Álex Márquez sobra e lidera 1-2 da Honda com Nakagami no TL1 em Teruel. Mir é terceiro
Mesmo com uma queda na última das 19 voltas que fez na manhã desta sexta-feira (23), o espanhol da Honda assegurou a liderança do primeiro treino com 0s438 de margem para o japonês da LCR. Líder do Mundial, Joan Mir ficou em terceiro
Vindo de mais um pódio ― o segundo na MotoGP ―, Álex Márquez abriu o fim de semana do GP de Teruel com o pé direito. O piloto da Honda assegurou a liderança do primeiro treino livre mesmo com uma queda na última das 19 voltas que deu no MotorLand de Aragão nesta sexta-feira (23).
Calçando a traseira da Honda com um pneu macio, Álex foi 1min48s184 na penúltima volta para recuperar a liderança que tinha perdido para Takaaki Nakagami com 0s438 de folga. O irmão de Marc ainda tentou uma nova volta rápida, mas caiu na curva 17 e não melhorou.
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Líder do campeonato, Joan Mir foi 0s809 mais lento que Márquez e acabou em terceiro. O piloto da Suzuki, assim como a maioria dos pilotos, não usou pneu macio nos instantes finais do treino.
Substituto de Marc, Stefan Bradl ficou com a quarta colocação, à frente de Franco Morbidelli e Maverick Viñales. Melhor Ducati, Jack Miller foi o sétimo, com Aleix e Pol Espargaró e Cal Crutchlow fechando o top-10.
Fabio Quartararo teve uma manhã discreta e acabou apenas em 17º. O piloto da SRT Yamaha completou 18 voltas, a melhor delas em 1min49s621, e acabou 1s437 atrás de Márquez.
Saiba como foi o treino livre 1 da MotoGP em Alcañiz:
Ao contrário da semana passada, a sexta-feira amanheceu com temperaturas um pouco mais elevadas. Na hora do primeiro treino do fim de semana, os termômetros mediam 18°C, com o asfalto chegando a 19°C. A velocidade do vento era de 11 km/h.
Com 1min5s694, Quartararo abriu a sessão matutina no topo da tabela, mas logo foi substituído por Miller. Álex Márquez assumiu a segunda colocação, à frente de Johann Zarco.
Na quinta volta nesta manhã, Viñales foi a 1min49s176 e assumiu a ponta, 0s090 melhor que Miller. Pol Espargaró era o terceiro, seguido por Cal Crutchlow, Álex Márquez, Álex Rins e Mir.
Na sequência, Álex Márquez baixou para 1min48s953 e assumiu o comando da atividade, 0s102 mais rápido que Takaaki Nakagami, o segundo colocado. Viñales, Morbidelli e Mir completavam o top-5.
Instantes mais tarde, a liderança passou para as mãos de Nakagami, que foi 0s331 mais rápido que Márquez. Mir avançou para o terceiro posto, 0s497 mais lento do que o japonês da LCR.
Restando 15 minutos para o fim do primeiro treino do fim de semana, Nakagami seguia no topo da tabela, 0s331 melhor que Álex Márquez. Mir era o terceiro, com Viñales, Morbidelli, Miller, Aleix e Pol Espargaró, Crutchlow e Zarco fechando o top-10. Quartararo era o 17º.
Depois de uma passagem pelos boxes, Morbidelli voltou para a pista para cravar 1min49s100 e assumir o quarto posto, 0s478 atrás de Nakagami. Usando um pneu macio novo na dianteira e um médio atrás, Mir seguiu o mesmo caminho, mas não melhorou o bastante para sair do terceiro lugar, apenas reduzindo para 0s376 o atraso em relação a Takaaki.
Quem também conseguiu ser mais rápido foi Aleix Espargaró. O catalão registrou 1min49s305, mas permaneceu na sétima colocação, 0s683 atrás do líder. O caçula Pol vinha 0s041 atrás.
Com pouco mais de três minutos para o fim, Stefan Bradl cravou 1min49s003 e saltou para a quarta colocação, 0s381 mais lento que Nakagami. Enquanto isso, Crutchlow pegava uma carona de volta aos boxes da LCR após um problema mecânico com a RC213V.
Calçando a traseira da Honda com um pneu macio novo, Márquez foi a 1min48s184 para recuperar a ponta, abrindo 0s438 de margem para o futuro companheiro de LCR, uma vez que vai descer para a equipe satélite em 2021.
Já com o cronômetro zerado, Álex vinha baixando ainda mais, mas acabou caindo no último setor da pista, na curva 17, e não teve como melhorar. Ainda assim, o espanhol, que não se feriu, assegurou a liderança da sessão.
O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP de Teruel, 12ª etapa do Mundial de Motovelocidade 2020.
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MotoGP 2020, GP de Teruel, MotorLand, treino livre 1
1 | A MÁRQUEZ | Honda | 1:48.184 | |
2 | T NAKAGAMI | LCR Honda | 1:48.622 | +0.438 |
3 | J MIR | Suzuki | 1:48.992 | +0.808 |
4 | S BRADL | Honda | 1:49.003 | +0.819 |
5 | F MORBIDELLI | SRT Yamaha | 1:49.100 | +0.916 |
6 | M VIÑALES | Yamaha | 1:49.176 | +0.992 |
7 | J MILLER | Pramac Ducati | 1:49.211 | +1.027 |
8 | A ESPARGARÓ | Aprilia Gresini | 1:49.305 | +1.121 |
9 | P ESPARGARÓ | KTM | 1:49.346 | +1.162 |
10 | C CRUTCHLOW | LCR Honda | 1:49.356 | +1.172 |
11 | J ZARCO | Avintia Ducati | 1:49.360 | +1.176 |
12 | A RINS | Suzuki | 1:49.372 | +1.188 |
13 | M OLIVEIRA | Tech3 KTM | 1:49.442 | +1.258 |
14 | D PETRUCCI | Ducati | 1:49.482 | +1.298 |
15 | I LECUONA | Tech3 KTM | 1:49.501 | +1.317 |
16 | A DOVIZIOSO | Ducati | 1:49.512 | +1.328 |
17 | F QUARTARARO | SRT Yamaha | 1:49.621 | +1.437 |
18 | B SMITH | Aprilia Gresini | 1:49.727 | +1.340 |
19 | B BINDER | KTM | 1:49.962 | +1.778 |
20 | T RABAT | Avintia Ducati | 1:50.215 | +2.031 |
21 | F BAGNAIA | Pramac Ducati | 1:50.251 | +2.067 |