Mitsubishi inova e promove competição inédita no Brasil com disputa que mistura rali e prova de pista

A prova, que faz parte do Mitsubishi Cup, aconteceu pela primeira vez no Brasil no autódromo Velo Città, no interior de São Paulo

A Mitsubishi Motors estreou uma nova modalidade no automobilismo brasileiro, no último fim de semana, no autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. Batizada de rallycross, a competição é uma mistura de rali com prova de pista. A ideia é a unir a perícia da pilotagem off-road com a precisão e a técnica das disputas no asfalto. A competição integra a já tradicional programação da Mitsubishi Cup. 
 
A prova foi dividida em cinco categorias (L200 Triton Sport RS, L200 Triton ER, L200 Triton ER Master, ASX RS e Pajero TR4 ER). Os mesmos tipos de veículos disputaram a competição entre si em uma pista com 1.300 metros de extensão mesclando grama, terra e asfalto. As disputas contaram com classificação individual e as baterias, semifinais e finais onde quatro ou cinco carros disputavam simultaneamente. “Foi de arrepiar. O prazer é esse: participamos do primeiro rallycross do Brasil e foi fantástico”, comenta Dú Sachs, diretor de prova da Mitsubishi Cup.
Primeira etapa aconteceu no último fim de semana (Foto: Ricardo Leizer)
Para Guilherme Spinelli, pentacampeão do Rally dos Sertões, e consultor técnico da Mitsubishi Cup, o rallycross surpreendeu positivamente. “Promovemos um excelente espetáculo, principalmente por causa do formato, com corridas curtas, disputas intensas e muitas baterias seguidas, tornando o evento dinâmico. Os pilotos passando as baterias até chegar à final criou um envolvimento grande do público”, diz Spinelli. 
 
“Pra mim, o resultado final do evento superou qualquer expectativa. Foi o primeiro evento de rallycross realizado no Brasil usando os carros e as configurações próprias da Mitsubishi Cup. Não eram carros que foram projetados para esse tipo de prova e tudo funcionou muito bem. Conseguimos envolver bastante todo mundo, gerar emoção. Fiquei bastante feliz com o resultado”, acrescenta Guiga.
Competição mistura rali e prova no asfalto (Foto: Ricardo Leizer)
Os participantes gostaram da novidade introduzida no evento, a exemplo do piloto Thiago Rizzo, campeão na categoria L200 Triton ER Master. “Foi show de bola, uma adrenalina fora do normal, bem divertido”, falou. Marcos Chueda, piloto da categoria Pajero TR4 ER, foi mais um a elogiar a iniciativa. “Foi uma surpresa o rallycross, uma experiência totalmente diferente, que a maioria gostou", afirma.
 
Além do rallycross, a organização promete outras novidades ainda em 2017 no Mitsubishi Cup, entre elas prova noturna, time attack (disputas lado a lado) e corrida no terródromo. A próxima etapa está marcada para o dia 13 de maio, em Jaguariúna (SP), com provas de endurance cross-country, onde será testada a resistência do conjunto piloto, navegador e carro.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.