Ministério Público entra em caso e acompanha investigação de morte de Danilo Berto no SuperBike Brasil

O Ministério Público de São Paulo indicou na última terça-feira (28) o promotor de justiça Renato Davanso para acompanhar as investigações policiais da mais recente morte no SuperBike Brasil - a de Danilo Berto, no último final de semana. A polícia tem um mês (mais possível prorrogação) como prazo para investigar o ocorrido

O Ministério Público de São Paulo anunciou na última terça-feira (28) que entrou no caso da morte de Danilo Berto, no último domingo, em etapa do SuperBike Brasil em Interlagos.

De acordo com o órgão, o promotor de justiça Renato Davanso ficará encarregado de acompanhar a investigação, que é feita pela Polícia Civil. Ao GRANDE PRÊMIO, o MP-SP afirmou que a polícia tem prazo de um mês, mais possível pedido de prorrogação, para a conclusão da investigação.

Após este prazo, a conclusão é entregue ao MP-SP, que terá uma nova indicação de promotor para analisar o resultado e as novas ações a serem realizadas.

Danilo Berto em Interlagos (Foto: Sampafotos/Facebook)

Na nota oficial divulgada pelo órgão, a morte de Maurício Paludete, no meio do último mês de abril, é citada, tal como o fato de que a morte de Berto é a quinta no SuperBike Brasil nos últimos três anos.

Berto, da Pitico Racing Team, tinha 35 anos, e  bateu ainda no warm-up da categoria SBK Extreme, no início da manhã de domingo – a largada para a corrida foi realizada pouco mais de uma hora depois do acidente. O piloto passou reto na curva do Laranjinha, bateu na barreira de proteção e caiu em um barranco fora do traçado. A moto, uma Kawasaki ZX10, foi levada para inspeção.

Assim que Berto bateu, uma ambulância entrou na pista e levou o piloto para o Centro Médico. De lá, depois de um procedimento para estabilização do quadro clínico, foi transferido pelo helicóptero da Polícia Militar para o Hospital das Clínicas. O Boletim de Ocorrência foi registrado no 101º DP, no Jardim das Imbuais, também na zona sul de São Paulo.

Poucas horas depois da sua internação, Berto foi declarado morto pelo Hospital das Clínicas. A entidade, por meio da sua assessoria de imprensa, confirmou a informação ao GP. Oficialmente, o boletim médico sobre a morte de Berto foi divulgado às 17h03 (horário de Brasília).

Danilo Berto em Interlagos (Foto: Sampafotos/Facebook)

Histórico de mortes

O acidente fatal de Danilo Berto é o segundo apenas neste ano, com o já citado Maurício Paludete sendo outra vítima no SuperBike Brasil, em abril.

Outras três mortes aconteceram desde 2015: Joãozinho Treze, que perdeu a vida após sofrer acidente em Goiânia, além de Sérgio dos Santos e Rogério Munuera, em 2017 e 2018, respectivamente, em Interlagos.

Desde o acidente fatal do último domingo, Honda, Yamaha e Kawasaki anunciaram que se afastaram temporariamente da categoria "até que as causas sejam esclarecidas e medidas efetivas sejam tomadas pela organização para atestar as condições de segurança aos participantes."
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.