McLaren MP4-25: carro inovador rende vice de Construtores em 2010 com Hamilton

Depois de um ano difícil em 2009, o campeonato seguinte revelou uma McLaren mais competitiva. A bordo do MP4-25, Lewis Hamilton conquistou três vitórias, nove pódios e uma pole. Em conjunto com Jenson Button, a equipe inglesa só perdeu para a Red Bull

Do Canadá/2007 a Eifel/2020: como Hamilton alcançou Schumacher em número de vitórias

Na temporada 2010 da Fórmula 1, Lewis Hamilton ganhou um novo companheiro de equipe. Recém-coroado campeão no ano anterior, Jenson Button se juntou à McLaren para formar uma dupla inglesa. E aos dois campeões foi entregue o modelo MP4-25, empurrado pelos motores da Mercedes. A pintura do carro seguiu o que já havia se tornado tradicional: predomínio do vermelho e prata, com detalhes em branco e preto.

O projeto foi liderado por Paddy Lowe, Neil Oatley, Tim Goss e Doug McKiernan. A robusta e inovadora asa traseira do carro chegou a ser questionada por equipes rivais antes mesmo de um campeonato começar. O bólido ainda possui a cobertura de motor conhecida como barbatana de tubarão. Os comissários da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) consideraram que o recurso estava dentro do regulamento e aprovaram o carro da McLaren.

Arte: Rodrigo Berton/Grande Prêmio

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Em 2010, o carro da McLaren ainda desenvolveu um sistema de dutos de ar, que apresentou enorme funcionalidade aerodinâmica e trouxe mais performance em retas, principalmente. A inovação chegou a ser copiada por algumas equipes durante a temporada.

O MP4-25 conduziu a McLaren ao vice-campeonato naquele ano, pontuando em todas as 19 etapas. Ao todo, foram 454 pontos e cinco vitórias de Hamilton e Button. A Red Bull foi a campeã, com Sebastian Vettel – o primeiro título do alemão na Fórmula 1.

Do McLaren MP4-22 ao Mercedes W11: os carros vencedores de Hamilton na F1

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube