Mitsubishi abre temporada de rali de regularidade e estratégia com etapa em São José dos Campos

Será a quarta vez que a cidade, localizada entre o Vale do Paraíba e a Serra do Mar, sediará uma etapa do Mitsubishi Motorsports, rali de regularidade, e do Mitsubishi Outdoor, rali de estratégia. A prova será disputada no dia 6 de abril


Duas semanas depois de abrir a temporada 2013 da Mitsubishi Cup, a montadora japonesa completa o ciclo e dá início também ao campeonato de rali de regularidade Mitsubishi Motorsports e também ao Mitsubishi Outdoor, tradicional rali de estratégia. A prova está marcada para sábado, 6 de abril, e será realizada em São José dos Campos.

A cidade, cravada entre o Vale do Paraíba e a Serra do Mar, vai receber uma etapa do Mitsubishi Motorsports e do Mitsubishi Outdoor pela quarta vez. O terreno é bastante propício para a prática do rali, tanto de regularidade quanto de estratégia, pois compreende um terreno cheio de montanhas, rios e cachoeiras.
A temporada 2013 de ralis da Mitsubishi começa em 6 de abril (Foto: Gabriel Barbosa/Mitsubishi)

O objetivo de ambas as modalidades de rali é reunir famílias e amigos em torno de paisagens deslumbrantes e proporcionar um contato com a natureza, cada vez mais raro nos dias atuais. “O relevo é desafiador. Os competidores podem esperar muita lama, trechos bem sinuosos e estradas fechadas”, afirmou Corinna Souza Ramos, diretora de projetos especiais da Mitsubishi.

O Mitsubishi Motorsports, embrião da Mitsubishi Cup e principal certame de rali de regularidade do Brasil, abre em 2013 sua 19ª temporada. A categoria é considerada o pontapé inicial para o início da carreira de pilotos e navegadores que visam um dia ingressar no rali cross-country e disputar provas de longa duração e contra o cronômetro, de natureza diferente do rali de regularidade.

O terreno da etapa de abertura da temporada compreende trechos de estradas sinuosas, passagens por fazendas, rios e vilarejos de São José dos Campos, Jambeiro e Caçapava. Ao todo, os competidores da categoria Graduados terão de percorrer 200 km. Já os inscritos na Turismo terão 180 km pela frente e, da Turismo Light, voltada para os iniciantes, serão outros 150 km pela região.
Corinna descreveu um pouco do percurso que será enfrentado por pilotos, navegadores e zequinhas — pessoas que vão de carona com os competidores — no Vale do Paraíba. “A habilidade dos pilotos e navegadores será testada, já que há trechos com muita lama, bem fechados e com várias bifurcações”, comentou a diretora.

Já o Mitsubishi Outdoor alcança uma marca histórica em 2013, já que será a décima temporada da história da competição, que revoluciona ao mesclar rali de regularidade com provas aquáticas, mountain bike e gincana, com temas que vão da gastronomia à história, artes e costumes da região.

O Mitsubishi Motorsports abre a 19ª temporada da sua história (Foto: Ricardo Leizer/Mitsubishi)

O objetivo do Mitsubishi Outdoor é o mesmo do Mitsubishi Motorsports, ou seja, reunir família e amigos em um dia de ação e muito contato com a natureza. A partir deste ano, a categoria poderá ter no seu grid os modelos ASX e Outlander, todos em versões 4×4.

Além da inclusão de dois modelos, o Mitsubishi Outdoor terá outras novidades, a começar pelo mapa. “Traçamos todas as opções de caminho da região. A prova de São José está com mil quilômetros de área, o que significa que os competidores terão mais opções de trajeto a escolher”, comentou Corinna.

Assim como no Mitsubishi Motorsports, o Mitsubishi Outdoor também é dividido por categorias. A Fun é aberta a todos os competidores, enquanto a Extreme, mais exigente, é destinada a quem já participou pelo menos de uma etapa do Mitsubishi Outdoor. A expectativa da organização da prova é que a temporada deste ano vai exigir muito mais do preparo físico de cada um dos integrantes dos times.

Além da competição em si, o Mitsubishi Outdoor e o Mitsubishi Motorsports também fazem parte de um projeto de ação social chamado Mitsubishi Pró-Brasil. Assim, para cada carro inscrito na competição, serão arrecadados 30 kg de alimentos não perecíveis e seis produtos de higiene. Segundo números da Mitsubishi, já foram arrecadados mais de 800 toneladas de alimentos, todas destinadas a entidades e associações da cidade onde são realizadas cada uma das etapas da temporada.
 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube