Álex Márquez sobra e lidera 1-2 da Honda com Nakagami no TL1 em Teruel. Mir é terceiro

Mesmo com uma queda na última das 19 voltas que fez na manhã desta sexta-feira (23), o espanhol da Honda assegurou a liderança do primeiro treino com 0s438 de margem para o japonês da LCR. Líder do Mundial, Joan Mir ficou em terceiro

Vindo de mais um pódio ― o segundo na MotoGP ―, Álex Márquez abriu o fim de semana do GP de Teruel com o pé direito. O piloto da Honda assegurou a liderança do primeiro treino livre mesmo com uma queda na última das 19 voltas que deu no MotorLand de Aragão nesta sexta-feira (23).

Calçando a traseira da Honda com um pneu macio, Álex foi 1min48s184 na penúltima volta para recuperar a liderança que tinha perdido para Takaaki Nakagami com 0s438 de folga. O irmão de Marc ainda tentou uma nova volta rápida, mas caiu na curva 17 e não melhorou.

Álex Márquez liderou o treino desta manhã (Foto: Red Bull Content Pool)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Líder do campeonato, Joan Mir foi 0s809 mais lento que Márquez e acabou em terceiro. O piloto da Suzuki, assim como a maioria dos pilotos, não usou pneu macio nos instantes finais do treino.

Substituto de Marc, Stefan Bradl ficou com a quarta colocação, à frente de Franco Morbidelli e Maverick Viñales. Melhor Ducati, Jack Miller foi o sétimo, com Aleix e Pol Espargaró e Cal Crutchlow fechando o top-10.

Fabio Quartararo teve uma manhã discreta e acabou apenas em 17º. O piloto da SRT Yamaha completou 18 voltas, a melhor delas em 1min49s621, e acabou 1s437 atrás de Márquez.

Saiba como foi o treino livre 1 da MotoGP em Alcañiz:

Ao contrário da semana passada, a sexta-feira amanheceu com temperaturas um pouco mais elevadas. Na hora do primeiro treino do fim de semana, os termômetros mediam 18°C, com o asfalto chegando a 19°C. A velocidade do vento era de 11 km/h.

Com 1min5s694, Quartararo abriu a sessão matutina no topo da tabela, mas logo foi substituído por Miller. Álex Márquez assumiu a segunda colocação, à frente de Johann Zarco.

Na quinta volta nesta manhã, Viñales foi a 1min49s176 e assumiu a ponta, 0s090 melhor que Miller. Pol Espargaró era o terceiro, seguido por Cal Crutchlow, Álex Márquez, Álex Rins e Mir.

Na sequência, Álex Márquez baixou para 1min48s953 e assumiu o comando da atividade, 0s102 mais rápido que Takaaki Nakagami, o segundo colocado. Viñales, Morbidelli e Mir completavam o top-5.

Instantes mais tarde, a liderança passou para as mãos de Nakagami, que foi 0s331 mais rápido que Márquez. Mir avançou para o terceiro posto, 0s497 mais lento do que o japonês da LCR.

Restando 15 minutos para o fim do primeiro treino do fim de semana, Nakagami seguia no topo da tabela, 0s331 melhor que Álex Márquez. Mir era o terceiro, com Viñales, Morbidelli, Miller, Aleix e Pol Espargaró, Crutchlow e Zarco fechando o top-10. Quartararo era o 17º.

Depois de uma passagem pelos boxes, Morbidelli voltou para a pista para cravar 1min49s100 e assumir o quarto posto, 0s478 atrás de Nakagami. Usando um pneu macio novo na dianteira e um médio atrás, Mir seguiu o mesmo caminho, mas não melhorou o bastante para sair do terceiro lugar, apenas reduzindo para 0s376 o atraso em relação a Takaaki.

Quem também conseguiu ser mais rápido foi Aleix Espargaró. O catalão registrou 1min49s305, mas permaneceu na sétima colocação, 0s683 atrás do líder. O caçula Pol vinha 0s041 atrás.

Com pouco mais de três minutos para o fim, Stefan Bradl cravou 1min49s003 e saltou para a quarta colocação, 0s381 mais lento que Nakagami. Enquanto isso, Crutchlow pegava uma carona de volta aos boxes da LCR após um problema mecânico com a RC213V.

Calçando a traseira da Honda com um pneu macio novo, Márquez foi a 1min48s184 para recuperar a ponta, abrindo 0s438 de margem para o futuro companheiro de LCR, uma vez que vai descer para a equipe satélite em 2021.

Já com o cronômetro zerado, Álex vinha baixando ainda mais, mas acabou caindo no último setor da pista, na curva 17, e não teve como melhorar. Ainda assim, o espanhol, que não se feriu, assegurou a liderança da sessão.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP de Teruel, 12ª etapa do Mundial de Motovelocidade 2020.

LEIA TAMBÉM
Da rejeição ao conto de fadas: Álex Márquez cala críticos e mostra a que veio na MotoGP
FIM precisa de penas mais duras se quiser recuperar controle dos pilotos da Moto3
Morreu e foi substituída? Como Yamaha perde desempenho fácil e fracassa em Aragão
Contágio de Rossi e mais casos de Covid-19: como alerta vermelho já soa na MotoGP

Ouça os programas do GRANDE PRÊMIO no formato de podcast:
Anchor | Apple | Spotify | Google | Pocket Cast | Radio Public | Breaker

MotoGP 2020, GP de Teruel, MotorLand, treino livre 1

1A MÁRQUEZHonda1:48.184 
2T NAKAGAMILCR Honda1:48.622+0.438
3J MIRSuzuki1:48.992+0.808
4S BRADLHonda1:49.003+0.819
5F MORBIDELLISRT Yamaha1:49.100+0.916
6M VIÑALESYamaha1:49.176+0.992
7J MILLERPramac Ducati1:49.211+1.027
8A ESPARGARÓAprilia Gresini1:49.305+1.121
9P ESPARGARÓKTM1:49.346+1.162
10C CRUTCHLOWLCR Honda1:49.356+1.172
11J ZARCOAvintia Ducati1:49.360+1.176
12A RINSSuzuki1:49.372+1.188
13M OLIVEIRATech3 KTM1:49.442+1.258
14D PETRUCCIDucati1:49.482+1.298
15I LECUONATech3 KTM1:49.501+1.317
16A DOVIZIOSODucati1:49.512+1.328
17F QUARTARAROSRT Yamaha1:49.621+1.437
18B SMITHAprilia Gresini1:49.727+1.340
19B BINDERKTM1:49.962+1.778
20T RABATAvintia Ducati1:50.215+2.031
21F BAGNAIAPramac Ducati1:50.251+2.067

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube