Únicos brasileiros na prova, Spinelli e Haddad completam 8ª etapa e assumem 11º lugar no Dakar

Únicos brasileiros que seguem na edição 2014 do Rali Dakar, Guilherme Spinelli e Youssef Haddad assumiram o 11º posto na classificação geral entre os carros após fecharem a oitava especial na 11ª colocação

As imagens do oitavo estágio do Rali Dakar 2014

Guilherme Spinelli e Youssef Haddad subiram três posições na classificação geral do Rali Dakar na disputa entre os carros após a oitava especial, disputada na segunda-feira (13). A dupla da equipe Mitsubishi Petrobras marcou o 11º tempo no trecho entre Salta, na Argentina, e Calama, no Chile, e assumiu a 11ª colocação no resultado geral.
 
“Foi uma etapa bastante rápida, com alguns trechos mais travados, com muitas pedras e terreno com piso fofo, onde não se consegue ganhar muita velocidade”, explicou Spinelli. “Viemos bem e conseguimos fazer mais um dia limpo e sem imprevistos. Seguiremos com essa estratégia e buscaremos cada vez melhores resultados”, avisou. 
Guilherme Spinelli e Youssef Haddad ocupam o 11º posto na classificação do Dakar (Foto: Victor Eleutério/Mitsubishi)
No oitavo dia de disputa, os pilotos atravessaram a Cordilheira dos Andes, alcançando os 4500 metros de altitude. “Acordamos cedo e percorremos um longo caminho para atravessar os Andes. Os trechos cronometrados não foram tão altos, mas durante o deslocamento, ficamos alguns minutos a 4800 metros do nível do mar”, relatou Guilherme.
 
A especial, aliás, além de percorrer trechos de montanha também passou pelo deserto, dificultando, especialmente, o trabalho dos navegadores. “Foi um bom dia de deserto, com mudanças de direção e muita navegação”, contou Haddad. “Foi uma mescla de trechos rápidos e trechos fora de pista lentos. Errar nesse tipo de situação é bastante comum, mas completamos a prova sem surpresas”, continuou.
 
Por conta dos fortes ventos na região, a dupla não conseguia enxergar a pista e precisou recorrer a um recurso de navegação: “O Cap é a marcação de grau que encontramos na bússola. Em algumas situações, a planilha informa em que grau devemos seguir. Basta alinhar o carro na direção informada e ficar atento a outras referências da planilha”, explicou Youssef.
 
Nesta terça-feira, a caravana segue para Iquique, no Chile, onde os competidores terão de encarar as Dunas do Deserto do Atacama. “Enfrentaremos uma etapa que começa com piso firme no deserto do Atacama e termina com vários quilômetros de dunas. O ponto alto da prova é a chegada em Iquique, onde descemos uma duna gigantesca”, relatou Haddad. “É uma das imagens mais marcantes do Dakar”, concluiu. 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.