Avintia usa e-mail para demitir Abraham, que decide encerrar carreira

Karel Abraham não ficou nem um pouco feliz quando descobriu – por e-mail – que o contrato com a Avintia para 2020 não será honrado. O checo decidiu encerrar a carreira na MotoGP por completo. Johann Zarco surge como favorito ao posto

O fim de semana foi de grandes emoções para Karel Abraham no mundo da MotoGP. O piloto checo revelou que perdeu a vaga na Avintia, que flerta mais e mais com Johann Zarco para a temporada 2020. Entretanto, a decisão da equipe espanhola de notificar a demissão através de um e-mail foi um golpe duro para Abraham, que decidiu se aposentar com efeito imediato.
 
O anúncio veio através das redes sociais do autódromo de Brno, no país natal do agora ex-piloto. Abraham encontrava fãs quando revelou o fim do ciclo no esporte a motor. Um comunicado divulgado horas depois deu o tom de um divórcio dos mais duros para o checo.
 
"Eu recebi um e-mail do advogado da Avintia em espanhol, e isso foi um pouco irritante porque nossas comunicações costumam ser em inglês", disse Abraham. "Nós traduzimos e ano que vem não serei piloto da MotoGP. Eu não entendo, sinceramente. Tenho um contrato e tenho certeza de que não fizemos nada de errado. Está claro que não vou continuar [na Avintia] porque ninguém quer continuar numa equipe que não te quer. Eu gosto da minha equipe e gosto de correr na MotoGP, mas não vou seguir correndo atrás. Isso é o fim da minha carreira", revelou.
Karel Abraham se despede das pistas (Foto: Ángel Nieto)

"Eu sabia que os caras da MotoGP não confiavam em mim e essa é a prova. Para mim, o chefe da Avintia [Rubén Xaus] está morto. É uma piada completa. Eles poderiam resolver isso com um meio termo ou ao menos falar cara a cara", seguiu.

 
A saída de Abraham, que tinha contrato para 2020, indica que a Avintia já tem um substituto encaminhado. Tudo indica que Zarco, que protagonizou uma novela ao ser demitido da KTM ao ser demitido após apenas meio ano de contrato, parte para a escuderia secundária. A manobra chega com ares de surpresa, já que o francês disse preferir o retorno ao grid da Moto2 a defender uma equipe de menor porte.
 
Abraham é a segunda aposentadoria na MotoGP no espaço de pouco mais de uma semana. A outra foi de Jorge Lorenzo, tricampeão do certame.

Paddockast #42
QUEM É VOCÊ NO GP DO BRASIL?

Ouça:

Spotify | iTunes | Android | playerFM
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.