McLaren MP4-24: o carro da defesa do título de Hamilton na Fórmula 1 em 2009

A temporada 2009 foi marcada por uma mudança de regulamento e por uma surpreendente Brawn, que abocanhou vitórias e títulos. A bordo do McLaren MP4-24, Lewis Hamilton teve poucas chances de defesa da taça conquistada no ano anterior

Do Canadá/2007 a Eifel/2020: como Hamilton alcançou Schumacher em número de vitórias

Após ter em mãos um carro campeão em suas duas primeiras temporadas na Fórmula 1, Lewis Hamilton experimentou novas sensações com o McLaren MP4-24. É que a temporada 2009 da categoria foi bastante particular, com direito a mudanças importantes no regulamento devido ao período de crise mundial, ou seja, de corte de gastos na F1, mas também por um domínio absoluto da novata Brawn, em especial na primeira metade do campeonato. Assim, com Jenson Button virtual campeão desde a sétima etapa, restou a Lewis se conformar com duas vitórias e o quinto lugar geral.

Arte: Rodrigo Berton/Grande Prêmio

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!


Olhando para a parte técnica daquela diferente temporada, os detalhes mais importantes estavam nas asas: a dianteira ficou mais baixa e mais larga, enquanto a traseira virou mais alta e mais estreita, um conceito bastante diferente dos anteriores.

O difusor traseiro também foi para uma posição mais elevada, bem como o KERS, um sistema de recuperação de energia e potência extra, foi introduzido nos carros.

Em geral, por mais que um teto orçamentário não tenha sido aprovado, era ano de redução forte de gastos, menos testes, menos motores disponíveis e menos tempo de túnel de vento. Então, a defesa do título de Hamilton foi quase impossível. A Brawn, que depois se tornaria a Mercedes, ganhou aquele campeonato com Button.

Do McLaren MP4-22 ao Mercedes W11: os carros vencedores de Hamilton na F1

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube