McLaren MP4-25: carro inovador rende vice de Construtores em 2010 com Hamilton

Depois de um ano difícil em 2009, o campeonato seguinte revelou uma McLaren mais competitiva. A bordo do MP4-25, Lewis Hamilton conquistou três vitórias, nove pódios e uma pole. Em conjunto com Jenson Button, a equipe inglesa só perdeu para a Red Bull

Do Canadá/2007 a Eifel/2020: como Hamilton alcançou Schumacher em número de vitórias

Na temporada 2010 da Fórmula 1, Lewis Hamilton ganhou um novo companheiro de equipe. Recém-coroado campeão no ano anterior, Jenson Button se juntou à McLaren para formar uma dupla inglesa. E aos dois campeões foi entregue o modelo MP4-25, empurrado pelos motores da Mercedes. A pintura do carro seguiu o que já havia se tornado tradicional: predomínio do vermelho e prata, com detalhes em branco e preto.

O projeto foi liderado por Paddy Lowe, Neil Oatley, Tim Goss e Doug McKiernan. A robusta e inovadora asa traseira do carro chegou a ser questionada por equipes rivais antes mesmo de um campeonato começar. O bólido ainda possui a cobertura de motor conhecida como barbatana de tubarão. Os comissários da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) consideraram que o recurso estava dentro do regulamento e aprovaram o carro da McLaren.

Arte: Rodrigo Berton/Grande Prêmio

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Em 2010, o carro da McLaren ainda desenvolveu um sistema de dutos de ar, que apresentou enorme funcionalidade aerodinâmica e trouxe mais performance em retas, principalmente. A inovação chegou a ser copiada por algumas equipes durante a temporada.

O MP4-25 conduziu a McLaren ao vice-campeonato naquele ano, pontuando em todas as 19 etapas. Ao todo, foram 454 pontos e cinco vitórias de Hamilton e Button. A Red Bull foi a campeã, com Sebastian Vettel – o primeiro título do alemão na Fórmula 1.

Do McLaren MP4-22 ao Mercedes W11: os carros vencedores de Hamilton na F1

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.