Aos 16 anos, Quartararo vence duelo com Kent e fatura primeira pole da carreira na Moto3 em Jerez de la Frontera

Com 16 anos recém completos, o estreante Fabio Quartararo faturou sua primeira pole-position no Mundial de Moto3. Danny Kent aparece em segundo, com Miguel Oliveira fechando a primeira fila

A cobertura completa do GP da Espanha no GRANDE PRÊMIO

Não demorou muito para que Fabio Quartararo fizesse jus a fama de prodígio. Neste sábado (2), correndo pela primeira vez no Mundial de Moto3 em uma pista que conhece, o francês conquistou sua primeira pole-position no certame, batendo um dos pilotos mais experientes do grid da classe inicial.
 
Com seu melhor giro em 1min46s791, Fabio fechou o treino classificatório com 0s120 de vantagem para Danny Kent, o líder do Mundial, e vai sair na posição de honra pela primeira vez naquela que é apenas sua quarta prova no Mundial.
Fabio Quartararo conquistou sua primeira pole no Mundial de Moto3 (Foto: Repsol)
Defendendo a honra da KTM, Miguel Oliveira anotou 1min46s984 e vai fechar a primeira fila, à frente de Brad Binder, seu companheiro de Red Bull KTM Ajo, que abre a linha seguinte.
 
Philipp Oettl surge na sequência, à frente de Karel Hanika. Já com o cronômetro travado, o tcheco sofreu um forte high-side na curva 9. Remy Gardner precisou pensar rápido, mas evitou um acidente de maiores dimensões ao desviar do #98.
 
Enea Bastianini vai abrir a terceira fila do grid, com Romano Fenati, Niccolò Antonelli e Jorge Navarro completando a relação dos dez primeiros no grid.
 

#GALERIA(5292)

Saiba como foi o treino classificatório da Moto3 em Jerez:
 
O Mundial de Motovelocidade foi presenteado com um clima perfeito em Jerez de la Frontera. Às vésperas do início do treino classificatório da Moto3, sol brilhava no céu de Andalucía, com os termômetros marcando 30°C e o asfalto chegando a 41°C. Os ventos sopravam no sentido sul a uma velocidade de 10 km/h.
 
Como o grip é sempre um problema em Jerez, os pilotos não tardaram a ir para a pista tão logo o pit-lane foi aberto para aproveitar as temperaturas mais baixas.
 
Com 1min48s071, Isaac Viñales começou na ponta, à frente de Philipp Oettl e Enea Bastianini. Pouco depois, Éfren Vázquez assumiu a liderança, melhorando o tempo do piloto da Husqvarna em 0s013.
 
Na sequência, foi Jakub Kornfeil quem assumiu a liderança ao cravar 1min47s696. Vázquez vinha 0s107, seguido por Viñales, Miguel Oliveira, Oettl, Jorge Navarro, Livio Loi, Fabio Quartararo, Remy Gardner e Enea Bastianini.
 
Com 13 minutos de sessão, Viñales registrou 1min47s665 e recuperou a liderança, abrindo 0s031 de vantagem para Kornfeil.
Danny Kent ficou com o segundo posto no grid  (Foto: Kiefer)
Completado o primeiro terço do treino, os pilotos seguiram para os boxes para os primeiros ajustes. Viñales liderava, com Kornfeil, Vázquez, Oliveira, Oettl, Navarro, Loi, Quartararo, Gardner e Bastianini fechando o top-10.
 
De volta à pista, Karel Hanika acertou um giro em 1min47s851 e assumiu o quinto posto, 0s186 atrás do líder. 
 
Pouco depois, Fenati assumiu a ponta, as foi imediatamente batido por Kent, que virou 0s192 mais rápido. Com 1min46s904, entretanto, foi Quartararo que se instalou na liderança. 
 
Kent tentou responder de imediato, mas não conseguiu superar o francês e apenas levou a vantagem de Quartararo para apenas 0s007.
 
Miguel Oliveira também conseguiu melhorar e assumiu a terceira colocação, 0s080 atrás do #20 da Estrella Galicia 0,0.
 
Com a parte intermediária da sessão completada, os pilotos voltaram para os boxes em busca de novos pneus para o ataque final à pole-position. Quartararo liderava, com Kent, Oliveira, Fenati, Navarro, Viñales, Konfeil, Ajo, Vázquez e Oettl completado o top-10.
 
Na saída dos boxes, Fenati ficou esperando a saída de Kent para aproveitar o vácuo do britânico. Ligeiro, o piloto da Kiefer sinalizou que o italiano podia ir na frente e o #5 não teve opção a não ser entrar na pista primeiro.
 
Em busca da pole, Danny cansou do jogo do italiano e pulou para a frente, passando a rodar em ritmo de pole. O britânico precisava descontar os 0s007 que Quartararo tinha de vantagem.
 
Fabio, por sua vez, não vinha parado e conseguiu baixar seu tempo de volta para 1min46s791, abrindo 0s120 de vantagem para Kent. Oliveira aparecia em terceiro, à frente de Binder, Oettl, Hanika, Bastianini, Fenati, Antonelli e Navarro.
 
Correndo contra o relógio, Kent estava preso atrás de Kornfeil e não tinha como se livrar do tcheco para impor seu ritmo. Quartararo, por sua vez, tampouco conseguia melhorar, mas não precisava, já que não tinha ninguém para bater seu ritmo.

Já com o treino encerrado, Stefano Manzi se distraiu e acabou acertando a traseira de Oliveira, que estava parado na área determinada para treino de largada. O italiano acabou sendo arremessado da moto, mas não se feriu com gravidade.

Moto3, GP da Espanha, Jerez de la Frontera, Grid de largada:

1
20
FABIO QUARTARARO
FRA
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda
1:46.791
 
2
52
DANNY KENT
ING
KIEFER Honda
1:46.911
+0.120
3
44
MIGUEL OLIVEIRA
POR
RED BULL KTM AJO
1:46.984
+0.193
4
41
BRAD BINDER
SAF
RED BULL KTM AJO
1:47.180
+0.389
5
65
PHILIPP OETTL
ALE
SCHEDL GP KTM
1:47.194
+0.403
6
98
KAREL HANIKA
TCH
RED BULL KTM AJO
1:47.198
+0.407
7
33
ENEA BASTIANINI
ITA
GRESINI Honda
1:47.251
+0.460
8
5
ROMANO FENATI
ITA
VR46 KTM
1:47.355
+0.564
9
23
NICCOLÒ ANTONELLI
ITA
ONGETTA Honda
1:47.394
+0.603
10
9
JORGE NAVARRO
ESP
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda
1:47.400
+0.609
11
10
ALEXIS MASBOU
FRA
RTG Honda
1:47.477
+0.686
12
84
JAKUB KORNFEIL
TCH
SEPANG KTM
1:47.528
+0.737
13
32
ISAAC VIÑALES
ESP
HUSQVARNA LAGLISSE
1:47.574
+0.783
14
76
HIROKI ONO
JAP
KIEFER Honda
1:47.657
+0.866
15
88
JORGE MARTÍN
ESP
ASPAR Mahindra
1:47.689
+0.898
16
21
FRANCESCO BAGNAIA
ITA
ASPAR Mahindra
1:47.704
+0.913
17
7
ÉFREN VÁZQUEZ
ESP
KIEFER Honda
1:47.709
+0.918
18
58
JUANFRAN GUEVARA
ESP
ASPAR Mahindra
1:47.773
+0.982
19
31
NIKLAS AJO
FIN
RBA KTM
1:47.794
+1.003
20
12
MATTEO FERRARI
ITA
TEAM ITALIA Mahindra
1:47.857
+1.066
21
95
JULES DANILO
FRA
ONGETTA Honda
1:47.889
+1.098
22
11
LIVIO LOI
BEL
RW Kalex KTM
1:47.941
+1.150
23
55
ANDREA LOCATELLI
ITA
GRESINI Honda
1:47.962
+1.171
24
6
MARÍA HERRERA
ESP
HUSQVARNA LAGLISSE
1:48.046
+1.255
25
17
JOHN McPHEE
ING
RTG Honda
1:48.142
+1.351
26
2
REMY GARDNER
AUS
CIP Mahindra
1:48.142
+1.351
27
16
ANDREA MIGNO
ITA
VR46 KTM
1:48.155
+1.364
28
40
DARRYN BINDER
RSA
AMBROGIO Mahindra
1:48.224
+1.433
29
24
TATSUKI SUZUKI
JAP
CIP Mahindra
1:48.357
+1.566
30
63
ZULFAHMI KHAIRUDDIN
MAL
SEPANG KTM
1:48.725
+1.934
31
19
ALESSANDRO TONUCCI
ITA
AMBROGIO  Mahindra
1:48.925
+2.134
32
91
GABRIEL RODRIGO
ARG
RBA KTM
1:49.079
+2.288
33
29
STEFANO MANZI
ITA
TEAM ITALIA Mahindra
1:49.266
+2.475
34
22
ANA CARRASCO
ESP
RBA KTM
1:50.045
+3.254
 
 
 
 
 
 
 
RECORDE
LUIS SALOM
ESP
RED BULL KTM AJO
1:46.948
148.8 km/h
MELHOR VOLTA
JACK MILLER
AUS
RED BULL KTM AJO
1:46.173
149.9 km/h
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Condições do tempo
 
PISTA SECA
 
ar: 30ºC | pista: 44ºC

FOI HORRÍVEL

Há exatos 21 anos, o acidente fatal de Ayrton Senna na curva Tamburello, no circuito de Ímola, na Itália, chocava o Brasil e o mundo do esporte. O tricampeão do mundo, à época defendendo a Williams #2, morreu no auge quando buscava quebrar os recordes do pentacampeão Juan Manuel Fangio, o então maior dono de títulos da história da F1. Mais de duas décadas depois do momento que marcou — e mudou — a categoria, Bernie Ecclestone, dirigente máximo da F1, falou sobre o tema e relembrou seu carinho e, principalmente, dos fãs do esporte em relação ao piloto brasileiro

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.