Chuva cancela etapa de Barcelona dos X-Games e adia estreia de Spinelli no Global Rallycross

O mau tempo na região do Estádio Olímpico de Montjuïc adiou a estreia de Guilherme Spinelli no Global Rallycross. A prova, que seria disputada no domingo, último dia da etapa de Barcelona dos X-Games, foi cancelada pela organização da prova


Guilherme Spinelli não conseguiu fazer sua estreia no Global Rallycross (GRC), prevista para o último domingo (19), na etapa de Barcelona dos X-Games. Tudo por conta do mau tempo e da chuva torrencial que tornou impraticável o traçado montado pelos organizadores no Estádio Olímpico de Montjuïc, principal palco dos Jogos de 1992.

Além de Spinelli, outras grandes estrelas do automobilismo mundial, que disputariam a prova em Barcelona, não tiveram condições de competir. Casos do bicampeão mundial do WRC Carlos Sainz, Nani Roma e Travis Pastrana. ‘Guiga’ sequer teve a chance de guiar o Mitsubishi Lancer Evo XTR. 
Spinelli teve que adiar sua estreia no Global Rallycross após as chuvas em Barcelona (Foto: Carsten Horst)

O único dia de atividade no Olímpico de Montjuïc era mesmo no domingo. Além de um treino livre, estavam previstas pela organização de prova as baterias classificatórias, repescagem e a grande final. Mas o clima não colaborou.

“Fiquei com muito mais vontade de acelerar o Lancer Evo XTR e pilotar no GRC, mas sabemos que os eventos outdoor estão sujeitos às condições climáticas. A organização fez de tudo para salvar a prova e, infelizmente, não havia como competir. Lamentamos muito pelo público que lotou o estádio”, disse Spinelli.

Geraldo Rodrigues, sócio do X Team Mitsubishi Racing, falou sobre o esforço dos organizadores para manter o evento no cronograma do fim de semana. “Choveu muito aqui em Barcelona, e a terra usada para montar a pista era muito argilosa, que não absorvia a água. Os organizadores esperaram o máximo de tempo possível e foram forçados a cancelar a etapa. Uma pena, pois todos estavam muito empolgados após a estreia em Foz do Iguaçu”, disse. 

Na etapa brasileira dos X-Games, o responsável por conduzir o Lancer Evo XTR de quase 500 cv foi Nelsinho Piquet.

Para compensar o cancelamento da etapa de Barcelona, a organização do GRC estuda a possibilidade de realizar uma rodada dupla na próxima prova do calendário, prevista para os dias 27 a 30 de junho em Munique, na Alemanha.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.