Como foi a sexta-feira do GP de San Marino de 1994
7 destaques do GP da Espanha de MotoGP
7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
Mitsubishi Motors

Na expectativa de “um dos mais disputados Rali dos Sertões da história”, Guiga Spinelli espera dificuldades

Duplas da Equipe Mitsubishi já estão em Goiânia para a largada da maior prova do off-road do Brasil. Para o veterano Guiga Spinelli, a edição de 2015 do Rali dos Sertões será ainda mais complexa do que o normal. Todavia, o piloto acredita que é capaz de superar adversidades

 
Prestes a largar para sua 14ª participação no Rali dos Sertões, o piloto Guilherme Spinelli, da Equipe Mitsubishi Petrobras, sabe que terá um árduo caminho em busca do hexacampeonato.
 
"Está chegando a hora e a briga será muito difícil neste ano. Mas iremos para a prova com muito foco, dedicação e concentração", promete o piloto. "O percurso mudou e isso é sempre bom para uma prova desse nível. Temos outras três duplas com experiência e em carros muito bons. O Reinaldo Varela está disputando o Campeonato Mundial de Rali Cross-country, enquanto os dois carros da X Rali Team tiveram melhorias em relação ao ano passado. Ou seja, todos são muito fortes", afirma.
O Rali dos Sertões nunca foi garantia de vida fácil para os pilotos (Foto: Mitsubishi)
Guiga tem uma longa trajetória no off-road e diversos títulos não só no Brasil, mas em provas em várias partes do mundo. No Rali dos Sertões, conquistou o primeiro lugar nos anos de 2003, 2004, 2010, 2011 e, o último, no ano passado, 2014. Além disso, têm outros quatro vice-campeonatos. "Com certeza, a disputa será do mesmo nível ou ainda mais intensa que nos últimos anos, com poucos minutos de diferença no final da prova", opina Guiga.
 
Ao lado do navegador Youssef Haddad, o piloto encara a prova com o ASX Racing, veículo desenvolvido pela Ralliart Brasil para enfrentar as maiores provas off-road do mundo. Ao todo, o Rali dos Sertões terá 2.917 quilômetros e 1.487 km de trechos cronometrados, com largada em Goiânia (GO) e chegada e Foz do Iguaçu (PR), passando pelas cidades de Rio Verde (GO), Itumbiara (GO), São Simão (GO), Três Lagoas (MS), Euclides da Cunha Paulista (SP) e Umuarama (PR).
 
"Ao longo da história, o Sertões sempre foi rumo ao norte e nordeste do Brasil. Este ano será diferente, com características e trechos que não estamos muito acostumados. Mas é sempre bom termos novos desafios", destaca Youssef.
 
A prova começa neste sábado, dia 1º de agosto, com o prólogo, que define a ordem de largada. As duplas correrão na pista no Autódromo Internacional de Goiânia. Será a primeira vez que a disputa será 100% em uma pista de asfalto, um desafio a mais para os competidores, acostumados aos trechos off-road. O trecho terá 1.900 metros, com largada de dois em dois. O público poderá conferir a prova nas arquibancadas do Autódromo.
 
Equipe Mitsubishi Petrobras
A Equipe Mitsubishi Petrobras competirá no Rali dos Sertões com dois carros. Além do ASX Racing número 301 de Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, a dupla João Franciosi / Rafael Capoani vai defender o título na Protótipos T1 (Protótipos Nacionais) com a L200 Triton SR, número 360.
 
"Teremos muitos saltos, curvas e até trechos com lama, características que me adapto rapidamente. É sempre bom um percurso novo, mas temos que ter muita concentração durante toda a prova. O importante em um rali longo como este é andar bem todos os dias", comenta Franciosi, que busca o tricampeonato na categoria.
 
"Será uma prova nova, descendo para o sul do País e passando por regiões de lavoura. Tenho uma experiência no Paraná, em outras provas que participei. É um lugar de pouca pedra, sem serras, o que vai tornar as especiais bem rápidas", afirma Rafael Capoani. "O dia a dia do Franciosi é dentro de uma fazenda, então a leitura que ele faz do terreno é muito fácil e eu estou indo para minha região. Acho que levamos um pouco de vantagem por conta disso. E o nosso entrosamento está bem legal e estamos com muita vontade de vencer novamente", garante o navegador.