Temporada de ralis da Mitsubishi abre com etapa de “relevo desafiador” em São José dos Campos

Começa neste sábado (6) a temporada do Mitsubishi Motorsports, rali de regularidade, e também do Mitsubishi Outdoor, rali de estratégia. As provas serão disputadas em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, em São Paulo


A região do Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, vai receber a abertura da temporada de ralis da Mitsubishi neste sábado (6). Diante de um terreno bastante difícil e considerado pela montadora como um “relevo desafiador”, pilotos e navegadores vão iniciar a disputa do consagrado rali de velocidade Mitsubishi Motorsports e do Mitsubishi Outdoor, rali de estratégia, em São José dos Campos.

Corinna Souza Ramos, diretora de Projetos Especiais da Mitsubishi, acredita que o trecho determinado pela organização de prova vai oferecer um grande desafio aos competidores neste fim de semana. “O relevo é desafiador. Os competidores podem esperar muita lama, trechos bem sinuosos e estradas fechadas”, avaliou. “Será um teste de habilidade dos pilotos e navegadores”, acrescentou a diretora.
Temporada de ralis da Mitsubishi começa neste sábado no Vale do Paraíba (Foto: Ricardo Leizer)

Em sua 19ª temporada, o Mitsubishi Motorsports — precursor da Mitsubishi Cup — é o principal certame de rali de regularidade no Brasil. Em São José dos Campos, pilotos e navegadores vão encarar trechos de montanhas, passagens por rios e estradas de superfície bastante variada, tudo envolvido por um cenário com diversas cachoeiras, cruzando, além de São José dos Campos, as cidades de Jambeiro e Caçapava.

Diferente do rali de velocidade, no rali de regularidade o conjunto vencedor é aquele que consegue perder o mínimo de pontos ao conseguir passar pelos pontos de cronometragem mantendo uma velocidade regular e prevista pela organização da prova.

Já o Mitsubishi Outdoor é um rali de estratégia que compreende, além da disputa off-road, também uma espécie de gincana com provas aquáticas, mountain bike, atividades ligadas à gastronomia, história e costumes da região. Será um ano especial, já que se trata do início da décima temporada da história do certame, que envolve não só pilotos e navegadores, mas é concebida para permitir a participação de família e amigos.

Nesta temporada, o Mitsubishi Outdoor terá a participação dos novos modelos da montadora: ASX e Outlander, todos eles na versão 4×4. “Agora mais pessoas poderão curtir momentos off-road, em contato com a natureza, ao lado da família e dos amigos”, comentou Corinna Souza Ramos, que destacou também o traçado, que foi ampliado em 2013. “Traçamos todas as opções de caminho. A prova está com mil quilômetros de área, o que significa que os competidores terão mais opções para escolher”, detalhou.

A temporada de ralis da Mitsubishi envolve também o projeto de ação social Mitsubishi Pró-Brasil. Para participar das provas do Mitsubishi Outdoor e do Mitsubishi Motorsports, os competidores têm de doar 30 kg de alimentos não perecíveis por carro inscrito, além de seis produtos de higiene. Tudo é destinado a entidades e associações da cidade-sede da etapa. Desde 1994, quando o Mitsubishi Motorsports teve início, já foram arrecadados cerca de 900 toneladas de alimentos.

 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube