Aprilia se diz “absolutamente feliz” com trabalho e confirma participação de Smith em cinco GPs em 2019

Diretor-técnico da Aprilia, Romano Albesiano confirmou que Bradley Smith vai disputar cinco GPs como wild-card na temporada 2019 da MotoGP. Dirigente comentou que a fábrica de Noale está “absolutamente feliz” com o trabalho do britânico

Bradley Smith mal começou a trabalhar na Aprilia, mas já ganhou elogios da chefia. Diretor-técnico da fábrica de Noale, Romano Albesiano disse estar “absolutamente feliz” com o britânico e confirmou a participação do piloto em cinco GPs ao longo da temporada 2019.
 
Ex-piloto de Tech3 e KTM, Smith foi contratado pela Aprilia para atuar como piloto de testes, mas a fábrica italiana entende que os GPs representam o melhor caminho para manter a motivação e comprovar as impressões do britânico sobre a RS-GP.
 
“Nós estamos absolutamente felizes com Bradley”, disse Albesiano. “Ele deu uma contribuição muito importante já com a primeira abordagem aos testes, o feedback dele… tudo”, seguiu.
Bradley Smith vai disputar 5 GPs em 2019 (Foto: Aprilia)
“O plano é fazer o teste do Catar e aí um wild-card no Catar. Aí estamos planejando cinco wild-cards, no total”, indicou. “Comparar a performance dele contra os outros em um GP é a melhor maneira de ele permanecer em alto nível e manter o nível máximo de motivação”, ponderou. 
 
Ainda, Albesiano voltou a falar sobre a possibilidade de a Aprilia contar com uma equipe satélite, mas considerou que, neste momento, a prioridade é ter qualidade e não quantidade.
 
“Acho que, em curto prazo, nós não precisamos estritamente de um segundo time. E, ter três bons pilotos ― como nós temos ―, acho que é mais do que suficiente”, ponderou. “Nós preferimos a qualidade da informação, não a quantidade”, frisou.
 
“Acho que a qualidade que temos neste ano é absolutamente de nível alto, e esse é o primeiro tijolo sobre o qual vamos construir”, considerou.
 
No shakedown realizado em Sepang entre os dias 1 e 3, Aleix Espargaró colocou a RS-GP na liderança entre as 13 motos que foram para a pista, com Bradley Smith aparecendo em sexto, 1s1 atrás do ponteiro.
 
“Foram três dias muito positivos. Nós começamos com o resultado que tivemos no teste de Jerez em novembro, onde encontramos alguns pontos muito interessantes, e confirmamos esses pontos aqui com Bradley”, contou Albesiano. “Aí testamos algumas coisas com Aleix e ele confirmou também. É como um círculo que se fecha depois de um longo tempo e um processo complicado. É muito positivo, porque significa que o sistema está funcionando, que a equipe de testes está fazendo um trabalho que tem um bom valor”, continuou.
 
“Uma moto de corrida nunca está terminada, mas acho que temos uma base realmente boa para começar a temporada. Tanto em termos de chassi quando alguns passos também do lado da eletrônica, que são muito positivos. Do lado do motor, também daremos alguns passos para a temporada. Então parece bom”, indicou. “A competição é ainda mais dura este ano, então não sabemos, mas acho que demos passos positivos. Se é o bastante, vamos ver”, declarou.
 
No shakedown malaio, porém, só faltou Andrea Iannone dar sua opinião em relação ao trabalho da Aprilia. O italiano estava escalado para o dia final de atividades, mas acabou de fora por conta de uma infecção dentária. 
 
“Andrea não testou ainda, mas estou completamente confiante de que ele vai gostar das novidades, assim como Bradley e Aleix”, opinou. “Quando você tem um novo piloto, especialmente um piloto que tem grande experiência com motos muito boas, como Andrea tem, isso te dá um panorama dos últimos desenvolvimentos dos melhores competidores”, avaliou.
 
“Este foi o caso com Andrea e, com certeza, nós entendemos muitas coisas depois dos comentários dele. E nós tentamos colocar esses comentários no desenvolvimento do chassi e da eletrônica”, explicou. “Talvez eletrônica não seja a palavra certa. Mais claramente, eu quero dizer gestão do motor”, detalhou.
 
“Andrea vai começar a testar em dois dias, então veremos, mas [o feedback dele] foi nosso guia durante o inverno para fazer uma moto que precisa de menos controle do piloto para entregar o melhor torque, o torque ideal, de uma maneira mais fácil”, apontou. “Nós precisamos pedir que o motor entregue o torque correto e que o controle [eletrônico] funcione menos, porque o motor em si está trabalhando mais próximo daquilo que você quer. Aí você só precisa de pequenas correções do controle”, justificou.
 
Para este primeiro teste da pré-temporada, Iannone e Aleix vão contra com uma RS-GP de 2019 e uma versão anterior do protótipo para o caso de desejarem fazer uma comparação.
 
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