2s5 à frente de Miller, Márquez anota em Brno maior diferença no grid em 42 anos

Marc Márquez fez uma grande mágica na classificação do GP da Tchéquia. Neste sábado (3), arriscou nos pneus slicks em um asfalto úmido, ficou com a pole-position com uma vantagem de 2s5 e ainda anotou a maior distância entre o primeiro e segundo colocados do grid em 42 anos

Marc Márquez é um piloto que tem feito o inimaginável no Mundial de Motovelocidade e, neste sábado (3), voltou a encantar os seus torcedores e o esporte a motor como um todo. Na classificação do GP da Tchéquia, o espanhol ficou com a pole-position com uma vantagem de 2s524, a maior da era MotoGP e também em 42 anos.
 
Na tomada de tempos em Brno, as condições estavam bastante complicadas para os competidores. No início do Q2, a chuva havia dado uma trégua, mas voltou a aparecer na reta final dos 15 minutos de cronômetro.
Marc Márquez (Foto: Reprodução)

E o titular da Honda decidiu ousar. Indo com pneus slicks, para pista seca, em um asfalto que estava bastante únido, levou sua moto até o limite para cravar a marca de 2min02s753 e ficar com a posição de honra do grid com margem confortável superior a 2s.
 

A distância do pentacampeão para o segundo colocado, Jack Miller, foi tão grande que, inclusive, nunca havia sido vista na era da MotoGP. A maior anterior havia sido entre Aleix Espargaró e o próprio piloto, em 2014 na Holanda, quando 1s405 separavam os pilotos.
 
Se for olhar mais para trás, desde a época das 500cc, é difícil encontrar tamanha extensão entre o primeiro e o segundo colocado do grid, precisando voltar nada menos que 42 anos. Coincidentemente também foi em Brno, em 1977. Johnny Cecotto teve um respiro de 3s96 para Pat Hennen. Detalhe: o circuito tinha o dobro do tamanho, com 10,8 km.
 

 
Paddockast #27
Schumacher e Vettel: UNIDOS POR UM RECORDE

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.