Espargaró se irrita com desempenho da Aprilia no Japão: “Não somos capazes de melhorar”
Aleix Espargaró não avançou para o Q2 da classificação, caiu na sprint e terminou a prova principal do Japão apenas na nona colocação. Depois, sobrou reclamação para a falta de aderência da Aprilia em Motegi
O fim de semana do GP do Japão não foi dos melhores para Aleix Espargaró. Depois de conseguir apenas o 15º lugar na classificação, o piloto da Aprilia caiu na corrida sprint e foi o nono colocado na prova principal em Motegi. Um rendimento diferente do companheiro Maverick Viñales, que chegou a largar na primeira fila do grid.
Mas mesmo com o problema físico, a falta de ritmo foi nítida em Motegi, terminando a corrida de domingo (6) a 30 segundos do vencedor. A fala de aderência, segundo Espargaró, foi a grande dificuldade durante a prova.
“Fui realmente mal, é muito difícil de entender e aceitar. De entender, pois é incrível como podemos ter tão pouca aderência. Parece que usamos outros pneus e estamos em outro asfalto. Foi surreal quando me passaram Marco Bezzecchi e Fabio Di Giannantonio, é difícil entender porque a moto não tem aderência”, desabafou o espanhol.
“Lutei muito. Estou arrebentado e a moto não vira nada. Por culpa da baixa aderência, derrapei durante toda a corrida. Cheguei no limite da gasolina porque com tanto giro, todas as luzes [do painel] acenderam”, acrescentou.
“Não sei se a moto aqui foi pior do que no resto da temporada. Tento interpretar, fazemos análises com a equipe, com os engenheiros, mas não sou capaz de entender onde a moto foi pior, só que os outros melhoraram uma barbaridade. E nós não somos capazes de melhorar ou pioramos um pouco”, concluiu.
Com o resultado ruim no Japão, Aleix Espargaró chegou aos 134 pontos no campeonato, mas saiu do top-10, caindo para o 11º lugar na tabela de pontos. No Mundial de Construtores, a Aprilia segue a caçada contra a KTM na luta pelo vice, com 20 pontos de desvantagem a quatro etapas para o fim.
A MotoGP volta à pista entre os dias 18 e 20 de outubro para o GP da Austrália, em Phillip Island, 16ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.