Spinelli/Haddad ganha nove posições e termina primeira especial do Rali Dakar 2016 com 18º lugar

Guilherme Spinelli e Youssef Haddad terminaram o dia em 18º, ganhando nove posições na etapa entre Villa Carlos Paz e Termas de Río Hondo, na Argentina. João Franciosi e Gustavo Gugelmin, estreantes na competição, optou por ajudar a dupla da Equipe Mitsubishi Petrobras e terminou na 66ª posição. Carlos Sousa e Paulo Fiuza ficaram no 84º posto

Depois do primeiro dia cancelado devido às chuvas, foi a hora de, finalmente, a Equipe Mitsubishi Petrobras acelerar no Rali Dakar 2016. Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, com o ASX Racing #318, terminaram o dia na 18ª posição, com 3h59min34, ganhando nove posições e melhorando a colocação de largada para a especial até Jujuy.
 
"Foi uma especial longa, cansativa, bem sinuosa, mas prazerosa. Do meio pro fim, muita dificuldade. Perdemos tempo atrás de outro piloto que não conseguimos ultrapassar devido à poeira. Diferentemente de ontem, hoje não choveu e tinha muito pó", disse Spinelli, que está em seu oitavo Rali Dakar. "Correu tudo bem, conseguimos terminar em uma boa colocação e com o carro em ordem. Agora iremos nos preparar para amanhã, além largarmos em uma posição melhor", afirmou o piloto.
 
O trecho entre Villa Carlos Paz e Termas de Río Hondo, na Argentina, teve que ser modificado antes da largada e foi reduzido para 387 km, passando por terrenos com grandes dificuldades, ladeiras, travessias de rios e trechos de alta velocidade.
Spinelli e Haddad estão em 18º no geral após o segundo dia (Foto: Mitsubishi)
"Foi uma especial muito técnica, com dezenas de radares e mudanças de ritmo o tempo todo. O carro se comportou muito bem e imprimimos um bom ritmo até ficarmos limitados na velocidade do carro da frente", comentou Youssef. "Largar em uma posição melhor facilita, já que podemos impor nosso ritmo desde o início", garantiu o navegador.
 
A dupla Carlos Sousa e Paulo Fiuza teve problemas logo no início do trecho. "Como vínhamos logo atrás deles, paramos para ajudar, mas não tínhamos o que fazer naquele momento", explicou Spinelli. Eles conseguiram fazer um reparo e seguiram pela especial quase até o fim, quando foram obrigados a parar novamente para não comprometer o veículo.
 
Com isso, o carro de João Franciosi e Gustavo Gugelmin, da Ralliart Brasil, que vinha logo atrás, rebocou a dupla até a chegada. O regulamento da prova permite que outro competidor dê assistência, garantindo que a dupla permaneça na competição após o reparo da equipe técnica.
 
Franciosi, que faz sua estreia na competição, optou por ajudar a dupla da Equipe Mitsubishi Petrobras e terminou na 66ª posição, com 4h59min20. Carlos Sousa e Paulo Fiuza ficaram no 84º posto, com 5h49min36.
Spinelli e Haddad estão em 18º no geral após o segundo dia (Foto: Mitsubishi)
"No deslocamento inicial tinha muito trânsito, o que virou uma loucura, pois várias duplas não chegaram no tempo pra controlar, inclusive nós. Mas, por um lado, foi bom. Cada um que estivesse pronto largavam sem a ordem inicial e sem o intervalo de 30 segundo", explicou o navegador Gustavo Gugelmin. 
 
"Mas já com 5 km pegamos o primeiro carro e fomos na poeira a prova inteira. Conseguimos fazer três ultrapassagens. Mas foi a prova inteira apertando botão do sentinela. Resolvemos rebocar o Carlos e o Paulo até o final, para que não abandonassem o Dakar! Mas, tirando isso, foi uma especial tranquila, prazerosa e com muitos radares de vilarejos. Vamos em frente, foi só um dia ainda", completou.
 
Etapa 3 – 05 de janeiro
Termas de Río Hondo – San Salvador de Jujuy (ARG)
Deslocamento: 349 km
Especial: 314 km
Total: 663 km
 
O trecho especial de 314 km desta terça-feira terá muitos pontos molhados, graças às chuvas fortes na região. O percurso terá curvas de alta velocidade que irão exigir atenção máxima das duplas.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.