Granado vence duas corridas na rodada de Valência e empata com Cardús na liderança do Europeu de Moto2

Eric Granado conseguiu um fim de semana impecável na rodada de Valência do Europeu de Moto2. Com pole-position e duas vitórias, brasileiro empatou com Ricky Cardús em 90 pontos na liderança do campeonato

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Eric Granado conseguiu um fim de semana perfeito em Valência, palco da terceira etapa do Campeonato Europeu de Moto2. Além da pole-position conquistada no sábado, o brasileiro da Promorace venceu as duas corridas deste domingo (9) e empatou em 90 pontos com Ricky Cardús na liderança do campeonato.
 
Repetindo a performance sólida demostrada no Circuito Ricardo Tormo no ano passado, Eric foi dominante no treino classificatório e conquistou a posição de honra no grid pela primeira vez no ano ao cravar 1min36s108, 0s470 à frente de Héctor Garzó, que recentemente se destacou substituindo o lesionado Xavi Vierge na Tech3 no Mundial de Moto2 na Alemanha. Cardús ficou com a última vaga na primeira fila.
Eric Granado venceu as duas corridas deste domingo em Valência (Foto: Repsol)
Depois de liderar também o warm-up desta manhã, Granado não fez uma boa largada na primeira perna da rodada e chegou a cair para quinto, com Garzó assumindo a ponta à frente de Cardús. Entretanto, a corrida foi interrompida ainda na segunda volta por conta de quedas de Xavi Cardelús e Marc Luna. Os dois não se feriram com seriedade, mas os fiscais precisaram avaliar as condições de pista.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A prova foi retomada pouco depois, para 12 voltas ao invés das 19 originais, com o grid sendo formado pelas posições definidas no treino classificatório.
 
Na relargada, Eric não fez uma saída muito melhor e, de novo, caiu para a quinta colocação, mas logo começou sua escalada. Granado assumiu o terceiro posto ainda no segundo giro e tratou de apostar em seu bom ritmo para alcançar os ponteiros, que já começavam a escapar.
 
Na abertura do quarto giro, o trio da ponta já vinha juntinho, com Granado lançando um ataque na direção de Cardús pouco depois, mergulhando por dentro na curva 14 para aproveitar que o espanhol tinha deixado a porta aberta.
 
Ricky reagiu pouco depois e voltou à frente, com Eric tentando uma reação e recebendo uma resposta irritada de Cardús, que tirou o pé direito do apoio para chutar o ar na direção do brasileiro. A manobra do #51 tinha sido limpa.
 
Apesar da disputa atrás, Garzó não conseguiu escapar dos rivais e seguia ao alcance de Cardús e Granado. No sétimo giro, Ricky assumiu a ponta e Eric aproveitou para avançar para o segundo posto, deixando Héctor em terceiro.
 
Na penúltima volta, Granado foi por dentro na curva quatro de Valência e tomou a liderança de Cardús. Ricky ainda tentou uma aproximação na entrada da curva um, mas o #51 manteve a porta fechadinha sem dar margem para o rival. Pouco depois, o #88 deu um leve errada na curva dois e perdeu contato com o brasileiro, que venceu a corrida com 0s736 de vantagem. Garzó completou o pódio.
 
O complemento da rodada dupla foi um tanto mais tranquilo para Granado. Partindo de novo da pole, o piloto da Promorace teve uma boa largada e manteve a ponta, mas foi ultrapassado por Garzó ainda na abertura do segundo giro em uma manobra agressiva do espanhol. Lukas Tulovic também se colocou à frente do brasileiro, mas foi deixado para trás pouco depois.
Eric Granado empatou com Ricky Cardús em 90 pontos na liderança do campeonato (Foto: Repsol)
Na terceira das 19 voltas, Granado passou na última curva, mas levou o troco na reta. Eric não deixou por menos e retomou a liderança na primeira curva, fechando a porta para qualquer tentativa do rival.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Com um ritmo forte, Eric logo se afastou ligeiramente do rival, mas ganhou um decisivo respiro na quinta volta, quando o #14 caiu na curva cinco perseguindo o brasileiro. Granado, então, foi abrindo mais e mais até receber a bandeirada com 3s891 de margem para Cardús, o segundo colocado. Atual campeão, Steven Odendaal ficou com o terceiro posto.
 
O ritmo superior, aliás, foi vital para garantir a vitória de Eric, já que o #51 teve de lidar com uma quebra no suporte do escapamento nas voltas finais em Valência.
 
“Foi mais uma corrida incrível”, resumiu Eric. “Pareceu fácil, mas não foi nada fácil. De fora pareceu que estava indo muito bem, mas parecia que a corrida era interminável”, contou. 
 
“Eu realmente estou muito feliz. No final, eu estava com muito medo de não acabar a corrida, porque o suporte do escapamento quebrou e estava encostando no chão em todas as curvas para a esquerda, mas eu rezei bastante nas últimas voltas para conseguir terminar e conseguir essa vitória seguida”, relatou. “É muito gratificante. Obrigado a todos que acreditam em mim”, concluiu.
 
Com o resultado deste domingo, Eric assumiu o segundo posto na classificação do Europeu de Moto2, empatado com o líder Cardús em 90 pontos. Odendaal vem em terceiro na tabela, já 25 pontos atrás dos dois ponteiros.
 
O #51 volta às pistas pelo Europeu de Moto2 em 23 de julho, no Estoril, para a quarta etapa do ano. No Brasil, Eric volta a correr em 27 de agosto, na 5ª etapa da divisão principal da Superbike Series, em Interlagos.
 
Talent Cup Europeia
 
O fim de semana em Valência também teve rodada da Talent Cup Europeia. O brasileiro Meikon Kawakami se classificou na nona colocação, mas acabou largando no fundo do pelotão por conta de uma punição. A corrida do #83, no entanto, durou muito pouco, já que ele foi derrubado por um adversário ainda nos primeiros metros.
 
A prova da Talent Cup foi vencida por Alex Toledo, que recebeu a bandeirada com 0s113 de margem para Miguel Parra. Alejandro Diez completou o pódio.
 
No campeonato, a liderança é de Toledo, que soma 64 pontos, oito a mais que Andreas Pérez, o segundo colocado. Manuel González tem o terceiro posto, à frente de Parra e Simon Jespersen. Kawakami ocupa o oitavo posto, 36 pontos atrás do líder.
POSTURA DA GLOBO NA CORRIDA DO MILHÃO DA STOCK CAR MOSTRA DESPREZO PELO AUTOMOBILISMO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.