Temporada de ralis da Mitsubishi abre com etapa de “relevo desafiador” em São José dos Campos

Começa neste sábado (6) a temporada do Mitsubishi Motorsports, rali de regularidade, e também do Mitsubishi Outdoor, rali de estratégia. As provas serão disputadas em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, em São Paulo


A região do Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, vai receber a abertura da temporada de ralis da Mitsubishi neste sábado (6). Diante de um terreno bastante difícil e considerado pela montadora como um “relevo desafiador”, pilotos e navegadores vão iniciar a disputa do consagrado rali de velocidade Mitsubishi Motorsports e do Mitsubishi Outdoor, rali de estratégia, em São José dos Campos.

Corinna Souza Ramos, diretora de Projetos Especiais da Mitsubishi, acredita que o trecho determinado pela organização de prova vai oferecer um grande desafio aos competidores neste fim de semana. “O relevo é desafiador. Os competidores podem esperar muita lama, trechos bem sinuosos e estradas fechadas”, avaliou. “Será um teste de habilidade dos pilotos e navegadores”, acrescentou a diretora.
Temporada de ralis da Mitsubishi começa neste sábado no Vale do Paraíba (Foto: Ricardo Leizer)

Em sua 19ª temporada, o Mitsubishi Motorsports — precursor da Mitsubishi Cup — é o principal certame de rali de regularidade no Brasil. Em São José dos Campos, pilotos e navegadores vão encarar trechos de montanhas, passagens por rios e estradas de superfície bastante variada, tudo envolvido por um cenário com diversas cachoeiras, cruzando, além de São José dos Campos, as cidades de Jambeiro e Caçapava.

Diferente do rali de velocidade, no rali de regularidade o conjunto vencedor é aquele que consegue perder o mínimo de pontos ao conseguir passar pelos pontos de cronometragem mantendo uma velocidade regular e prevista pela organização da prova.

Já o Mitsubishi Outdoor é um rali de estratégia que compreende, além da disputa off-road, também uma espécie de gincana com provas aquáticas, mountain bike, atividades ligadas à gastronomia, história e costumes da região. Será um ano especial, já que se trata do início da décima temporada da história do certame, que envolve não só pilotos e navegadores, mas é concebida para permitir a participação de família e amigos.

Nesta temporada, o Mitsubishi Outdoor terá a participação dos novos modelos da montadora: ASX e Outlander, todos eles na versão 4×4. “Agora mais pessoas poderão curtir momentos off-road, em contato com a natureza, ao lado da família e dos amigos”, comentou Corinna Souza Ramos, que destacou também o traçado, que foi ampliado em 2013. “Traçamos todas as opções de caminho. A prova está com mil quilômetros de área, o que significa que os competidores terão mais opções para escolher”, detalhou.

A temporada de ralis da Mitsubishi envolve também o projeto de ação social Mitsubishi Pró-Brasil. Para participar das provas do Mitsubishi Outdoor e do Mitsubishi Motorsports, os competidores têm de doar 30 kg de alimentos não perecíveis por carro inscrito, além de seis produtos de higiene. Tudo é destinado a entidades e associações da cidade-sede da etapa. Desde 1994, quando o Mitsubishi Motorsports teve início, já foram arrecadados cerca de 900 toneladas de alimentos.

 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.