Fernández aproveita queda de Acosta e vence GP da França de Moto2. Vietti é oitavo

Depois de um erro e abandono de Pedro Acosta, restou a Augusto Fernández, seu companheiro de equipe, manter o bom ritmo e cruzar a linha de chegada em primeiro lugar

BASTIANINI, MARTÍN OU MILLER: QUEM FICA COM A VAGA NA DUCATI NA MOTOGP EM 2023?

Depois do caos criado pela chuva na Moto3, o sol marcou presença ao longo da corrida da Moto2. E o que parecia se encaminhar para uma vitória — a primeira — de Pedro Acosta no ano de estreia na categoria, foi por água abaixo na 15ª volta, quando o espanhol caiu na curva 6. Restou, então, para Augusto Fernández, companheiro de Red Bull KTM Ajo, manter o bom ritmo e vencer o GP da França.

A disputa pelo segundo lugar foi intensa, só que Arón Canet manejou bem sua corrida para garantir a posição. Somkiat Chantra deu o golpe em Cameron Beaubier no final e fechou o top-3. Com Beaubier em quarto, Ai Ogura, vice-líder do Mundial, apareceu para completar as cinco primeiras colocações.

O BRASIL EM DUAS RODAS
Dez pilotos brasileiros para acompanhar nas categorias do exterior

Augusto Fernández venceu o GP da França (Foto: Ajo)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Fecham o top-10: Marcel Schrötter, Joe Roberts, Celestino Vietti, que minimizou os prejuízos e segue na liderança do campeonato, Jorge Navarro e Stefano Manzi.

Sam Lowes ficou ausente da corrida deste domingo após uma forte queda na classificação de sábado. O britânico ainda tentou ir para a pista no warm-up desta manhã, mas acabou vetado pelos médicos por causa de dores nos pescoço e tontura.

Com o resultado, Vietti chegou aos 108 pontos e tem 16 de vantagem na liderança do Mundial. Ai Ogura é o segundo colocado, diante de Arón Canet, Tony Arbolino e Fernández.

A Moto2 volta às pistas no próximo dia 29 de maio para o GP da Itália, em Mugello, oitava etapa da temporada 2022. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.

Saiba como foi o GP da França de Moto2:

Depois de ameaçar atrapalhar a corrida da Moto3, a chuva sumiu por completo de Le Mans e deu lugar ao sol, promovendo pista seca para a corrida da Moto2. Antes da largada, os termômetros mostravam 27°C, com o asfalto chegando a 32°C. A umidade relativa do ar estava em 47%, com a velocidade do vento batendo só 2 km/h.

Para esta sétima etapa do ano, a escolha de pneus foi quase toda uniforme, com a maioria dos pilotos optando por pneus 3 na frente, o mais duro disponível, e 7 atrás. A exceção veio pelas mãos de Simone Corsi e Niccolò Antonelli, que calçaram os traseiros 0, mais macios.

No apagar das luzes na reta do circuito Bugatti, Pedro Acosta sustentou a liderança, com Albert Arenas saltando brevemente para segundo antes de ser superado por Augusto Fernández. Alonso López se instalou em quarto, diante de Marcos Ramírez e Somkiat Chantra.

Largada da Moto2 (Vídeo: MotoGP)

Ainda na primeira volta da corrida, Antonelli caiu na La Chapelle e abandonou a disputa. A temporada de estreia do italiano na classe intermediária tem sido de muitos acidentes.

Liderando a corrida pela primeira vez, Acosta foi tentando escapar de Fernández na França, mas sem conseguir uma vantagem decisiva. Na abertura da segunda volta, o espanhol estava 0s2 distante do companheiro de Red Bull KTM Ajo. Substituto de Romano Fenati na Speed Up, López vinha em terceiro.

Mais atrás, Tony Arbolino e Fermín Aldeguer caíram na La Chapelle, a curva 6, em incidentes separados, mas simultâneos, e não puderam seguir na corrida.

Com um ritmo forte, Acosta se afastou um pouco mais de Fenández, abrindo cerca de 0s6 de margem na volta 4 do GP da França. López seguia em terceiro, mas já 1s5 distante dos pupilos de Aki Ajo. Arón Canet vinha tentando pressionar depois de passar Albert Arenas por dentro na curva 2.

Top-6 formado por espanhóis na Moto2 (Vídeo: MotoGP)

Na volta cinco, foi Jake Dixon quem se despediu da disputa depois de uma queda na curva cinco. O britânico é mais um com um ano acidentado na Moto2, mas, desta vez, conseguiu voltar para a corrida.

Enquanto isso, Canet seguiu embalado e, quase que como carbono, repetiu em López a manobra que tinha feio em Arenas para tomar o terceiro posto.

Pouco depois, na saída da curva 14, Acosta levou uma bela sacudida, mas conseguiu se manter na pista. Resultado diferente de Arenas e López. Albert foi aproveitar o espaço aberto para passar na curva 7, mas os dois acabaram no chão.

Quedas de Aldeguer e Arbolino (Vídeo: MotoGP)

Assim, Canet ficou com o terceiro posto na França, mais de 5s atrás de Fernández, mas agora pressionado por Cameron Beaubier, promovido ao quarto lugar. Somkiat Chantra vinha em quinto, seguido por Marcos Ramírez e Ai Ogura.

Rodando um pouquinho mais rápido do que Acosta, Fernandez conseguiu chegar no líder, mas não o bastante para afetivamente lançar um ataque. Por enquanto, o novato ia sustentando muito bem a liderança da corrida.

Com dez voltas para o fim, o campeonato de Celestino Vietti sofreu um novo revés. O piloto da VR46, que depois de um bom início de ano entrou em uma fase um tanto sem brilho, despencou no pelotão depois de um tour pela brita da Garage Vert, caindo para 17º, 22s atrás líder.

Pouco depois, outro revés, agora na corrida: Acosta caiu. No momento em que mais tinha se afastado do companheiro de equipe, o novato saiu um pouco da trajetória na La Chappele, perdeu a frente e caiu. O espanhol até tentou, mas não conseguiu voltar para a disputa e se retirou de cabeça baixa.

Acosta e Fernández, líder e vice-líder da prova (Vídeo: MotoGP)

Sem Pedro, Fernández assumiu a liderança, mais de 6s5 à frente de Arón Canet. O espanhol, contudo, não ia sozinho, já que tinha a pressão de Beaubier e Chantra.

Na curva 7, Marcos Ramírez se despediu da corrida com um tombo, mas sem maiores consequências físicas.

Pouco depois, Chantra passou Beaubier e tomou o terceiro posto. Minutos depois, Somkiat tomou o segundo lugar de Canet, 6s7 atrás de Fernández. Beaubier fez o mesmo e também passou Arón para retomar o pódio.

Com oito voltas para o fim da corrida Canet conseguiu dar o troco em Cameron e retomar o último lugar no pódio de Le Mans. Dois giros depois, Chantra errou na Garage Vert e escapou da pista, permitindo a passagem de Arón e Cameron e caindo para quarto.

Dono de um ritmo muito forte, Vietti foi conseguindo escalar o pelotão. Com quatro voltas para o fim, o líder do campeonato já vinha em 11º, 22s4 atrás de Fernández, que ia firme na liderança.

Somkiat Chantra erra e se afasta da briga pelo pódio (Vídeo: MotoGP)

Ainda pressionando Canet, Beaubier errou e perdeu um pouco de contato com o espanhol, também facilitando a aproximação de Chantra, que já estava mais isolado da briga pelo pódio.

Na penúltima volta, Somkiat tomou o pódio do californiano na curva 13 e não deu margem de reação, logo tratando de abrir vantagem para assegurar a posição.

LEIA TAMBÉM
Suzuki quebra silêncio e diz que “discute com Dorna possibilidade” de deixar MotoGP em 22
Leopard assume interesse em ocupar vaga da Suzuki na MotoGP: “Ficaríamos muito felizes”
MotoGP modifica regra e permite motor extra após aumento de calendário para 21 corridas
# Lusail passa por reformas e deixa de sediar abertura da MotoGP pela 1ª vez desde 2007
# Honda admite conversas com Mir e Rins, mas diz que “vai analisar com calma” situação
# MotoGP anuncia aposentadoria do lendário #46 de Rossi em evento em Mugello

Moto2 2022, GP da França, Le Mans, Corrida:

1A FERNÁNDEZRed Bull KTM Ajo40min31s72625 voltas
2A CANETHP40 Kalex+3.746 
3S CHANTRATeam Asia Honda+4.628 
4C BEAUBIERAmerican Racing+4.745 
5A OGURATeam Asia Honda+15.376 
6M SCHRÖTTERIntact GP+17.547 
7J ROBERTSItaltrans Racing Team+19.035 
8C VIETTIVR46 Racing Team+19.854 
9J NAVARROHP40 Kalex+20.766 
10S MANZIVR46 Yamaha Master Camp+20.879 
11M GONZÁLEZVR46 Yamaha Master Camp+21.381 
12L DALLA PORTAItaltrans Racing Team+23.892 
13J ALCOBAIntact GP+26.881 
14B BENDSNEYDERSAG Pertamina+29.952 
15F SALACGresini Racing+32.063 
16S CORSIForward MV Agusta+36.712 
17Z VAN DEN GOORBERGHRW Racing GP+50.822 
18A ZACCONEGresini Racing+59.691 
19A ARENASAspar GasGas+1 volta 
20S D KELLYAmerican Racing+2 voltas 
21J DIXONAspar GasGas+2 voltas 
22B BALTUSRW Racing GP+6 voltas 
23M RAMÍREZForward MV Agusta+13 voltas 
24P ACOSTARed Bull KTM Ajo+15 voltas 
25G RODRIGOSAG Pertamina+16 voltas 
26A LOPÉZSpeed Up Boscoscuro+19 voltas 
27F ALDEGUERSpeed Up Boscoscuro+24 voltas 
28T ARBOLINOMarc VDS Racing Team+24 voltas 
29N ANTONELLIVR46 Racing Team+25 voltas 
SUZUKI DETONA BOMBA NA MOTOGP COM ANUNCIO DE SAÍDA EM 2022
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.