Aprilia vive de lampejos em 2024 e mostra que ainda tem muito a evoluir na MotoGP

Segunda colocada na classificação do Mundial de Pilotos, a Aprilia até teve alguns momentos de destaque na temporada 2024, mas, até aqui, mostrou que ainda precisa de muito mais na RS-GP para poder fazer frente à dominante Ducati

As fábricas europeias estão claramente à frente das japonesas na temporada 2024 da MotoGP, mas isso não significa que elas estejam no mesmo nível. A Ducati segue sendo a força dominante e, até agora, nem Aprilia e nem KTM mostraram força o suficiente para dar combate. Ao menos não de forma constante.

Lá no início do ano, Aprilia e KTM deram sinais positivos, indícios de que poderiam, ao menos, dificultar a vida da casa de Bolonha. Mas, por enquanto, isso não realmente uma verdade.

Relacionadas

De fato, a Aprilia foi a única outra construtora a vencer em 2024 além da Ducati. A casa de Noale triunfou com Aleix Espargaró na sprint da Catalunha, e com Maverick Viñales nas provas curtas de Portugal e Austin e também no GP das Américas. Mas, de novo, faltou a necessária consistência.

Nas corridas sprint, por exemplo, Aleix Espargaró variou entre a vitória e a nona colocação nas disputas que completou. Viñales foi do triunfo ao 9º lugar.

Maverick Viñales é o melhor colocado entre os pilotos da Aprilia na MotoGP (Foto: Aprilia)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Nos GPs, o cenário é basicamente o mesmo. O melhor resultado de Aleix foi a 4ª colocação da Catalunha, enquanto o pior foi o 11° da Itália. Maverick, por sua vez, foi da vitória ao 12º lugar.

Ao longo das nove provas, a Aprilia acumulou 175 pontos no Mundial de Construtores, 22 a mais do que no mesmo período do ano passado, e ocupa o segundo lugar na classificação — melhor do que em 2023, quando aparecia na terceira colocação no mesmo ponto do campeonato. No entanto, a média de pontos por etapa em 2024 é muito mais baixa do que a da líder Ducati: 19,4 contra 35.

É verdade que a RS-GP tem melhorado ano a ano, mas é inegável que a performance é muito variável, dependendo fortemente das condições climáticas e do asfalto. O protótipo de Noale não vai bem em todos os cenários. E isso é absolutamente necessário para enfrentar um rival como a Ducati.

Além disso, 2024 se tornou um ano de transição. ‘Capitão’ da Aprilia, Aleix Espargaró vai se aposentar no fim da temporada e, pior, vai se unir à Honda na função de piloto de testes. Mas não é só isso. Maverick Viñales também vai deixar a equipe, já que passa a defender a KTM na Tech3 a partir do próximo ano.

Os substitutos são infinitamente talentosos: Jorge Martín e Enea Bastianini. O que cria muito mais expectativas para o próximo ano. Mas a Aprilia não pode se dar ao luxo de esperar. Agora, é preciso tratar de sanar as deficiências da RS-GP para entregar um protótipo mais forte e competitivo para os futuros titulares.

Pelo que se viu até aqui, parece óbvio dizer que a Aprilia não briga pelo título em 2024, mas tem as últimas corridas do ano para tentar armar um ataque melhor em 2025. Veremos o que os italianos conseguem fazer.

MotoGP volta à ação apenas no dia 4 de agosto para o GP da Grã-Bretanha, em Silverstone, 10ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

https://youtube.com/watch?v=t0qYI1HowlI%3Fversion%3D3%26rel%3D1%26showsearch%3D0%26showinfo%3D1%26iv_load_policy%3D1%26fs%3D1%26hl%3Dpt-BR%26autohide%3D2%26wmode%3Dtransparent
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.