Mitsubishi Lancer Cup dá largada à primeira temporada da história neste sábado no circuito VeloCittà

A mais nova categoria do automobilismo brasileiro dará oficialmente sua largada no próximo sábado (9) no novíssimo autódromo VeloCittà, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. O Grande Prêmio cobre ‘in loco’ etapa inaugural

Vai começar! O próximo sábado (9) vai marcar a largada da mais nova categoria do automobilismo brasileiro. A Mitsubishi Lancer Cup, destinada principalmente a gentleman-drivers, abre oficialmente sua primeira temporada depois de realizar eventos-teste em 2012. Entre março e outubro, a categoria realizará seis rodadas duplas no mesmo cenário: o belo e novíssimo autódromo VeloCittà, de propriedade da Mitsubishi, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo.

Trata-se do primeiro campeonato exclusivo de Lancer Evo R no mundo. O modelo vem sendo desenvolvido no Brasil especificamente para a Lancer Cup e terá a mesma configuração para todos os seus competidores.

Temporada 2013 da Mitsubishi Lancer Cup dá a largada neste sábado (9) (Foto: Tom Papp/Mitsubishi)

Corinna Souza Ramos, diretora de Projetos Especiais da Mitsubishi, destacou a abertura da Lancer Cup. “Este final de semana promete marcar a história não só da Mitsubishi Motors, com o lançamento deste evento em pistas, mas também do automobilismo brasileiro”.

Os carros são preparados pela própria Mitsubishi, que adotou o mesmo sistema que faz sucesso na Mitsubishi Cup, principal competição monomarca de rali cross-country no Brasil. Desta forma, os veículos são alugados pela montadora aos pilotos. Neste serviço constam os trabalhos de mecânica e preparação, sendo que para todos os competidores são disponibilizados serviços idênticos, bem como toda a consultoria da equipe de mecânicos e engenheiros da Mitsubishi.

O motor tem 306 cv de potência e é baseado no Lancer Evolution X. Todos os propulsores do grid são lacrados, não sendo permitido qualquer tipo de reparo não programado ou sem o consentimento dos comissários técnicos da categoria. O regulamento técnico prevê 1.350 kg de peso mínimo do carro, sem o piloto, em cada uma das etapas que compõem a temporada. A Mitsubishi Lancer Cup terá a Pirelli como sua fornecedora de pneus.

O campeonato será composto por duas categorias: a Lancer Evo R e a Lancer Evo R Premium, sendo que a última é destinada a pilotos acima de 45 anos. Entretanto, as corridas, cujas largadas serão lançadas, terão as duas categorias juntas no mesmo grid. Cada bateria terá a duração de 25 minutos mais duas voltas e pontuará seus pilotos de acordo com a respectiva categoria.

Outro detalhe importante é que, a exemplo de outros certames do automobilismo mundial, a Mitsubishi Lancer Cup terá a inversão dos oito primeiros colocados da primeira bateria para definir o grid da segunda corrida do fim de semana, respeitando a ordem do nono colocado em diante.

Todos os pilotos do grid terão disponível em seu Lancer Evo R a mesma preparação (Foto: Carsten Horst)

Sylvio de Barros, experiente piloto com participações destacadas no automobilismo de pista e também no fora de estrada, não escondeu a expectativa pelo início da temporada. “As expectativas para a estreia são sempre muito grandes. Pela primeira vez, correremos uma temporada completa da Mitsubishi Lancer Cup, já que, em 2012, tivemos apenas uma pré-temporada para ter contato com o evento e com o carro. Então, a ansiedade já está apertando”, declarou o experiente paulista.

O Grande Prêmio estará no VeloCittà e fará a cobertura ‘in loco’ da abertura da temporada 2013 da Mitsubishi Lancer Cup.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.