Fontainha, Maier, Gutiérrez e Zamperetti são escolhidos para Jogos Intercontinentais da FIM
A equipe da União Continental da América Latina será chefiada por Alan Douglas na disputa inaugural em Jerez e, além da chilena Isis Carreño, do colombiano Jerónimo González, do argentino Nahuel Santamaria e da mexicana Astrid Madrigal, terá os brasileiros Kevin Fontainha, Humberto Maier, Lucas Gutiérrez e Fabrício Zamperetti
A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) divulgou nesta segunda-feira (12) os nomes dos 48 competidores que vão disputar a edição inaugural dos Jogos Intercontinentais. O evento, que acontece entre 30 de novembro e 1 de dezembro em Jerez de la Frontera, vai contar com a participação de quatro pilotos brasileiros: Kevin Fontainha, Humberto Maier, Lucas Gutiérrez e Fabrício Zamperetti. A equipe da União Continental da América Latina será chefiada por Alan Douglas.
Nesta edição de estreia, os Jogos Intercontinentais serão disputados em duas categorias: Supersport e Supersport 300. As equipes vão usar as cores de cada CONU e motos fornecidas pela Yamaha — R7 e R3 —, além de pneus Dunlop. Ferramentas, macacões, luvas e combustível também são padronizados.
Relacionadas
No total, as seis Uniões Continentais — Ásia, África, Europa, América do Norte, América Latina e Oceania — serão representadas por pilotos e pilotas de 19 países: Argentina, Austrália, Brasil, Chile, Colômbia, França, Alemanha, Itália, Indonésia, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Filipinas, Portugal, Espanha, África do Sul, Tailândia e Estados Unidos.
Com o apoio da Dorna, os Jogos Intercontinentais terão produção televisiva, com a Warner Bros. Discovery (WBD) Sports Europe transmitindo nas plataformas digitais.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
A disputa em 2024 será feita em quatro corridas, duas por categoria. Os pilotos pontuam, e a União Continental vencedora será definida de acordo com o somatório de todos os integrantes.
Presidente da FIM, Jorge Viegas, que apresentou a proposta em 2022, celebrou a primeira edição dos Jogos Intercontinentais e se mostrou animado para o evento.
“Conforme se aproxima a data dos primeiros Jogos Intercontinentais da FIM, o sentimento de antecipação está ficando cada vez mais forte”, disse Viegas. “É muito empolgante reunir todas as seis Uniões Continentais da FIM no ano do 120º aniversário e ter pilotos de todo o mundo competindo reforça um senso muito real de unidade”, seguiu.
“Estou confiante de que é apenas o início e de que os Jogos vão continuar a se desenvolver e crescer”, encerrou.
A equipe do CONU da África será chefiada por Damion Purificatti e terá Ruche Moodley, Chris Wright, Taigh Janse van Rensburg e Abigail Bosson na Supersport 300; e Clint Seller, Dino Iozzo, Leungo Gaorekwe e Nicole van Aswegen na Supersport. Todos os pilotos têm origem sul-africana.
O CONU da Ásia terá na Supersport 300 o malaio Putra Farres, o filipino Mckinley Paz, o indonésio Aldi Mahendra e a japonesa Miu Nakahara; e na Supersport o malaio Kasma Daniel, o japonês Soichiro Minamimoto, o tailandês Apiwath Wongthananon e o japonesa Naoko Takasugi. O comando da equipe será de Akita Goto.
O CONU da Europa terá Alessandro Sambuco, com os italianos Alessandro Di Persio e Josephine Bruno, o espanhol Gonzalo Sánchez Melendez e o português Tomas Alonso na Supersport 300; enquanto o italiano Elia Bartolini, a espanhola María Herrera, o alemão Valentin Folger e o francês Enzo de la Vega correm na Supersport.
Na equipe latino-americana, o brasileiro Kevin Fontainha terá a companhia da chilena Isis Carreño, do colombiano Jerónimo González e do argentino Nahuel Santamaria na Supersport 300; enquanto Maier, Gutiérrez e Zamperetti se unem à mexicana Astrid Madrigal na Supersport.
A equipe da América do Norte ainda não tem um chefe definido, mas terá apenas pilotos dos Estados Unidos: Avery Dreher, Mikayla Moore, Maxwell Toth e Matthew Chapin na Supersport 300; e Hayden Schultz, Mallory Dobbs, Rocco Landers e Blake Davies na Supersport.
A equipe da Oceania será chefiada por Andrew Pitt, com Archie McDonald, Jesse Stroud, Tara Morrison e Cameron Swain na Supersport 300; e Mike Jones, Tayla Relph, Tom Toparis e Max Stauffer na Supersport.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.