Após cirurgia no dedo, Smith fica na Itália para tratamento, mas garante participação no GP da Catalunha

Bradley Smith foi submetido a uma cirurgia na Itália para introduzir um fio no local do tendão extensor de seu dedo mindinho, danificado em uma queda no segundo treino livre em Mugello. Britânico permanece na Itália para tratamento, mas garantiu presença no GP da Catalunha

Bradley Smith precisou ser submetido a uma cirurgia na última segunda-feira (3) para reparar as lesões sofridas em seu dedo mindinho esquerdo em uma queda no segundo treino livre para o GP da Itália. No acidente, o piloto da Tech3 ficou com a mão presa embaixo da M1, e o atrito com o asfalto acabou resultando na lesão. 
 
Inicialmente, Smith seria submetido a um enxerto de pele, mas sua participação na corrida de Mugello impediu que o dedo tivesse condições de ser submetido ao procedimento. Sob a supervisão do doutor Oliviero Soragni e do doutor Claudio Costa, chefe da Clínica Móvel da MotoGP, Bradley teve um fio introduzido no local do tendão extensor danificado em uma operação de meia hora realizada no Hospital de San Marino. 
Lesionado, Smith correu em Mugello e ficou em nono (Foto: Tech3)
“O plano inicial era fazer um enxerto de pele, mas correr em Mugello significou que o dedo não estava do jeito certo para aceitar pele nova”, explicou o piloto de 22 anos. “Estava muito mole, então ao invés de um enxerto de pele, foi decidido substituir o tendão extensor que eu danifiquei com um fio. Isso vai ajudar a manter meu dedo reto, para que ele não fique caindo e isso vai, basicamente, fazer o trabalho do tendão”, continuou. 
 
“Agora tudo que posso fazer é esperar e ver se a pele pode curar naturalmente e isso pode ser um longo processo. Se fosse um osso, eu teria mais ideia de quanto tempo levaria para estar completamente recuperado, mas sendo a pele, é difícil dizer quanto tempo vai levar”, ponderou. “Se eu fosse ficar em casa com o dedo em uma tala, curaria rapidamente, mas, obviamente, eu quero correr na Catalunha, então o ponto é eu não pegar uma infecção na lesão e aí pode começar a curar naturalmente.”
 
“Infelizmente, vou ter problema por um tempo e talvez a pausa de verão me dê o tempo que preciso para melhorar”, comentou. “Depois da Catalunha, vou ser examinado novamente para ver como está curando, porque pode ser que eu precise de um enxerto de pele mais para frente. Mas a prioridade agora é que cure naturalmente”, seguiu. 
 
Além do dedo mindinho, Smith também teve seu punho esquerdo examinado, para avaliar a fratura que sofreu no escafoide, mas não precisará de cirurgia para reparar o osso. O piloto agora permanecerá na Itália para fazer fisioterapia e tratamento diário com a equipe do doutor Claudio Costa antes de seguir para a Catalunha.
 
“Felizmente, o escafoide no meu punho foi checado e não precisa de nenhuma cirurgia, mas não há um tempo específico para estar curado”, declarou. “Agora eu vou ficar na Itália por alguns dias para continuar a ser acompanhado pelo Doutor Costa e a equipe dele, antes de seguir para Barcelona. Mais uma vez, quero agradecer ao pessoal da Clínica Móvel e aos responsáveis pelo meu tratamento na Itália, porque eles estão fazendo um trabalho maravilhoso e eu realmente agradeço”, concluiu. 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.