Artigas segura García e vence primeira na Moto3 em Valência. Acosta abandona
Xavier Artigas conquistou sua primeira e a última vitória da Moto3 em 2021. Sergio García e Jaume Masià fecharam o top-3. Campeão de 2021, Pedro Acosta abandonou após cair em decorrência de toque com Dennis Foggia
Imprevisível como é, a última etapa da Moto3 em 2021 teve troca de posições até os momentos finais. Quem se assegurou a derradeira vitória da temporada, em Valência, no entanto, foi Xavier Artigas, que aproveitou a queda do então líder e campeão mundial, Pedro Acosta, segurou Sergio García, e conquistou o primeiro triunfo na Moto3.
Atrás dele, García e Masià, este último que também escalou o pelotão no final para tomar terceiro lugar, fecharam o top-3. Filip Salac, que se despede da Moto3, e Deniz Öncü completaram as cinco primeiras posições.
Relacionadas
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

WEB STORY
# Como ficou o grid de 2022 da MotoGP
Vice-campeão de 2021, Dennis Foggia chegou a liderar, quase a beliscar a vitória, mas foi superado e, por isso, fechou apenas na sétima posição, mas acabou punido com 3s por pilotagem irresponsável e terminou só em 13º. Stefano Nepa foi promovido a sétimo, seguido por Izán Guevara — que largou da pole-position —, Carlos Tatay, Niccolò Antonelli e Ayumu Sasaki, que completam o top-10.
Com o resultado, Acosta conclui a temporada com 259 pontos, 43 a mais que Foggia. García fechou o Mundial em terceiro, seguido por Masià, Romano Fenati, Niccolò Antonelli, Darryn Binder, Guevara, Sasaki e Andrea Migno.
Saiba como foi o GP da Comunidade Valenciana da Moto3:
O domingo amanheceu com sol na província de Cheste, mas isso não significou temperaturas elevadas. Quando a Moto3 alinhou no grid valenciano, os termômetros mediam 18°C, com o asfalto chegando a 13°C. A umidade relativa do ar estava na casa de 52%, com o vento soprando a 6 km/h.
Para este último GP da temporada, todos os pilotos escolheram os pneus dianteiros M, enquanto a maioria calçou o traseiro S2, exceto Izán Guevara e Xavier Artigas, que escolheram o H4 para as 23 voltas previstas no circuito Ricardo Tormo.
Quando as luzes se apagaram na reta de largada, Acosta sustentou a ponta, com Tatsuki Suzuki avançando para segundo, mas logo sendo destronado por Guevara. Ainda no primeiro giro, o japonês da Sic58 respondeu e voltou a se colocar atrás de Pedro, que já tinha aberto um pouco mais de 0s26.
Na passagem pela curva 4, um susto: Darryn Binder sofreu um hig-side e foi seguido por Ryusei Yamanaka e Lorenzo Fellon em incidentes separados no meio do bolo, mas todos escaparam ilesos.
Na abertura do segundo giro, o pelotão colou em Acosta, mas sem conseguir lançar um ataque. Na curva 3, porém, o piloto da Red Bull KTM Ajo deu uma escorregada, o que facilitou a passagem de Suzuki e Salac.
Pedro, contudo, não demorou a recuperar a liderança, se colocando à frente de Guevara, Salac e Migno. Suzuki errou e desceu para a quinta posição.
Izán chegou a tomar a liderança, mas o já campeão Acosta conseguiu devolver rapidamente. De volta de suspensão, Deniz Öncü subiu para terceiro, diante de Suzuki e Salac.
No início da volta cinco, Guevara conseguiu tomar a liderança de Acosta mais uma vez, mas o troco de Pedro não tardou a chegar. Enquanto isso, Joel Kelso sofreu um high-side na curva 2 e acabou coletando Jose Antonio Rueda, mas os dois escaparam de lesões maiores.
Pedro conseguiu manter a ponta até o início da oitava volta, quando Guevara tomou a ponta. A liderança de Izán foi breve mais uma vez, já que Acosta voltou ao comando. Öncü e Guevara conseguiram passar o espanhol da Aspar, subindo para segundo e terceiro, respectivamente.
Na abertura do giro seguinte, Öncü passou Acosta e assumiu a ponta da corrida. Salac era terceiro, diante de Guevara, García, Masià e Suzuki. As posições, porém, não se sustentaram por muito tempo, já que Pedro voltou à ponta.
Deniz, porém, estava firme na disputa e retomou a ponta, com Salac passando Acosta brevemente antes de perder o lugar para o ‘tubarão’.
Pouco depois, Jaume Masià, que tinha largado em 23º, avançou para o segundo posto e, na abertura da volta 12, tomou a ponta de Öncü. Acosta era terceiro, com Salac em quarto após uma bela manobra na curva 14. Guevara tinha caído para oitavo.
O fim do giro foi movimentado, com os pilotos da Ajo e Öncü ficaram lado a lado na disputa pela liderança, mas tomando o bote de García. Xavier Artigas, porém, deu um golpe melhor e assumiu o comando.
Öncü, no entanto, retomou a liderança pouco depois, com Acosta em segundo, diante de Artigas, Masià e Guevara.
Restando nove voltas para o fim, Öncü foi punido com uma volta por repetidamente extrapolar os limites da pista. Antes mesmo de cumprir a sanção, o turco foi engolido por Acosta e Artigas, que usou o vácuo para tomar o top-2. Outro punido com a volta longa foi Salac, que também não se atentou às dimensões da pista.
Com sete voltas para o fim, Artigas conseguiu retomar a ponta, mas ainda pertinho de Acosta, que não demorou a atacar e se instalar na liderança. Terceiro, Masià também vinha bem pertinho.
Pouco depois de uma queda de Suzuki na curva 1, Masià aproveitou o início da volta 18 para tomar a liderança de Acosta. García era o terceiro, diante de Artigas e Foggia.
Depois de pagar a pena, Öncü começou a tentar reescalar o pelotão. Mesmo depois de um susto, o piloto da Tech3 avançou para sétimo, diante de Salac.
Com quatro voltas para o fim, Artigas retomou a liderança, mas logo perdeu para Foggia, que vinha quietinho avançando pouco a pouco. Xavier era o terceiro, seguido por García.
Pedro não deixou o piloto da Leopard muito tempo na liderança e tratou de retomar comando com uma manobra por dentro. Na curva 11, o piloto da Ajo encontrou até espaço para olhar para trás de localizar os rivais. Artigas, Öncü e García vinham em sequência.
Com três voltas para o fim, Alberto Surra abandonou a disputa depois de uma queda na curva 2. O italiano não se feriu com gravidade.
Enquanto isso, Foggia retomou a ponta, com Artigas brevemente se colocando à frente de Acosta. Öncü seguia em quarto, bastante próximo do pelotão da ponta.
Dennis abriu a volta final da liderança em Valência, mas logo foi ultrapassado por Acosta. Pouco depois, contudo, o campeão de 2021 caiu na curva 2 depois de um toque com Foggia.
Artigas assumiu a ponta, mas logo foi superado por García, que ficou com o comando. Xavier atacou nos metros finais e garantiu a vitória diante de García e Masià.
Moto3 2021, GP da Comunidade Valenciana, Valência, Corrida:
1 | X ARTIGAS | Leopard Honda | 38min30s302 |
2 | S GARCÍA | Aspar KTM | +0.043 |
3 | J MASIÀ | Red Bull KTM Ajo | +0.232 |
4 | F SALAC | Prüstel KTM | +0.443 |
5 | D ÖNCÜ | Tech3 KTM | +0.540 |
6 | S NEPA | RBA KTM | +1.156 |
7 | I GUEVARA | Aspar KTM | +1.209 |
8 | C TATAY | Avintia KTM | +2.109 |
9 | N ANTONELLI | Avintia KTM | +2.185 |
10 | A SASAKI | Tech3 KTM | +2.322 |
11 | J MCPHEE | SRT Honda | +2.791 |
12 | R FENATI | MAX Husqvarna | +2.461 |
13 | D FOGGIA | Leopard Honda | +3.819 |
14 | A FERNÁNDEZ | MAX Husqvarna | +13.298 |
15 | J ALCOBA | Gresini Honda | +13.348 |
16 | R ROSSI | RBA KTM | +13.369 |
17 | K TOBA | CIP KTM | +17.249 |
18 | A MIGNO | Snipers Honda | +45.481 |
19 | R YAMANAKA | Prüstel KTM | +33.756 |
20 | P ACOSTA | Red Bull KTM Ajo | Abandonou |
21 | A SURRA | Snipers Honda | Abandonou |
22 | T SUZUKI | SIC58 Honda | Abandonou |
23 | Y KUNII | Asia Honda | Abandonou |
24 | J KELSO | CIP KTM | Abandonou |
25 | J RUEDA | Gresini Honda | Abandonou |
26 | L FELLON | SIC HONDA | Não completou |
27 | D BINDER | SIC HONDA | Não completou |

