Motociclismo

Yamaha segue Honda e opta por suspender participação no SuperBike Brasil após nova morte em Interlagos

A morte de Danilo Berto no último fim de semana trouxe novo impacto negativo para o SuperBike Brasil. A Yamaha seguiu o exemplo da Honda e optou por suspender participação de forma temporária, aguardando novas medidas de segurança

Grande Prêmio / VITOR FAZIO, de Berlim
A segunda-feira (27) ainda reservou uma nova baixa para o SuperBike Brasil. Horas após o anúncio da suspensão da participação da Honda na categoria, a Yamaha tomou o mesmo rumo. O motivo foi o mesmo: reação à nova morte no campeonato, de Danilo Berto no último fim de semana.
 
A Yamaha define a suspensão como “temporária”, só se encerrando quando o SuperBike Brasil “apresentar medidas [...] que comprovem a segurança dos pilotos”. Trata-se do mesmo pedido feito horas antes pela Honda, que falou em busca pelo esclarecimento das causas da morte de Berto.
Danilo Berto (Foto: Reprodução/Facebook)
O SuperBike Brasil tem, em anos recentes, uma história marcada por acidentes graves e mortes. Em espaço de aproximadamente dois anos, de 2017 para cá, o campeonato registrou quatro mortes, todas em Interlagos, principal casa da categoria.
 
A sequência começou com Sérgio dos Santos, que bateu com força na Curva do Sol em julho de 2017, não resistindo aos ferimentos. Um ano depois, em junho de 2018, foi Rogério Munuera quem sucumbiu às consequências de um impacto contra a barreira de proteção do S do Senna.
 
Foi na famosa curva de Interlagos que a primeira morte de 2019 no SuperBike Brasil aconteceu. Maurício Paludete perdeu controle sob chuva ainda na reta principal, também morrendo em decorrência do impacto com a barreira de proteção. O incidente foi em abril, apenas um mês antes do mais recente – Danilo Berto, neste fim de semana.

Confira o comunicado da Yamaha:
 
A Yamaha Motor do Brasil lamenta o acidente que vitimou o piloto Danilo Berto, da equipe PRT Racing, ocorrido no domingo 26/05, no Circuito de Interlagos, durante o aquecimento da categoria Extreme do SuperBike Brasil, e presta condolências aos familiares e amigos.
 
A Yamaha informa que irá suspender temporariamente o patrocínio ao SuperBike Brasil e sua participação com a categoria R3 Cup. A suspensão seguirá até que a organização do SuperBike Brasil apresente medidas adicionais que efetivamente comprovem a segurança dos participantes.

LEIA TAMBÉM


Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.