Mitsubishi Lancer Cup dá largada à primeira temporada da história neste sábado no circuito VeloCittà

A mais nova categoria do automobilismo brasileiro dará oficialmente sua largada no próximo sábado (9) no novíssimo autódromo VeloCittà, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. O Grande Prêmio cobre ‘in loco’ etapa inaugural

Vai começar! O próximo sábado (9) vai marcar a largada da mais nova categoria do automobilismo brasileiro. A Mitsubishi Lancer Cup, destinada principalmente a gentleman-drivers, abre oficialmente sua primeira temporada depois de realizar eventos-teste em 2012. Entre março e outubro, a categoria realizará seis rodadas duplas no mesmo cenário: o belo e novíssimo autódromo VeloCittà, de propriedade da Mitsubishi, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo.

Trata-se do primeiro campeonato exclusivo de Lancer Evo R no mundo. O modelo vem sendo desenvolvido no Brasil especificamente para a Lancer Cup e terá a mesma configuração para todos os seus competidores.

Temporada 2013 da Mitsubishi Lancer Cup dá a largada neste sábado (9) (Foto: Tom Papp/Mitsubishi)

Corinna Souza Ramos, diretora de Projetos Especiais da Mitsubishi, destacou a abertura da Lancer Cup. “Este final de semana promete marcar a história não só da Mitsubishi Motors, com o lançamento deste evento em pistas, mas também do automobilismo brasileiro”.

Os carros são preparados pela própria Mitsubishi, que adotou o mesmo sistema que faz sucesso na Mitsubishi Cup, principal competição monomarca de rali cross-country no Brasil. Desta forma, os veículos são alugados pela montadora aos pilotos. Neste serviço constam os trabalhos de mecânica e preparação, sendo que para todos os competidores são disponibilizados serviços idênticos, bem como toda a consultoria da equipe de mecânicos e engenheiros da Mitsubishi.

O motor tem 306 cv de potência e é baseado no Lancer Evolution X. Todos os propulsores do grid são lacrados, não sendo permitido qualquer tipo de reparo não programado ou sem o consentimento dos comissários técnicos da categoria. O regulamento técnico prevê 1.350 kg de peso mínimo do carro, sem o piloto, em cada uma das etapas que compõem a temporada. A Mitsubishi Lancer Cup terá a Pirelli como sua fornecedora de pneus.

O campeonato será composto por duas categorias: a Lancer Evo R e a Lancer Evo R Premium, sendo que a última é destinada a pilotos acima de 45 anos. Entretanto, as corridas, cujas largadas serão lançadas, terão as duas categorias juntas no mesmo grid. Cada bateria terá a duração de 25 minutos mais duas voltas e pontuará seus pilotos de acordo com a respectiva categoria.

Outro detalhe importante é que, a exemplo de outros certames do automobilismo mundial, a Mitsubishi Lancer Cup terá a inversão dos oito primeiros colocados da primeira bateria para definir o grid da segunda corrida do fim de semana, respeitando a ordem do nono colocado em diante.

Todos os pilotos do grid terão disponível em seu Lancer Evo R a mesma preparação (Foto: Carsten Horst)

Sylvio de Barros, experiente piloto com participações destacadas no automobilismo de pista e também no fora de estrada, não escondeu a expectativa pelo início da temporada. “As expectativas para a estreia são sempre muito grandes. Pela primeira vez, correremos uma temporada completa da Mitsubishi Lancer Cup, já que, em 2012, tivemos apenas uma pré-temporada para ter contato com o evento e com o carro. Então, a ansiedade já está apertando”, declarou o experiente paulista.

O Grande Prêmio estará no VeloCittà e fará a cobertura ‘in loco’ da abertura da temporada 2013 da Mitsubishi Lancer Cup.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube