreia de Lewis Hamilton na Fórmula 1. Aos 22 anos, o inglês ganhou um voto de confiança da McLaren, equipe que o apoiou desde o kart, para a vaga de titular, ao lado de Fernando Alonso, que tinha acabado de levantar a taça do bicampeão. Para aquele Mundial, a esquadra inglesa entregou aos dois pilotos o MP4-22.  

O modelo foi projetado por Paddy Lowe, Neil Oatley, Pat Fry, Mike Coughlan e Simon Lacey com Mario Illien no comando do motor Mercedes. O MP4-22 tinha linhas aerodinâmicas arrojadas e conceitos avançados em termos de engenharia. O design da asa dianteira chamava a atenção pela eficiência. Lewis e Fernando conquistaram oito vitórias ao volante do MP4-22, além de oito poles e cinco voltas mais rápidas. Foram 24 pódios e 16 posições na primeira fila.

Arte: Rodrigo Berton/Grande Prêmio

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!


Naquele ano, o carro prata e vermelho da McLaren se mostrou um dos melhores do grid, o que permitiu a Hamilton e Alonso travarem uma disputa acirrada pelo título até a última corrida do campeonato, em Interlagos. Por conta das desavenças entre os dois companheiros de equipe, Kimi Räikkönen, da Ferrari, acabou tirando proveito e levou a taça do mundo.

Ainda, devido ao caso de espionagem envolvendo a equipe italiana, a McLaren foi punida e perdeu todos os pontos conquistados nessa temporada. A esquadra de Maranello levou o Mundial de Construtores.

Do McLaren MP4-22 ao Mercedes W11: os carros vencedores de Hamilton na F1

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube