Mercedes W09: o carro do pentacampeonato de Hamilton na Fórmula 1 em 2018

Lewis Hamilton teve mais trabalho na temporada 2018, quando a Ferrari e Sebastian Vettel ameaçaram fortemente o domínio, mas o piloto foi capaz de capitalizar os erros dos rivais e celebrar o penta

Do Canadá/2007 a Eifel/2020: como Hamilton alcançou Schumacher em número de vitórias

O fato de a Mercedes não ter mais um carro tão dominante na F1 não era qualquer surpresa. Só que o que chocou mesmo foi o desafio imposto pela Ferrari, que incomodara no ano anterior, quando Sebastian Vettel entrou mesmo na briga pelo título com Lewis Hamilton. Em 2018, óbvio, a pergunta era se a Ferrari podia desafiar. Durante parte do ano, com toda a justiça, incomodou. Mas não durou o caminho até o fim, abrindo espaço para um novo triunfo do conjunto Mercedes-Hamilton na Fórmula 1.

A parte técnica tinha apenas ajustes com relação ao modelo anterior. Para se aproximar um pouco mais aos modelos de Ferrari e Red Bull, o carro tinha maior inclinação dianteira. Além disso, havia uma longa extensão de titânio do cubo da roda traseira para chegar à extremidade externa do braço superior da suspensão.

Arte: Rodrigo Berton/Grande Prêmio

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!


A mudança visava melhorar o fluxo de ar entre os sidepods e os pneus traseiros e difusor. Com tudo isso, previa diminuir o ângulo do braço da suspensão de dentro para fora e, assim, reduziria também o centro de gravidade e pressão do bólido.

Havia, contudo, uma fraqueza do W09: o superaquecimento dos pneus. Para isso, foi instalada uma revisão da suspensão dianteira e conjunto de direção. Melhorar o carro em pistas de baixo downforce era o objetivo final – e foi atingido. E o resultado foi o pentacampeonato de Hamilton e a Mercedes.

Do McLaren MP4-22 ao Mercedes W11: os carros vencedores de Hamilton na F1

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube