Arenas é promovido com punição a Di Giannantonio em GP da França com final tumultuado e vence a primeira na Moto3

A Moto3 viu uma corrida de final tumultuado em Le Mans. Quando parecia que a briga ficaria restrita a Jorge Martín e Marco Bezzecchi, Fabio Di Giannantonio aproveitou os metros finais para partir para o ataque e receber a bandeirada na frente depois de uma queda da dupla rival. O piloto da Gresini, no entanto, foi punido por ter cortado a chicane na curva nove, jogando a vitória no colo de Albert Arenas. Andrea Migno e Marcos Ramírez completam o pódio

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Foi um final daquelas para a corrida da Moto3 neste domingo (20). Marco Bezzecchi e Jorge Martín chegaram a volta final como protagonistas absolutos, mas Fabio Di Giannantonio esperou pelas curvas finais para dar seu pitado na briga pela vitória. O #21 conseguiu ultrapassar a dupla da liderança e aproveitou uma queda de ambos para receber a bandeirada na frente. Metros antes, porém, o #21 tinha cortado ― e muito ― a chicane da curva nove, o que resultou em uma punição que deu a Albert Arenas sua primeira vitória na Moto3.
 
Pole-position em Le Mans, Martín foi protagonista nas primeiras voltas, disputando a ponta com Jakub Kornfeil. Rapidamente, no entanto, Bezzecchi partiu para o ataque e se tornou o principal oponente do piloto da Gresini.
Albert Arenas venceu de surpresa em Le Mans (Foto: Ángel Nieto)
Único do grid a optar pelo pneu traseiro macio, Bezzecchi conseguiu conservar suficientemente a borracha para se manter na briga, mas tinha Martín lançando mão de belas ultrapassagens para tomar a ponta. A KTM do #12, porém, fez a diferença em termos de velocidade várias vezes, facilitando a reação do líder do Mundial.
 
Mesmo com o pelotão bem juntinho, ninguém ousou se meter na briga entre Marco e Jorge até os metros finais, quando Di Giannantonio partiu para o ataque, foi tocado por Bezzecchi, que caiu e ainda tirou Martín.
Fabio, então, seguiu para receber a bandeirada na ponta, mas, quando já comemorava a vitória, recebeu uma punição por ter cortado a chicane na curva nove. Os 3s acrescidos ao tempo de prova do francês entregaram a vitória a Arenas, que completou a prova com 0s160 de vantagem para Andrea Migno. Marcos Ramírez aparece na sequência para completar o pódio.
 
Di Giannatonio, então, ficou em quarto, à frente de Niccolò Antonelli, mais um punido por ‘pegar um atalho’. Jakub Kornfeil terminou em sexto depois de um lance memorável: o #84 literalmente pulou por cima de Enea Bastianini para evitar uma queda já nas voltas finais da disputa.
 
Tony Arbolino ficou em sétimo, com Arón Canet fazendo uma impressionante prova de recuperação para terminar em oitavo depois de largar em último. Tatsuki Suzuki e Jaume Masià completam o rol dos dez primeiros.

Com a prova, Bezzecchi acabou pulando para a liderança da classificação somando 63 pontos. Fabio Di Giannantonio assumiu a segunda colocação, com quatro tentos de atraso. Arón Canet é o terceiro, com Jorge Martín e Andrea Migno completando o top-5.
 

Saiba como foi o GP da França de Moto3:
 

Assim como aconteceu ao longo de todo o fim de semana, o domingo em Le Mans amanheceu com sol e tempo firme. Quando os pilotos da Moto3 alinharam no grid do circuito Bugatti, os termômetros marcavam 17°C, com o asfalto chegando a 29°C. 
 
Pela terceira vez seguida em 2018, Jorge Martín tinha a pole-position, à frente de Jakub Kornfeil e Enea Bastianini. Marcos Ramírez abre a segunda linha da grelha, escoltado por Albert Arenas e Marco Bezzecchi, o líder do Mundial.
 
Arón Canet conquistou o décimo posto no treino classificatório, mas largou em último para cumprir punição resultante do GP da Espanha.
Para este domingo, a Dunlop levou ao traçado francês os pneus dianteiros macios e médios ‘M’ e traseiros macios ‘S1’ e médios ‘M1’.
 
Na escolha de pneus, todos os pneus escolheram borracha dianteira média. Na traseira, a opção usada era médio, com exceção de Marco Bezzecchi, que pegou o macio.
 
Quando a largada foi autorizada, Martín seguiu na ponta e já começou a sua escapada na liderança. Na segunda colocação vinha Korfeil, com Bastianini aparecendo em terceiro, sem mudanças do grid de saída. Bezzecchi e Di Giannantonio completavam o top-5.

Mais para trás, Arón Canet, que largou em último por conta de uma punição, já começava a sua corrida de recuperação. Ainda na primeira volta, o #44 aparecia na 19ª posição.
 

Então, em um lance ousado, Jakub conseguiu engolir Jorge para tomar a primeira colocação do pelotão. Atrás da dupla, Bezzecchi aproveitava para superar Bastianini para aparecer em terceiro.
 
Não demorou para que o #88 desse o troco em cima do #84. Colocando lado a lado, ele logo tratou de dar um passão para reassumir a primeira colocação. O titular da Prüstel ainda escapou da pista, cortando a chicane.
 
A briga pela primeira colocação estava bastante animada. Na abertura da terceira volta, Kornfeil colocou do lado de Martín no final da curva para superar o piloto. Bastou uma curva para ele dar o troco.
 
Quem se aproveitava de toda a situação era Bezzecchi. O competidor se aproximou da dupla, se mostrou como uma grande ameaça e engoliu os dois adversários de forma fácil. Embalado pela briga, Di Giannantonio também pulou para a segunda colocação.

Com 17 voltas para o fim, a ordem no pelotão era Bezzecchi, Di Giannantonio, Martín, Kornfeil e Bastianini completando o rol dos cinco mais rápidos.

 

Após toda a emoção vista as primeiras voltas, as posições começaram a se manter na tabela. Marco seguia sustentando a liderança do pelotão, seguido por Martín e Di Giannantonio. Bastianini e Kornfeil fechavam o top-5.

Então, pouco tempo depois, voltou a ação no traçado francês. Em um bote certeiro em cima do #12, o #88 reassumiu a ponta do pelotão. Mas Bezzecchi não deixaria barato, colocou lado a lado e novamente era o líder.
 
No giro seguinte, Jorge tomou uma atitude bastante arriscada, mas que se mostrou certeira. Em uma investida bastante agressiva, conseguiu pular novamente para a ponta do pelotão. Bezzecchi, Di Giannantonio, Bastianini e Kornfeil seguiam o líder.

Com seis voltas para o fim, então, mais uma vez o italiano deu o troco em cima do espanhol pela liderança. Atrás da dupla, Bastianini aproveitava para dar o bote em cima de Bastianini para assumir a terceira colocação.

 
A disputa pela vitória da prova em Le Mans estava pegando fogo. Em um erro de Marco, Jorge aproveitou para pegar o primeiro posto. Mas isso durou poucos metros, pois o #12 logo iria superar o #88 novamente.
 
Na última volta, então, uma grande movimentação no pelotão da frente. Enquanto Bezzecchi e Martín brigavam pela primeira colocação, Bastianini se embolou com Kornfeil e acabou sofrendo uma queda, vendo o sonho de subir no pódio ir embora. E em uma cena impressionante, Jakub passou por cima da moto do adversário e deu um salto, mas não sofreu nada.
Kornfeil pulou por cima da moto de Bastianini (Foto: Reprodução)
Em uma reviravolta completamente inesperada, então, nos metros finais, Martín e Bezzecchi acabaram se envolvendo em um acidente e indo ao chão, vendo todo o trabalho da disputa ir por água abaixo.
 
Quem se aproveitou de tudo isso foi Di Gannantonio, que acabou garantindo a vitória da prova. Quem ficou em segundo foi Arenas, com Migno completando o pódio do dia. Antonelli e Ramírez fecharam o top-5.
 
O acidente entre o #88 e o #12 acabou sendo com certa violência. Inclusive, Bezzecchi acabou saindo mancando da pista, apoiado nos ombros dos fiscais. 
 
Mas uma nova reviravolta mudou o resultado final da corrida. Por ter cortado a curva 3, Di Giannantonio acabou recebendo uma penalização de 3s, perdendo a vitória. Então, o #75 acabou pulando para o degrau mais alto do pódio.

Moto3 2018, GP da França, Le Mans, Final:

1 75 ALBERT ARENAS ESP ÁNGEL NIETO KTM 37:40.056 22 voltas
2 16 ANDREA MIGNO ITA ÁNGEL NIETO KTM +0.160  
3 42 MARCOS RAMÍREZ ESP WORLDWIDE KTM +0.709  
4 21 FABIO DI GIANNANTONIO ITA GRESINI Honda +1.811 P + 3s
5 23 NICCOLÒ ANTONELLI ITA SIC58 Honda +2.305 P + 1s8
6 84 JAKUB KORNFEIL TCH PRÜSTEL KTM +5.487 P + 1s3
7 14 TONY ARBOLINO ITA SNIPERS HONDA +7.577  
8 44 ARÓN CANET ESP ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda +11.190  
9 24 TATSUKI SUZUKI JAP SIC58 Honda +11.517  
10 5 JAUME MASIÁ ESP WORLDWIDE KTM +11.704  
11 40 DARRYN BINDER RSA RED BULL KTM AJO +12.011  
12 17 JOHN MCPHEE ING CIP KTM +12.073  
13 76 MAKAR YURCHENKO CAZ CIP KTM +12.358  
14 10 DENNIS FOGGIA ITA VR46 KTM +12.481  
15 65 PHILIPP OETTL ALE SCHEDL GP KTM +12.746  
16 71 AYUMU SASAKI JAP PETRONAS Honda +12.808  
17 27 KAITO TOBA JAP TEAM ASIA Honda +14.397  
18 22 KAZUKI MASAKI JAP RBA KTM +28.015  
19 72 ALONSO LÓPEZ ESP ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda +36.479  
20 41 NAKARIN ATIRATPHUVAPAT TAI TEAM ASIA Honda +59.917  
21 11 LIVIO LOI BEL AVINTIA KTM +1:07.363  
  12 MARCO BEZZECCHI ITA PRÜSTEL KTM +1 volta  
  88 JORGE MARTÍN ESP GRESINI Honda +1 volta  
  7 ADAM NORRODIN MAL PETRONAS Honda +1 volta  
  33 ENEA BASTIANINI ITA LEOPARD Honda NC  
  48 LORENZO DALLA PORTA ITA LEOPARD Honda NC  
  8 NICOLÒ BULEGA ITA VR46 KTM NC  
  19 GABRIEL RODRIGO ARG RBA KTM NC  
             
POLE JORGE MARTÍN ESP GRESINI Honda 1:42.039 147.6 km/h
VOLTA MAIS RÁPIDA JORGE MARTÍN ESP GRESINI Honda 1:41.754 148.0 km/h
RECORDE JOAN MIR ESP LEOPARD Honda 1:42.485 147.0 km/h
MELHOR VOLTA JORGE MARTÍN ESP GRESINI Honda 1:41.754 148.0 km/h
             
    Condições do tempo   PISTA SECA   ar: 19ºC | pista: 33ºC

 
#GALERIA(8400)

A NOVA ESTRELA DA FÓRMULA E

DECISÃO DE MASSA PELA FE É OUSADA, CORAJOSA E MUITO SEGURA

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.