Após queda de Pirro na San Donato, pilotos manifestam preocupação com “um dos pontos mais difíceis do Mundial”

Michele Pirro foi o protagonista de uma cena assustadora nesta sexta-feira, em Mugello. Em alta velocidade, o piloto acabou sofrendo uma forte queda na curva 1, a mais rápida do circuito italiano. Olhando para o acidente, os pilotos mostraram profunda preocupação com o que é considerado um dos pontos mais difíceis do Mundial

O acidente de Michele Pirro durante o segundo treino da MotoGP em Mugello certamente foi a cena que marcou a sexta-feira (1). Com a queda do italiano, o ensaio foi paralisado por bandeira vermelha, e os pilotos mostraram preocupação tanto com o colega quanto com a arriscada curva 1, ou San Donato.
 
O ponto que o #51 caiu no circuito italiano é de extremo perigo. Saindo da reta, estão acelerando e precisam acertar o ponto de frenagem, o que torna a curva a de maior velocidade do traçado.
 
Wildcard na Itália, Pirro acabou caindo quando estava a uma velocidade de 355 km/h. Como consequência, teve uma concussão e lesões no tórax, abdômen e espinha, além de ter deslocado um ombro.
 
Comentando sobre o impressionante acidente de Michele, os pilotos mostraram preocupação com o competidor e com a específica curva 1, considerada uma das mais difíceis do calendário do Mundial. “Foi um horror, um horror realmente”, comentou Maverick Viñales.
Michele Pirro sofre acidente assustador nesta sexta-feira em Mugello (Foto: Twitter)
“Todos nós nos assustamos muito quando vimos a bandeira amarela na primeira curva, pois é uma queda dura. A queda de Pirro parecia irreal. Foi de videogame, impressionante. Tivemos muita sorte por ele estar bem, então estou mais feliz por isso do que pela segunda posição conquistada”, continuou.
 
“Ali é um ponto em que se precisa prestar muita atenção quando se freia, pois chega com a moto tombada e, dependendo de como freia, sai um pouco de frente. Sempre tem que chegar reto e frear tranquilamente no começo. É um ponto difícil, um dos mais difíceis do Mundial, mas é um circuito excelente”, completou.
 
Quem também falou sobre o caso foi Marc Márquez. O espanhol passou por algo semelhante em 2013, quando acabou perdendo o controle da sua moto e acabou caindo perigosamente próximo ao muro de concreto. Felizmente, o titular da Honda não sofreu nada mais grave na época.
 
“Não vi a repetição. Foi um momento delicado para todos. Ali vamos muito rápidos e é um dos pontos mais difíceis do campeonato. O limite da velocidade é o piloto que marca um pouco com o acelerador, se vai ao máximo ou regula um pouco. Eu caí ali em 2013 e também tive muita sorte. Esperamos que Michele esteja bem”, falou o #93.
 
“É bom ver o que acontece nos acidentes. Neste ponto eu jogo com o acelerador durante o final de semana, só vou ao máximo na volta rápida. Sabemos que se cairmos ali podemos perder algumas corridas. Já pedi que mudassem o câmbio em 2013, pois as motos se moveriam menos e seria menos arriscado”, emendou.
Michele Pirro é resgatado consciente após grave acidente nesta sexta-feira em Mugello (Foto: Twitter)
Quem foi bastante crítico com seus comentários foi Aleix Espargaró. O piloto foi duro em seu discurso, dizendo que a comissão de segurança já apontou diversas vezes a curva 1 em Mugello como problemática e sem não segura. “Nós nem sempre conseguimos o que a comissão de segurança quer, mas se há uma área que a comissão insistiu é a porcaria do muro da curva 1 em Mugello”, disse ao site ‘Autosport’.
 
“Não porque estamos em Mugello, não porque Michele se acidentou. O que insistimos mais era na curva em que infelizmente perdemos Luis [Salom, em Barcelona] e na curva 1 em Mugello, e acho que na curva 1 ou 3 na Áustria. Nesses três pontos a comissão tem sido mais dura nos últimos anos”.
 
“A curva 12 em Montmeló foi mudada, o final da reta na Áustria, também. Nada mudou em Mugello ainda. Nos disseram que era quase impossível fazer isso aqui. Hoje não teve nada a ver com o muro, mas foi muito próximo. Se Michele tivesse acertado… Foi caso de um metro. Caso ele estivesse um metro para a esquerda, o caso de hoje seria mais trágico”, encerrou.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.