Aprilia promete dar tempo a Raúl Fernández: “Queria assinar com ele há muito tempo”

Massimo Rivola revelou que chegou a se reunir com a família do espanhol logo após a primeira corrida dele na Moto2, ainda em 2021. Dirigente manifestou fé no espanhol, mas sublinhou que ele terá de se adaptar à moto

Diretor-executivo da Aprilia, Massimo Rivola revelou que contar com Raúl Fernández é um sonho antigo. O italiano admitiu que chegou a se reunir com a família do espanhol após a primeira corrida dele na Moto2 e agora promete dar tempo para que ele possa se adaptar à RS-GP antes de começar a cobrança por resultados.

Quarto colocado na Moto3 em 2020, Fernández fez uma única temporada na Moto2, mas teve uma performance arrebatadora, desafiando Remy Gardner pelo título. Raúl conquistou oito vitórias e um total de 12 pódios, mas acabou com o vice-campeonato por uma diferença de só quatro pontos, já que registrou três abandonos contra apenas um do australiano, que venceu cinco vezes e conquistou a mesma dúzia de pódios.

Raúl Fernández vai debutar com a moto da Aprilia em 2023 (Foto: RNF)

Relacionadas


▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A performance garantiu o salto para a MotoGP, mas em meio a muita polêmica. Fernández foi alvo do interesse da Yamaha, com queria fazer a transição, mas era uma cria da KTM, que fez valer o contrato e o promoveu para defender a Tech3, formando par justamente com o filho de Wayne Gardner.

A temporada, contudo, foi um fiasco. Nenhum dos dois pilotos se entendeu com a RC16. O clima nos boxes de Hervé Poncharal ficou péssimo, mas só Raúl foi capaz de encontrar uma vaga dentro do paddock da MotoGP. Enquanto Remy migrou para o Mundial de Superbike, Fernández assinou com a RNF para guiar RS-GP de 2022.

Às vésperas da estreia, Rivola revelou que não é de hoje que ele queria assinar com Raúl e disse acreditar que a moto de Noale será melhor para ele do que a RC16 da KTM.

“Depois da primeira corrida do Raúl na Moto2, eu visitei a família dele. Então posso dizer que eu queria assinar com ele há muito tempo, pois acho que ele é um enorme talento”, disse Rivola. “Por uma série de razões, não acho que ele mostrou o talento dele na KTM. Acho que a nossa moto pode se ajustar melhor a ele, por causa do estilo dele”, apostou.

Mesmo realizando uma vontade antiga e apostando em Raúl, Rivola já deixou também um aviso: o espanhol terá de fazer o trabalho de adaptação à moto.

“Mesmo que você seja super talentoso, você tem de se adaptar ao que tem. Ele não mostrou isso na temporada passada, mas ainda acredito que ele pode fazer isso. Acho que precisará de algum tempo”, comentou. “Se você mostra uma temporada como a que ele fez na Moto2 e aí uma temporada como aquela na MotoGP, pode ser um pouco confuso: quem sou eu, o cara bom ou o ruim?”, ponderou.

“O potencial está lá. Como você alinha todos os blocos de construção corretamente é outra história”, avaliou.

Um fator que pode ajudar Fernández em 2023 é a falta de pressão, ao menos imediata. O espanhol estará cercado por pilotos mais experientes, já que o esquadrão da Aprilia segue liderado por Aleix Espargaró, o depositário das maiores esperanças de Noale. Do outro lado do time de fábrica, Maverick Viñales também tem a responsabilidade de dar mais um passo à frente, já que se adaptou bem à RS-GP na primeira temporada completa com a moto.

Na RNF, a outra moto estará com Miguel Oliveira, um veterano na categoria, mas que vai estrear com a Aprilia após quatro temporadas correndo com as motos da KTM.

“Temos de dar a nós mesmos um pouco de tempo sem forçar”, considerou Massimo. “Acho que os outros três — Aleix Espargaró, Maverick Viñales e Miguel Oliveira — serão muito rápidos”, previu.

“Então teremos um bom exemplo ao lado dele. Ele é muito rápido, tem tempo. Acreditamos nele e a RNF acredita muito nele”, encerrou.

MIR vai encontrar PEDREIRA pela frente na HONDA na MOTOGP | GP ÀS 10
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.