Aleix Espargaró voa e puxa 1-2 da Aprilia com Viñales no dia 1 de testes na Malásia
Já com um dia de testes nas costas em 2022, o catalão começou o sábado (5) com o pé direito em Sepang e, ainda nas primeiras horas do dia, cravou 1min58s371 para colocar a RS-GP no topo da folha de tempos. Maverick Viñales e Álex Rins completaram o top-3
A Aprilia foi o grande destaque do primeiro dia de testes oficiais da MotoGP em 2022. Ainda nos primeiros 90 minutos da sessão de 8 horas deste sábado (5), Aleix Espargaró cravou 1min58s371 para colocar a RS-GP no topo da folha de tempo com um dos melhores tempos já registrados no traçado malaio.
Única fábrica ainda com direito a usar as concessões previstas no regulamento da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), a casa de Noale pôde participar do shakedown do início da semana com os titulares, além de ter feito mais um dia de exercícios privados no circuitos. No primeiro encontro com todo o elenco do campeonato deste ano, Aleix fez valer a experiência de ter guiado em um dos quatro dias de atividades de que a marca italiana participou.
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Aproveitando a evolução demonstrada pela Aprilia, que foi uma das marcas que mais desenvolveu a moto ao longo do inverno europeu, Aleix sustentou a liderança na maior parte da sessão com 0s267 de margem para Enea Bastianini, que se destacou na estreia com a Gresini.
Com pouco mais de 14 minutos para o fim do treino, Maverick Viñales aproveitou a 54ª volta para cravar 1min54s384 e formar uma dobradinha para a Aprilia, só 0s013 mais lento do que Aleix. Bastianini, que guia em Sepang pela primeira vez com uma MotoGP, caiu para terceiro, mas, pouco mais adiante, escorregou para quarto atrás de Álex Rins, que subiu para terceiro, com 1min58s471. Johann Zarco ficou com a quinta colocação, 0s575 atrás do líder.
Campeão vigente, Fabio Quartararo chegou a 1min59s002 e ficou com o sexto tempo, 0s631 atrás de Aleix. A casa de Noale também levou para Sepang novas entradas de ar para testar na YZR-M1.
Do lado da Suzuki, o trabalho foi para refinar a GSX-RR. Joan Mir e Álex Rins, que sofreu uma queda sem maiores consequências físicas neste sábado, ficaram em sexto e sétimo, separados por 0s090 na maior parte da sessão, antes de Rins se afastar do companheiro nos minutos finais.
De volta à MotoGP após perder as duas últimas etapas de 2021 por conta de um problema de visão, Marc Márquez sofreu duas quedas, mas aproveitou a repaginada total da Honda na RC213V para alcançar a oitava colocação, com 1min59s287, 0s066 melhor que Pol Espargaró, o companheiro de equipe.
Novato na classe rainha, Marco Bezzecchi melhorou nos instantes finais e saltou para décimo, 1s179 atrás do líder. Piloto de testes da Yamaha, Cal Crutchlow ficou em 11º, diante de Takaaki Nakagami. Também estreante, Raúl Fernández ficou em 13º, 1s3 atrás do ponteiro.
Brad Binder, que sofreu uma queda nos minutos finais, aparecia logo atrás, na frente de Álex Márquez, Miguel Oliveira, Jorge Martín, Luca Marini e Francesco Bagnaia, que tem primeiro dia bastante discreto. Fabio Di Giannantonio, que ficou de fora de boa parte do shakedown por causa de uma gastroenterite, foi o 20º.
Franco Morbidelli fez a melhor de 61 voltas em 2min00s107 e ficou em 21º, seguido por Jack Miller, Andrea Dovizioso e Remy Gardner. Darryn Binder foi o 25º, diante de Sylvain Guintoli e Lorenzo Savadori, pilotos de testes de Suzuki e Aprilia.
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MotoGP 2022, Malásia, Sepang, Teste coletivo, Dia 1:
1 | A ESPARGARÓ | Aprilia Gresini | 1:58.371 | 9 | 42 | |
2 | M VIÑALES | Aprilia | 1:58.384 | +0.013 | 54 | 56 |
3 | Á RINS | Suzuki | 1:58.471 | +0.100 | 71 | 72 |
4 | E BASTIANINI | Gresini Ducati | 1:58.638 | +0.267 | 23 | 44 |
5 | J ZARCO | Pramac Ducati | 1:58.946 | +0.575 | 47 | 59 |
6 | F QUARTARARO | Yamaha | 1:59.002 | +0.631 | 49 | 57 |
7 | J MIR | Suzuki | 1:59.067 | +0.696 | 63 | 68 |
8 | M MÁRQUEZ | Honda | 1:59.287 | +0.916 | 55 | 62 |
9 | P ESPARGARÓ | Honda | 1:59.353 | +0.982 | 25 | 64 |
10 | M BEZZECCHI | VR46 | 1:59.468 | +1.097 | 49 | 49 |
11 | C CRUTCHLOW | Yamaha | 1:59.558 | +1.187 | 29 | 47 |
12 | T NAKAGAMI | LCR Honda | 1:59.634 | +1.263 | 60 | 62 |
13 | R FERNÁNDEZ | Tech3 KTM | 1:59.682 | +1.311 | 66 | 69 |
14 | B BINDER | KTM | 1:59.784 | +1.413 | 49 | 58 |
15 | A MÁRQUEZ | LCR Honda | 1:59.913 | +1.542 | 51 | 65 |
16 | M OLIVEIRA | KTM | 1:59.945 | +1.574 | 38 | 60 |
17 | J MARTÍN | Pramac Ducati | 1:59.949 | +1.578 | 19 | 49 |
18 | L MARINI | VR46 | 1:59.966 | +1.595 | 50 | 52 |
19 | F BAGNAIA | Ducati | 2:00.027 | +1.656 | 22 | 61 |
20 | F DI GIANNANTONIO | Gresini Ducati | 2:00.047 | +1.676 | 39 | 42 |
21 | F MORBIDELLI | Yamaha | 2:00.107 | +1.736 | 25 | 61 |
22 | J MILLER | Ducati | 2:00.177 | +1.806 | 48 | 55 |
23 | A DOVIZIOSO | RNF YAMAHA | 2:00.342 | +1.971 | 24 | 60 |
24 | R GARDNER | Tech3 KTM | 2:00.470 | +2.099 | 59 | 60 |
25 | D BINDER | RNF YAMAHA | 2:00.818 | +2.447 | 43 | 45 |
26 | S GUINTOLI | Suzuki | 2:01.390 | +3.019 | 37 | 46 |
27 | L SAVADORI | Aprilia Gresini | 2:04.385 | +6.014 | 6 | 15 |